Quando estamos escolhendo os itens de acabamento para a nossa casa, nem sempre nos atentamos para os tipos de fechadura existentes no mercado. Mas essa é uma escolha de suma importância e que deveria ser feita com bastante cuidado.

Afinal, além da questão estética, a fechadura é, também, um importante dispositivo de segurança – impedindo que pessoas mal intencionadas consigam acessar o interior da nossa residência.

Não sabe quais são os principais tipos de fechadura e nem como escolher o modelo certo para a sua casa? O Toca Obra te ajuda!

Quais os principais tipos de fechadura?

Para saber qual fechadura é mais indicada para cada caso, é importante conhecer muito bem cada opção disponível no mercado, suas indicações e usos. Vamos ver os tipos de fechadura mais usados:

Fechadura elétrica

A fechadura elétrica é mais indicada para portões externos, sendo bem comum em prédios. Ela é acionada por meio de um botão que, normalmente, é comandada pelo porteiro do prédio ou pelo próprio morador de dentro da sua casa, após a identificação do visitante pelo interfone.

Esse tipo de fechadura tem um funcionamento simples por meio de uma bobina elétrica (solenoide) que, quando é percorrido por uma corrente elétrica, se transforma em um eletroímã, o que atrai a lingueta de ferro e abre a porta. O sistema de fechamento conta com uma mola que empurra a lingueta.

Na hora de comprar esse tipo de fechadura é importante conferir a indicação do fabricante, pois existem modelos específicos para diferentes tipos de portas, como de vidro, de madeira ou metálica. Assim como também há possibilidades distintas de instalação, como os modelos encaixados na folha da porta e de sobrepor.

Fechadura eletrônica

É importante não confundir a fechadura elétrica com a fechadura eletrônica. Essa última é um modelo mais avançado e que oferece um grau elevado de segurança. Isso porque a porta só é aberta após ser destravada por um sistema que pode ser o reconhecimento da biometria, o uso de senha ou de cartão.

Existem, inclusive, modelos que permitem programar um código falso, que ajuda a inibir os bandidos, outros com alarme de incêndio e com chave de emergência.

No mercado, você poderá encontrar uma infinidade de tipos de fechaduras eletrônicas, desde as mais simples, com segredo digital e um teclado externo, até as mais sofisticadas com identificação biométrica – capaz de registrar até 100 impressões digitais diferentes, o que permite ao proprietário cadastrar várias pessoas para acessar sua casa.

Confira nossas fechaduras digitais: https://www.tocaobra.com.br/busca?q=fechadura+digital

Fechaduras de entrada

Esses são os tipos de fechadura indicados para a porta de entrada da residência. Por isso, os modelos contam com cilindros com segurança reforçada (mecanismo que permite a abertura e o fechamento da porta com o uso da chave).

Outra característica é a presença de duas maçanetas, o que permite que a porta seja trancada por dentro e por fora. Existem modelos que, no lado interno, contam com alavanca ou botão no lugar da entrada da chave – assim a chave apenas é usada no lado externo, quando você for sair de casa.

Os modelos mais seguros de fechaduras de entrada são os que contam com alguma espécie de trava – acionada após a porta ser trancada. Essas fechaduras são indicadas para todas as residências e oferecem um nível médio de proteção.

Além da questão da segurança, as fechaduras de entrada também contam com um apelo estético maior. Assim será possível encontrar modelos com diversos tipos de acabamentos, como polido, cromado, acetinado etc.

Na hora de escolher, a dica é sempre conferir se o tamanho da parte interna da fechadura é compatível com a espessura da sua porta – e também avaliar os diferentes tipos de chave (pode ser simples, tetra ou multiponto, sendo a última uma opção mais segura).

porta encostada
É importante conhecer os tipos de fechadura para saber qual o mais adequado para cada modelo de porta.

Fechaduras internas

As fechaduras internas, como o próprio nome sugere, são aquelas usadas nas portas de dentro de casa – e por isso não necessitam de nenhum sistema forte de segurança.

Assim, é comum encontrarmos modelos com designs mais variados e decorativos, ajudando a deixar o interior da residência ainda mais bonito. Existem, também, várias opções de acabamento como oxidado, cromado, polido, escovado, latonado, etc.

Dentre as fechaduras internas, existe a fechadura para banheiro que, como não tem a segurança como prioridade, costuma usar uma fechadura fixa. Esse modelo não exige que a chave seja colocada no cilindro quando a porta precisar ser trancada.

Fechadura de travamento

Esse modelo não é exatamente considerado um dos tipos de fechadura, mas sim um mecanismo que pode complementar a fechadura de entrada, aumentando a proteção da porta. Um exemplo desse modelo são as tetra chaves.

A diferença é que a fechadura de travamento não possui molas para controlar a trava, sendo a operação manual e só através do interior da residência. Além disso, essa fechadura usa um metal sólido e mais resistente, o que dificulta que uma pessoa má intencionada consiga abrir ou mover a porta.

Em geral, o travamento simples é mais usado em portas de madeira maciça ou de metal e as opções de travamento duplo são indicadas para as portas de vidro, o que evita que a porta se quebre caso haja uma tentativa de forçar a entrada.

Como o sistema de travamento dificulta a ação de arrombadores, seu uso é indicado para portas de entrada, garagens e outras construções externas.

Fechaduras de encaixe

São os tipos de fechadura com mecanismos de caixa plana e retangular, encaixadas em um recuo da porta que se inicia a partir da borda. Essa fechadura possui duas placas de metal que apoiam e complementam a maçaneta.

Assim, basta empurrar a porta para que ela se feche pelo lado de dentro. Já no lado de fora é necessário mover o mecanismo por meio da maçaneta.

Essa fechadura dispõe de um nível de segurança médio e seu uso está indicado para portas externas e internas que precisam ser travadas.

Fechadura de trinco

A fechadura de trinco é aquela montada no interior da porta e que pode ser acionada por meio de um botão, alavanca ou chave. Esse é um modelo bem simples, com um nível de segurança baixo e sendo mais indicada para o uso em ambientes internos, como dispensas, quartos ou banheiros.

Fechadura Tetra

É um tipo de fechadura instalado como sistema auxiliar de segurança, se posicionando acima da fechadura principal. As chaves contam com quatro filetes de dentes e o modelo é produzido em aço inox. Por aumentar a segurança, o uso é indicado nas portas de entrada que dão acesso à área externa da casa.

Fechadura Multiponto

Esse tipo de fechadura oferece um nível extra de segurança. Ela é produzida em aço inox, latão ou alpaca e conta com chaves que, ao invés dos dentes tradicionais, dispõem de pontos nas lâminas.

Fechaduras para portas pivotantes

As portas pivotantes são diferentes das tradicionais porque se abrem girando em torno do mesmo eixo. Por isso, é indicado usar um tipo de fechadura específico para essa porta, as chamadas fechaduras rolet.

Esses tipos de fechadura são compostos por um trinco rolete que garantem a ligação entre a porta e o batente. Na hora de escolher o produto, considere o grau de segurança, o tamanho, os tipos de chave e o acabamento.

Fechaduras para porta de correr

As portas de correr também exigem uma fechadura específica, conhecida como bico de papagaio. É um sistema bem simples que conta com um gancho responsável por fechar a porta, formando uma espécie de bico (daí vem o seu nome).

Fechaduras de perfil estreito

Esses tipos de fechadura são indicados para portas de ferro e de alumínio, já que são versões mais finas que as demais. Porém, como elas contam com tamanho de máquina reduzido, seu grau de segurança não é muito alto – assim seu uso é mais indicado para ambientes internos.

Se precisar da ajuda de um profissional para escolher o modelo ideal ou instalar as fechaduras, você pode contar com o GetNinjas. Com essa plataforma você recebe até três orçamentos e escolhe um profissional qualificado que esteja dentro do seu orçamento.

Como escolher entre os vários tipos de fechadura?

mulher abrindo a porta
O tráfego de pessoas que passam pela porta é um item que deve ser considerado na hora de escolher o tipo ideal de fechadura.

Agora que você já viu os principais tipos de fechadura, ficou mais fácil identificar quais são mais ou menos indicados para a sua necessidade, não é mesmo? Porém, na hora de comparar os modelos, ainda existem outros pontos que precisam ser analisados. Confira:

Segurança

Esse é um item muito importante, principalmente para as fechaduras da porta de entrada e das demais que dão acesso à área externa da casa. Geralmente, na própria embalagem do produto, você encontrará a identificação do nível de segurança oferecido pela fechadura, que pode ser leve, baixo, médio, alto ou máximo.

Outro ponto para se atentar nesse quesito é a quantidade de pinos do cilindro, que indica o número de segredos do item. Os modelos com média de 5 combinações de segredos são indicados para as portas internas.

Tráfego

Esse item diz respeito à quantidade de pessoas que irão trafegar pelo local e o quanto de vezes a porta terá de ser aberta e fechada durante o dia. Esse é um aspecto bem importante e que precisa ser considerado, principalmente nas portas de entrada e saída, em que a circulação de pessoas é maior.

Nas embalagens dos produtos, você encontrará o indicativo da vida útil de cada fechadura, com a estimativa média do fabricante de quantas vezes a porta poderá ser aberta ou fechada até se desgastar totalmente.

Corrosão

A corrosão está diretamente relacionada à durabilidade da fechadura e também ao material do qual ela é feita. Quem vive em regiões litorâneas, precisa se atentar em relação à ferrugem.

Em outras regiões, é importante lembrar que as fechaduras das portas externas estão mais sujeitas às variações climáticas. Então, procure por modelos que sejam fabricados com materiais mais resistentes.

Em geral, os mais usados são aço inox, alumínio, bronze, latão e ferro, sendo que o aço e o alumínio são os que têm o maior grau de resistência.

Resumindo

Neste conteúdo, você aprendeu que existem diversos tipos de fechadura – e cada um possui suas indicações próprias e cuidados de uso. Na hora de escolher a ideal, é importante conferir as características da sua porta, o nível de segurança desejado, a quantidade de pessoas que abrirão e fecharão a porta diariamente e também o material do qual o produto é feito.

Agora você já sabe tudo sobre os tipos de fechadura? Encontre o ideal para sua casa no Toca Obra e confira outros conteúdos do nosso blog para ficar por dentro das melhores dicas para sua obra!

Contrate um ninja