Não faltam tipos de pisos e revestimentos na hora de reformar ou construir, não é mesmo? Se você está considerando colocar porcelanato, talvez esteja pensando em como limpar porcelanato pós obra e no dia a dia. Saiba que é mais fácil do que você imagina!

A aparência brilhante e a superfície quase impecável do porcelanato é um característica própria dele e não demanda muito trabalho para ser alcançada. Logo após a obra você vai precisar dar uma limpeza especial — como em qualquer revestimento — mas no dia a dia o porcelanato não vai te dar muito trabalho.

Quer entender mais sobre esse material, os tipos que existem e saber como limpar porcelanato pós obra e como conservar o revestimento com cara de novo por mais tempo? Acompanhe! 

O que é porcelanato e por que ele é tão valorizado

O porcelanato é um material cerâmico utilizado em revestimentos de pisos e paredes. As diferenças entre o porcelanato e os azulejos comuns estão, principalmente, na composição e no processo de fabricação.

No porcelanato são usados materiais mais nobres, que têm melhores propriedades físicas e químicas. Além disso, o porcelanato é prensado e aquecido a uma temperatura mais alta do que a temperatura usada nos azulejos. 

Esse processo mais elaborado, combinado com as matérias-primas de melhor performance, garantem que o porcelanato tenha maior resistência, menor absorção de água e uma aparência muito mais uniforme.

Por ser mais durável, ter um bom acabamento e ser de fácil limpeza, o porcelanato se tornou um dos revestimentos mais desejados do mercado. Por isso, muitas pessoas buscam informações de como limpar porcelanato pós obra para manter o revestimento em bom estado por mais tempo.

Tipos e características dos porcelanatos

Os porcelanatos se diferenciam principalmente pelo acabamento superficial, que além de mudar o visual conferem pequenas diferenças na limpeza. É importante conhecer os diferentes tipos para saber como limpar porcelanato pós obra de acordo com as características de cada um. 

Veja os principais tipos de porcelanato que você vai encontrar no mercado:

Polido

O porcelanato polido, como o nome já diz, tem uma superfície extremamente lisa e geralmente dá aquele efeito espelhado. O porcelanato polido é mais indicado para áreas internas e ambientes secos, já que quando está molhado ele pode ser escorregadio. 

Esmaltado

Esse tipo de porcelanato recebe uma camada de esmalte que geralmente é utilizada para dar uma cor ou desenho desejado. Eles podem ter acabamento mais brilhante ou mais fosco e em diferente tons e cores e são bastante flexíveis.

Acetinado

Já o porcelanato acetinado geralmente é fosco e, ao contrário do polido, não tem aquela superfície extremamente lisa. Por ser um pouco mais poroso, ele consegue absorver mais água. Se você prefere um acabamento menos brilhante, esse tipo é bastante indicado. 

Rústico

Já os porcelanatos rústicos são indicados para áreas externas e locais com umidade, como no banheiro. Por ter uma superfície mais áspera que os demais, o porcelanato rústico não é escorregadio e pode ser usado com segurança.

banheiro com pia, espelho e plantas
O porcelanato rústico é o tipo ideal para ambientes externos ou com umidade, como os banheiros.

Além dos tipos de superfície, você também vai encontrar uma diferenciação quanto ao tipo de acabamento na borda do porcelanato. O primeiro tipo é chamado de porcelanato bold.

Nesse tipo, as bordas são um pouco mais baixas que o restante da peça e, por isso, é preciso deixar mais espaço entre elas e fazer o rejunte. O segundo tipo é o porcelanato retificado, no qual as bordas são cortadas para que toda a peça fique na mesma altura. Se você quer um rejunte com menor espessura, precisa instalar o porcelanato retificado.

Independentemente do tipo de porcelanato escolhido, você precisa ter alguns cuidados para que ele se mantenha bonito por mais tempo. O material é sim de fácil limpeza, mas você deve saber como limpar porcelanato pós obra e no dia a dia para que não danifique a superfície.

Para realizar a aplicação dos porcelanatos de forma correta, é importante procurar a ajuda de um profissional. Com o GetNinjas você encontra a melhor opção de acordo com o seu orçamento.

Sabia que você pode receber mais dicas como essa no seu e-mail? Basta se cadastrar na nossa newsletter aqui do lado.

Como limpar porcelanato pós obra

É importante saber como limpar porcelanato pós obra, porque essa primeira limpeza é necessária para remover resíduos de materiais de construção e evitar o desgaste prematuro do revestimento.

A primeira limpeza já deve ser feita durante e logo após o rejuntamento. Oriente o profissional para tomar cuidado com a quantidade de rejunte aplicada, já removendo o excesso durante a aplicação. Assim que ele finalizar, você já pode varrer com uma vassoura macia, retirando as sobras que porventura estejam sobre o piso.

Depois, uma limpeza mais elaborada deve ser feita deve ser feita no mínimo em 3 dias e no máximo 14 dias após a colocação do revestimento e rejunte.

Esse tempo é necessário para a cura do rejunte, que não deve receber água antes do tempo indicado pelo fabricante. Depois do período de cura, veja um passo a passo sobre como limpar porcelanato pós obra:

  • Primeiro, retire o excesso de poeira e sujeira com um pano macio e seco ou com uma vassoura macia;
  • Em seguida, com uma bucha úmida, esfregue cuidadosamente o porcelanato, de forma que restos de rejunte, argamassa ou cimento sejam removidos;
  • Se houver manchas de tinta, utilize solvente apropriado para remover;
  • Enxágue o piso com água;
  • Aplique um produto específico para limpeza de porcelanatos, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção, seguindo as recomendações do fabricante;
  • Limpe a sujeira com água e o seu porcelanato está pronto!

Como limpar porcelanato no dia a dia

Felizmente, limpar o porcelanato no dia a dia não é tão trabalhoso como limpar porcelanato pós obra. É recomendável utilizar apenas água e um detergente neutro para limpar porcelanato no dia a dia.

  • Primeiro, passe a vassoura ou o aspirador de pó para retirar a poeira;
  • Em seguida, passe pano com detergente neutro diluído em água;
  • Por fim, você pode passar um pano seco com um pouco de álcool para secar o porcelanato e evitar o aparecimento de manchas que podem surgir quando a água secar naturalmente.

Se o seu porcelanato for do tipo acetinado, essa última etapa de secagem pode ser eliminada. Como esse tipo de porcelanato é capaz de absorver melhor a água, ele não vai gerar manchas.

Os porcelanatos do tipo acetinado e rústico são menos sensíveis do que os porcelanatos polidos e acetinados. Por isso, você pode esfregar com mais força. Nos polidos ou acetinados, use um pano macio e evite qualquer tipo de material abrasivo para não danificar o acabamento da superfície.

Se você preferir, também pode utilizar vinagre no lugar do detergente. É importante saber ainda que o acabamento dos porcelanatos é sensível a produtos mais agressivos e, por isso, apenas o detergente neutro é recomendado. Itens como água sanitária, sabão em pó ou ceras jamais devem ser utilizados.

Outro cuidado especial que você pode ter com seu porcelanato — principalmente se tiver o tipo bold — é limpar os rejuntes de vez em quando. Para isso, utilize saponáceo líquido cremoso e esfregue com cuidado. Novamente, jamais use buchas muito ásperas e escovas duras.

Por fim, além de saber como limpar porcelanato pós obra, é importante conhecer alguns cuidados a serem tomados para conservar seu porcelanato sempre bonito:

cachorro em cima de um capacho
O uso de tapetes e capachos nas entradas ajudam a manter os pisos limpos e conservados.
  • Sempre que algum líquido cair no chão, limpe o mais rápido possível;
  • Nunca utilize produtos abrasivos e esponjas de aço;
  • Para uma faxina mais pesada, feita com menos frequência, utilize material de limpeza específico para porcelanato conforme indicação do fabricante;
  • Tenha bons tapetes e capachos nas entradas, de forma que as sujeiras mais grossas sejam retiradas dos sapatos antes de entrar.

O que fazer se o porcelanato manchar

Se o porcelanato é sensível a produtos de limpeza agressivos, o que fazer se o piso manchar? Nesse caso, você também pode usar produtos específicos indicados pelo fabricantes ou alguns truques tais como:

  • Se algum sapato deixar uma marca no porcelanato, esfregue com uma borracha para remover;
  • manchas de caneta, esmaltes ou canetinhas podem ser retiradas com álcool ou acetona, mas você deve limpar a superfície imediatamente para retirar esses materiais;
  • manchas escuras como café ou vinho podem ser retiradas com água sanitária diluída, mas nunca com água sanitária pura. Utilize apenas em uma área pequena e depois de tirar a mancha, lave a superfície imediatamente para remover toda a água sanitária.

No geral, podemos dizer que o porcelanato é prático, pode ser limpo com facilidade e ainda demanda apenas um material de limpeza.

Viu só como limpar porcelanato pós obra e no dia a dia é fácil? Esse material é uma excelente escolha para quem quer praticidade, beleza e elegância para o seu lar. O investimento com certeza valerá a pena.

Quer saber quanto custa aquele porcelanato dos seus sonhos? No Toca Obra você encontra as melhores ofertas e produtos de qualidade. Confira nosso site e compare preços agora mesmo!

Contrate um ninja