Para quem gosta de ter ferramentas em casa, a furadeira é um dos principais itens básicos. Usada para pequenos reparos, para fixações e outras tarefas, essa ferramenta é uma verdadeira mão na roda. Existem diversos tipos de furadeira que podem ser usados dependendo da finalidade e de onde o furo precisa ser feito.

Como toda ferramenta, o uso da furadeira também demanda cuidado com a segurança. Mas pode ficar tranquilo, usar a ferramenta é uma tarefa simples.

Quer saber mais sobre os tipos de furadeira, como usar e outras ferramentas que você pode ter em casa? Confira agora!

Tipos de furadeira

Os principais tipos de furadeira para uso doméstico são as furadeiras portáteis, as furadeiras de impacto e as de bancada. Conheça um pouco mais sobre eles a seguir:

Furadeira portátil

Um dos tipos de furadeira mais conhecidos, a furadeira portátil é o modelo mais simples e tem esse nome justamente porque pode ser transportada facilmente de um lado para o outro. Há os modelos que precisam estar sempre ligados na tomada por um cabo e os modelos que funcionam a bateria e, portanto, não precisam do cabo.

As furadeiras portáteis estão disponíveis em vários tamanho e potências. Muitas delas também têm a função de rotação reversa, que facilita a retirada da furadeira caso a broca fique presa durante o procedimento.

Furadeira de impacto

Se você pretende furar paredes de concreto, vai precisar de uma furadeira com função de impacto ou, popularmente falando, com função martelete. Além das funções normais de uma furadeira portátil, a furadeira de impacto tem um movimento adicional na direção axial que faz com que a broca dê pequenas batidas na parede.

Isso é necessário para perfurar superfícies mais duras, como o concreto. Nas furadeiras de impacto, geralmente há uma chave onde você escolhe se quer apenas a furação ou também a função impacto, que geralmente é identificada pelo desenho de um martelo.

Furadeira de bancada ou sensitiva

A furadeira de bancada, como o nome sugere, é feita para ser utilizada em uma superfície plana, como uma bancada ou mesa. A furadeira fica posicionada no sentido vertical e a peça a ser furada é posicionada logo abaixo da broca.

Usando uma alavanca, a furadeira é movida para baixo em direção à peça. O operador precisa continuar movendo a alavanca para baixo até que a profundidade do furo tenha sido atingida. Como o operador precisa sentir a força necessária para realizar o furo, esse tipo de furadeira também é chamado de furadeira sensitiva.

Para quem não quer ter os todos os modelos, há a possibilidade de comprar um suporte para a furadeira portátil. Ao ser encaixada nesse suporte, ela possa ser usada de forma semelhante à furadeira de bancada.

Ou seja, se você comprar uma furadeira portátil com função impacto e um suporte para bancada, já poderá fazer quase tudo que precisa em casa com a furadeira.

Além destes três modelos, há outros tipos de furadeira que são usados em ambientes industriais ou oficinas profissionais, principalmente para peças de grandes dimensões e produção em série. Esses tipos de furadeira são:

  • Furadeira de coluna: se assemelha à furadeira de bancada, mas é mais robusta e adequada para peças grandes e pesadas;
  • Furadeira radial: é parecida com a furadeira de coluna, com o diferencial que o cabeçote da furadeira pode girar em torno do eixo da coluna e movimentar para frente e para trás. É usada para peças grandes, onde é mais fácil movimentar a furadeira do que a peça;
  • Furadeira múltipla: são máquinas que possuem diversas furadeiras em um uma só permitindo a realização de diversos tipos de furos na mesma máquina. Esse tipo de furadeira é utilizado para produção em série.

Como usar furadeira em casa

mesa com papéis e ferramentas em cima
Conhecer a ferramenta é essencial para utilizá-la de forma correta e segura.

Apesar de ser de uso simples, a furadeira demanda atenção e cuidado com a segurança. Entenda mais sobre o uso de todos os tipos de furadeira.

Peças e partes da furadeira

Para começar, você precisa saber que a parte da furadeira onde a broca é fixada se chama mandril. A abertura e o fechamento do mandril são feitos com a mão, girando no sentido anti-horário para abrir e no sentido horário para fechar.

Em alguns tipos de furadeira, basta apertar o mandril com a mão e a broca está fixa. Em outras, você precisa usar uma chave de mandril para fazer o aperto final. Confira no manual de instruções da sua furadeira se você precisa usar a chave.

Além disso, toda furadeira costuma vir acompanhada de um jogo de brocas que inclui, pelo menos, brocas para parede, para madeira ou para metal em diversos diâmetros.

Além das brocas, você também vai usar parafusos e buchas de diferentes tamanhos. Em muitos itens que você comprar, como prateleiras ou suporte de TV, o produto já vem acompanhado dos parafusos e buchas, o que facilita a sua vida.

Se esse não for o caso, você precisa saber o peso da peça a ser fixada e em que tipo de material o furo será feito. Com a ajuda do seu fornecedor, você descobrirá quantos parafusos precisa utilizar para a aplicação que deseja.

Passo a passo para usar a ferramenta

Veja o passo a passo para usar sua furadeira:

  1. Escolha a broca adequada de acordo com o material e o diâmetro a ser furado;
  2. Fixe a broca no mandril e aperte com a mão ou com a chave, dependendo do modelo da sua furadeira;
  3. Marque a posição dos furos na parede ou na peça;
  4. Se estiver furando uma peça avulsa, certifique-se de que ela esteja fixada a uma mesa ou bancada;
  5. Posicione a furadeira no local marcado e ligue a ferramenta;
  6. Mantendo a furadeira sempre reta, empurre-a sobre a superfície até que o furo atinja a profundidade desejada;
  7. Remova a furadeira e o furo está pronto.

Se durante sua reforma você precisar de um profissional, o GetNinjas é a plataforma ideal para você fazer o seu orçamento e encontrar o serviço que você precisa.

Acessórios para as furadeiras

Se você está pensando em comprar uma furadeira para furar peças soltas e não apenas diretamente na parede, precisará também de um grampo de fixação. Esse acessório ajuda a fixar a peça em uma bancada ou mesa, garantindo que ela não saia da posição enquanto você está furando.

Quem já tem experiência com a furadeira consegue segurar a peça com uma mão e furar com a outra, mas o grampo ajuda a deixar tudo mais prático e seguro.

Outro acessório muito comum e que ajuda a deixar o trabalho com a furadeira mais prático é a chamada empunhadura. Essa peça possui um aro que é preso próximo ao mandril e uma haste, que funciona como uma espécie de segundo cabo para a furadeira. Assim, você pode utilizar as duas mãos facilmente e direcionar melhor a furadeira.

O terceiro acessório interessante para quem trabalha com a furadeira é o limitador de profundidade. O limitador é usado para determinar a profundidade máxima do furo e é regulado de acordo com o comprimento do parafuso a ser usado ou com a espessura da parede ou peça a ser furada.

Caso você esteja furando uma parede maciça, esse acessório garante que você fure até a profundidade necessária para o parafuso. Se estiver furando uma parede oca, o limitador vai parar o movimento frontal da furadeira e evitar que você acerte o mandril na parede depois que o furo estiver completo.

Alguns tipos de furadeira são vendidos com a empunhadura, com o limitador de profundidade ou com ambos acessórios já incluídos.

Cuidados e precauções

Como você viu, não há muito segredo para fazer um furo simples. Para garantir a sua segurança enquanto trabalha, você deve tomar precauções como:

  • Desligar a furadeira da tomada antes de trocar a broca;
  • Certificar se a superfície a ser furada está bem fixada com um grampo ou pedir a ajuda de uma outra pessoa;
  • Utilizar equipamentos de segurança como máscara, protetor auricular e óculos de proteção, dependendo do material a ser furado e da quantidade de furos a serem feitos;
  • Não utilizar luvas na mão que segura a furadeira, especialmente se segurar próximo ao mandril. Em qualquer ferramenta rotativa, o uso de luvas não é recomendado pois ela pode ficar presa durante o giro da máquina e acabar machucando a sua mão.

Outras ferramentas elétricas que você pode ter em casa

pessoa segurando uma ferramenta
É importante conhecer, não somente os tipos de furadeira, mas também outras ferramentas úteis.

E se você está empolgado com a possibilidade de usar uma furadeira e ainda quer complementar a sua caixa de ferramentas, pode começar a pensar em outras ferramentas elétricas. Veja as principais:

Parafusadeira

A parafusadeira é usada para apertar e desapertar parafusos e é de grande ajuda caso você tenha uma quantidade maior de parafusos para instalar. Alguns tipos de furadeira também podem ser usados como parafusadeira, basta trocar a ponta da ferramenta.

Martelete

O martelete é usado, principalmente, com a função de quebrar paredes, pisos e outras superfícies. De forma semelhante à furadeira de impacto, essa ferramenta funciona fazendo movimentos intermitentes para frente e para trás.

É como se você estivesse dando pequenos “socos” na superfície, que, eventualmente, vai se quebrar. Alguns marteletes também possuem a função furadeira, de forma que você pode encaixar um mandril e uma broca e utilizar para perfurar paredes.

Lixadeiras

Para quem gosta de fazer trabalhos de pinturas de paredes ou mesmo restaurar móveis antigos, as lixadeiras vão agilizar o seu trabalho. Com uma lixadeira elétrica e as lixas certas, fica muito mais fácil lixar parede e deixar a superfície nivelada e lisa.

Serras

Se você estiver pensando em fazer algum trabalho com madeira, como montar seus próprios armários ou prateleiras, provavelmente vai precisar de serras para cortar os materiais. Escolhendo o modelo e o disco de corte certos, você pode também cortar outros materiais, como revestimentos.

Enfim, utilizar ferramentas e fazer reparos em casa pode ser mais simples do que você pensa. 

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de furadeira e outras ferramentas elétricas e quer começar a usá-las? Faça seu cadastro na nossa newsletter para receber mais dicas e conteúdos como esse e aproveite para fazer um orçamento no Toca Obra e, quem sabe, adquirir a sua nova ferramenta!

Contrate um ninja