Chegou a hora de escolher entre os tipos de rejuntes? Mas você sabe para que ele serve? Além de ser um recurso estético, o rejunte serve para preencher as juntas entre placas e azulejos, garantindo uma superfície plana. Dessa forma, ele é capaz de tornar a limpeza, tanto dos pisos quanto das paredes, muito mais prática. 

A aplicação do material deve ocorrer sempre após que o piso ou revestimento tenha sido colocado, já que, seja quais forem os tipos de rejuntes, eles servem para vedar, proteger da umidade, dar acabamento e, claro, evitar que as peças se soltem.

O rejunte será aplicado nas juntas de dilatação, que são os pequenos espaços entre os pisos ou revestimentos. Isso porque a função das juntas é garantir que não ocorram rachaduras nas peças, uma vez que elas absorvem a dilatação provocada pela variação de temperatura.

Além disso, para garantir que o local não seja danificado, é importante seguir as recomendações do fabricante sobre o espaçamento adequado a ser respeitado. 

Mas, atenção, utilize o rejunte correto para cada situação, assim é possível garantir um acabamento melhor e maior durabilidade do revestimento. Os diversos tipos de rejuntes são ideais para disfarçar irregularidades, deslocamento de peças, evitar rachaduras e mofo. 

Confira a seguir as principais características dos 3 tipos de rejuntes mais usados:

Rejunte cimentício

Dentre os tipos de rejuntes preferidos, o cimentício é o mais utilizado por ser também o mais barato. É possível encontrar uma versão para pisos e revestimentos de cerâmica e outra de rejuntes para porcelanato.

Se a intenção for aplicá-lo entre porcelanatos, tanto em áreas internas quanto externas, é preciso estabelecer um espaçamento mínimo de 2 mm. Se a aplicação for acontecer entre peças de cerâmica, seja externa ou internamente, o espaçamento mínimo deve ser de 3 mm.

Se você optar por usá-lo em áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e ambientes externos, é necessário que ele seja impermeabilizado. Por possuir uma grande capacidade de absorção, esses tipos de rejuntes acabam manchando, acumulando sujeira e mofo nesses cômodos. 

O cimentício é ideal para locais onde as juntas são maiores, porque é mais rugoso e áspero, mas a qualidade do acabamento deixa a desejar em comparação com os outros tipos.

Rejunte epóxi 

mostrando como aplicar os tipos de rejuntes na parede
O epóxi é um dos tipos de rejuntes mais funcionais e de melhor qualidade.

Agora, se você quiser saber qual o melhor rejunte para piscina, a resposta é: o epóxi. 

Apesar de ser consideravelmente mais caro do que o cimentício, o acabamento possui uma qualidade superior, além de ser compatível com inúmeros revestimentos.

É o caso dos tipos de rejuntes epóxi Quartzolit, que, ao contrário do cimentício, são impermeáveis, antimofos e antimanchas. Essas características fazem desse rejunte o mais indicado para ambientes úmidos. No entanto, ele demanda bastante cuidado na aplicação.

Aplicação do rejunte epóxi

A aplicação dos tipos de rejuntes epóxi é relativamente simples, mas é essencial ficar atento com a limpeza das peças que serão rejuntadas e com o uso das ferramentas necessárias para o serviço.

Tanto a desempenadeira quanto a pistola pneumática (que permite mais velocidade na aplicação) necessitam de um profissional especializado no manuseio. 

Para encontrar um profissional qualificado, o GetNinjas oferece os serviços de diferentes setores para ajudar a tocar sua obra. Faça um orçamento grátis e encontre a melhor opção.

Um outro aspecto importante a ser considerado para a aplicação desses tipos de rejuntes é o preparo da massa. Isso porque, seus componentes precisam ser homogeneizados separadamente. Além disso, é importante ter certeza que a superfície está suficientemente limpa e que ela seja plana. 

Como a secagem da massa é consideravelmente rápida, é necessário estar seguro do local escolhido para a aplicação e realizar a limpeza dos excessos antes que ela seque, já que após a secagem fica muito mais difícil limpar e finalizar o acabamento. 

Passo a passo da aplicação 

  1. Limpar bem todo o local onde serão aplicados os produtos, principalmente as juntas; 
  2. Separar um recipiente para colocar o rejunte, um balde, água limpa, espátulas de plástico, panos limpos e esponjas;
  3. Misturar os produtos sem deixar que o local seque;
  4. Aplicar nas juntas com a espátula de plástico;
  5. Alisar o rejunte com uma esponja úmida;
  6. Retirar todos os resíduos que porventura tenham ficado no local, antes da secagem do rejunte.

Rejunte acrílico

Dentro todos os tipos de rejuntes acessíveis, esse é mais moderno disponível atualmente e com o melhor custo/benefício a longo prazo.

Quando aplicado corretamente, é o rejunte que oferece maior durabilidade e melhor acabamento, o que acaba compensando o valor mais elevado.

Aplicação do rejunte acrílico

Ao contrário do que muitos pensam, ou já ouviram falar, o rejunte acrílico não é difícil de ser aplicado, basta seguir os procedimentos corretos. Também é possível adquiri-lo já pronto para uso, diferentemente dos outros tipos, que necessitam da adição de água. 

Portanto, com o produto já pronto para o uso não adicione água, cimento ou qualquer outro material ao rejunte. Certifique-se apenas que antes da aplicação o Rejunte Acrílico seja misturado no recipiente para garantir uma total homogeneização.

Passo a passo da aplicação

Aprenda o passo a passo para você mesmo aplicar o rejunte acrílico:

  1. Com a ajuda de uma espátula, aplique o produto nas juntas entre as cerâmicas ou porcelanatos; 
  2. Com a própria espátula, retire o excesso;
  3. 20 minutos após a aplicação, retire o excesso dando o acabamento desejado com uma esponja úmida;
  4. Renove sempre a bucha utilizada e limpe todos os espaços necessários progressivamente;
  5. Evite umidade no local durante pelo menos 3 dias. 

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de rejuntes, já sabe qual é o melhor para você? Deixe as suas dúvidas nos comentários!

Se você quiser receber mais conteúdos com dicas para sua construção e reforma, cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Contrate um ninja