Independente de qual seja o ambiente, escolher qual dos tipos de iluminação usar é um dos planejamentos mais importantes. Por isso, dedique muita atenção à esse momento.

Um bom projeto de luzes é um diferencial muito positivo, tanto em ambientes profissionais, quanto nos diversos cômodos de um domicílio. Afinal, nada melhor que uma iluminação que nos deixe confortável, não é mesmo? 

Uma boa escolha dos tipos de iluminação, além de agregar beleza e conforto, também ajuda a aumentar a funcionalidade dos diferentes espaços que compõem um ambiente. Portanto, para decidir quais lâmpadas e em quais lugares usá-las, é preciso considerar a função desejada para determinado espaço, o efeito que você pretende criar ali e, é claro, a decoração do lugar. 

A seguir, conheça melhor dois dos tipos de iluminação mais usados atualmente: a iluminação em tentos com sanca e a iluminação industrial.

Iluminação em tetos com sanca

A sanca é uma modelagem no forro de gesso para um dos tipos de iluminação mais diferenciado. Essa palavra, que pode soar um pouco estranha na primeira vez, é usada para denominar a modelagem feita no encontro entre parede e teto. 

É importante ressaltar, antes de mais nada, que o forro de gesso permite que a iluminação seja melhor projetada e, consequentemente, distribuída. Por isso começaremos com algumas das principais vantagens desse tipo de forro:

Vantagens do forro de gesso

  • Reparos: Para executar reparos nos circuitos que ficam entre o forro de gesso e a laje da casa é muito simples, basta abrir o forro onde for preciso e depois fechar usando mais gesso, nivelando novamente a pintura. Ou seja, nada de quebrar a laje;
  • Conforto: O forro de gesso também privilegia o conforto, já que ele oferece isolamento térmico e acústico de muita qualidade. Assim, você pode incrementar lâmpadas e alterar os tipos de iluminação como e quando quiser;
  • Versatilidade: Em um forro de gesso, é possível modelar diversos tipos de acabamento, como cortineiros embutidos, rasgos de luz e as próprias sancas. 

3 principais tipos de sanca 

Agora é a hora de apresentar os 3 principais tipos de sanca para dar um up tanto na iluminação, quanto decoração da sua casa. Confira:

Sanca fechada

– Forro rebaixado apenas no encontro da parede com o teto – não em toda área do teto;

– Ponto de luz central na laje e, muitas vezes, são distribuídos outros circuitos de luz com spots que valorizam as paredes com uma iluminação direcionável.

quarto equipado com tipos de iluminação com sanca
Ambiente projetado pelo escritório INOVA Arquitetura. Imagem cedida pela Viva Decora.

Sanca aberta

– Iluminação indireta, reflete também para o teto;

– Há um espaço aberto para embutir lâmpadas fluorescentes tubulares, fita de led ou mangueira de luz, por exemplo;

– Possibilita a distribuição de spots na parte rebaixada em gesso;

– Permite uma iluminação difusa e direcionável.

sala com tipos de iluminação com sanca
Ambiente projetado pela arquiteta Cris Bocalao. Imagem cedida pela Viva Decora.

Sanca invertida

– Causa a impressão de um “rebaixo de teto”;

– Geralmente fica 20cm ou mais distante das paredes;

– Aberta com ou sem iluminação difusa;

– Acima da área de gesso rebaixada é possível distribuir circuitos de iluminação de acordo com o layout e atividades do ambiente. 

sala decorada com tipos de iluminação com sanca
Ambiente projetado pelo escritório Très Arquitetura. Imagem cedida pela Viva Decora.

Iluminação com estilo industrial

Dentre os mais diversos tipos de iluminação, o de estilo industrial é uma das tendências cada vez mais presentes na decoração de apartamentos, casas, cafés, restaurantes e hotéis do mundo todo.

Esse estilo de iluminação decorativa proporciona um clima de despojamento e conforto que remete ao ambiente de fábricas e armazéns antigos.

Caso você precise da ajuda de um profissional especializado, o GetNinjas é a solução ideal! Com serviços de diferentes setores, você pode fazer seu orçamento grátis e escolher a melhor opção.

Além de transformar seu espaço sem que você precise investir em grandes obras, os tipos de iluminação que tem design industrial são super funcionais.

Essa iluminação combina perfeitamente com superfícies que usam materiais mais crus, como paredes descascadas mostrando os tijolos, bancadas de madeira, bancos de metal e pisos de concreto, bem característicos desse estilo.

Conheça os principais elementos da iluminação com estilo industrial e se prepare para repaginar os cômodos da sua casa:

Pendentes e lâmpadas com fios expostos

Uma maneira de valorizar ambientes e iluminar de forma pontual é usar pontos fixos de luz pendentes do teto ou lâmpadas penduradas. Essa opção é muito usada sobre mesas e bancadas de cozinhas, escritórios, salas e quartos.

ambiente equipado com tipos de iluminação industriais
Alguns tipos de iluminação precisam destacar lugares em que você vai executar tarefas importantes e delicadas.

Luminárias e abajures

Para iluminar atividades específicas e não todo um ambiente, luminárias de metal proporcionam um visual aconchegante e funcional quando colocadas em cima de escrivaninhas, ao lado do sofá ou da cama.

Elas ajudam na hora de ler e realizar tarefas que precisam de uma iluminação difusa. A dica serve para decorar ambientes grandes e pequenos!

parede com tipos de iluminação industriais
A variedade de luminárias e lâmpadas atualmente é enorme, por isso não economize no tempo ao escolher os tipos de iluminação.

Luz em tubulações

Muito presentes nos tipos de iluminação voltados para espaços grandes e com tetos altos, são uma alternativa econômica e criativa onde as luzes são ligadas diretamente na tubulação exposta na parede ou nas luminárias feitas com canos de metal. Elas integram ambientes, como salas e cozinhas, e criam um ar intimista.

Teste suas habilidades e faça você mesmo!

sala de estar decorada com tipos de iluminação diferenciados
Os tipos de iluminação influem diretamente no clima do ambiente em questão.

Holofotes e tripés

Se você deseja uma atmosfera de estúdio de fotografia ou cinema, aposte em holofotes e lâmpadas em tripés. Eles projetam uma luz “desenhada”, como em cenários de teatro e são perfeitos para dar aquele efeito de loft.

cozinha com tipos de iluminação industriais
Seja qual for o ambiente, a iluminação é um elemento decisivo para estabelecer o clima do cômodo.

Como vimos, os tipos de iluminação são responsáveis por dar o toque final a cada ambiente. Isso porque, dependendo do modelo escolhido, os cômodos podem ficar mais iluminados, ou mais misteriosos. Tudo irá depender da finalidade de cada lugar!

Acompanhe o Blog Toca Obra e assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro das melhores dicas para construir ou reformar a sua casa!

Contrate um ninja