Algumas ferramentas são indispensáveis e precisam estar presente na caixinha de qualquer pessoa em casa. O alicate é uma dessas, funcionando como uma extensão da nossa mão e ajudando em várias atividades. Mas, o que nem todo mundo sabe, é que existem vários tipos de alicate.

E na hora de realizar consertos, obras e pequenas reformas em casa, entender melhor para que cada ferramenta é indicada, ajuda bastante a executar os serviços de maneira mais rápida e com mais qualidade.

Hoje nós vamos lhe ensinar sobre os tipos de alicate, indicações e usos. Confira!

O que é e para que serve o alicate?

A principal função do alicate é multiplicar a força de quem o está usando. Isso acontece graças ao seu formato de alavanca, fazendo com que a força exercida no cabo seja multiplicada na cabeça do alicate.

Assim, ao usarmos essa ferramenta, trabalhos que exigem força, como cortar e dobrar materiais, se tornam mais simples.

Porém, existem diferentes tipos de alicates que vão te ajudar na hora de reduzir a força e de conseguir um resultado ainda melhor no seu trabalho.

Quais os diferentes tipos de alicate?

imagem de um dos tipos de alicate
Conheça os diferentes tipos de alicate.

Os diferentes tipos de alicate variam conforme a finalidade de uso e a facilidade de manuseio, sendo indicados para materiais e ações específicas. Vamos ver em detalhes os mais comuns:

Alicate universal

Esse é o alicate mais conhecido e usado – sendo que a maioria das pessoas conta com essa ferramenta em casa. Ele possui uma ponta chata e a mordida é estriada, o que traz mais facilidade na hora de apertar e dobrar chapas e fios.

No meio há uma abertura circular e estriada que favorece na hora de pegar parafusos e dutos, trazendo mais firmeza ao manuseio. Próximo do fulcro (bolinha que une os cabos), ainda há uma lâmina de corte, usada para cortar fios e arames finos ou médios.

O alicate universal pode ser encontrado em vários tamanhos e formatos e também existem versões com cabo isolado, ideal para trabalhos em instalações elétricas e para melhorar a empunhadura.

Como o nome sugere, o alicate universal possui uma ampla variedade de usos e por isso é indispensável em qualquer caixa de ferramentas. Ele serve para apertar objetos, cortar, dobrar e torcer fios e arames, entre outros.

Alicate de bico (meia cana)

Como o nome sugere, esse tipo de alicate possui um bico na ponta – que pode ser reta ou torta, de acordo com a necessidade do trabalho. É uma ferramenta muito usada em serviços elétricos e mecânicos para o corte e a torção de fios, arames e cabos.

Outra possibilidade é regular o alicate de bico de forma que ele se encaixe melhor nos canos, nas porcas e em outros materiais – o que facilita o seu uso em locais delicados e de difícil acesso.

Quem trabalha com projetos eletrônicos precisa ter um bom alicate de bico fino e pequeno na bancada.

Alicate de bico redondo

É um alicate que tem, na ponta, um perfil cônico. Ele é usado para fazer voltas e loops em fios elétricos e arames. Para isso, basta “prender” a ponta do fio e enrolá-lo em volta do alicate, na altura correspondente do diâmetro desejado.

Esse é um dos tipos de alicate usados em artesanatos, principalmente por quem mexe com bijuterias e joalherias, para fazer acabamentos, fechos e outros detalhes.

Alicate eletricista

É um dos tipos de alicate indispensáveis para o setor elétrico. Ele conta com orifícios por onde o fio deve ser encaixado, permitindo descascá-los em diferentes dimensões.

Embora existam outros tipos de alicate que consigam cortar fios, o de eletricista permite agarrar melhor e realizar um corte longo, sem rebarbas, facilitando o trabalho e o acabamento.

Alicate descascador

É um subtipo do alicate eletricista. Como o nome sugere, ele serve para descascar as pontas dos fios para conexões de terminal e soldas.

Embora seja possível fazer o mesmo serviço com outras ferramentas, como estiletes e até outros alicates, o alicate descascador traz muito mais facilidade de uso – e é ideal para quem precisa realizar grandes trabalhos, como preparar 50 ou 100 pontas de conexão, por exemplo.

A grande vantagem é que esse alicate possui sulcos nos tamanhos adequados para cada espessura de fio. Assim, é só escolher o sulco correto e fechar o alicate.

Alicate de pressão

Esse alicate é usado para segurar e pressionar peças e superfícies, crimpar terminais e desapertar parafusos e porcas. Dentro do que chamamos de “alicate de pressão”, existem vários formatos para diversas aplicações, como o alicate de pressão específico para soldador e outros usos.

Uma vantagem é que esse alicate possui um sistema mecânico que faz com que ele trave quando fechado, exercendo uma pressão regulável pelo usuário. É por isso que ele pode ser usado como uma espécie de prensa, unindo peças para solda e corte.

Normalmente, o alicate de pressão é usado em trabalhos mais pesados.

Alicate turquesa

É um dos melhores tipos de alicate para corte. Seu uso é bastante amplo, até mesmo com aplicações na construção civil, para cortar vergalhões e fazer amarrações em concreto. Também pode ser usado para cortar azulejo e lajota – sendo indispensável na hora de confeccionar mosaicos.

Como ele tem um grande poder de corte, a sua lâmina é bastante afiada – e por isso exige cuidado na hora do uso.

Alicate corte diagonal

Também é um alicate de corte, mas possui um formato que permite a realização de cortes rentes à superfície trabalhada. É bem útil para projetos de eletrônica e ideal para aparar pernas de componentes e sobras de fio depois da soldagem.

Alicate bomba d’água

Pode ser chamado de alicate bico de papagaio. Ele é empregado em consertos, reparos e manutenções de vários tipos de equipamentos, sendo especialmente útil na área hidráulica para torcer porcas, apertar canos e consertar o encanamento e as torneiras.

Alicate Crimpador

Aqui existem vários tipos de alicate crimpador – mas todos eles são usados para fixar conectores em cabos. Por exemplo, para quem trabalha com cabos de rede para computadores.

Quando for comprar o seu alicate crimpador, certifique-se de comprar o modelo correto de acordo com o tipo de conector que será crimpado.

Alicate rebitador

É o alicate usado para unir, com segurança, componentes e chapas de variados materiais por meio de rebites de aço ou de alumínio.

Alicate para anéis

É um alicate com duas pontas bem finas que permitem o encaixe em anéis de retenção. O bico pode ser reto ou curvo, permitindo acessar diferentes locais. Sua indicação de uso é para colocar e retirar anéis externos de equipamentos e máquinas.

Quais as principais dicas de cuidado e uso com os alicates?

homem utilizando um alicate
É importante saber os cuidados necessários para os diferentes tipos de alicates

Já deu para notar que existem vários tipos de alicates, não é mesmo? E quando bem usados, eles são fundamentais na execução de uma série de trabalhos. Mas, para que essa ferramenta dure bastante tempo, é indispensável tomar alguns cuidados com o uso e a manutenção.

Usos e manutenção

Cada tipo de alicate possui uma especificidade e deve ser respeitada. Isso significa que, exceto o alicate universal, o recomendado é usar a ferramenta específica para o tipo de trabalho que for realizar.

Além disso, de forma geral:

  • não use seu alicate para bater, soltar parafusos ou arrancar pregos;
  • não use ou mantenha o seu alicate próximo de uma região soldada. Esse procedimento aquece demasiadamente a mandíbula e danifica, de forma irreversível, o tratamento térmico do alicate;
  • antes de usar o alicate, sempre verifique se a ferramenta está em boas condições. Lembre-se que alicates empenados ou com os cabos rachados podem provocar acidentes;
  • periodicamente, aplique um pouco de óleo lubrificante nas partes metálicas do seu alicate;
  • tome cuidado para que o alicate não caia;
  • mantenha os alicates em locais secos e longe de objetos ou ferramentas pontiagudas e cortantes, evitando perfurações na isolação;
  • quando for usar o alicate em trabalhos em equipamentos energizados, use um alicate com isolamento;
  • dependendo do trabalho que for fazer, use os equipamentos de proteção, como luvas, óculos e outros.

Se o seu alicate está com alguma parte enferrujada, você poderá tentar limpar a ferrugem usando vinagre. Basta mergulhar a ferramenta por 48 horas no produto e depois esfregar com uma esponja de aço. Repita a operação até retirar totalmente a ferrugem, seque bem e finalize com óleo vegetal.

Outra maneira de eliminar a ferrugem é usando uma mistura de limão com bicarbonato. Basta aplicar na área enferrujada usando um pincel e passar uma lixa número 300. Finalize com papel toalha.

Mas, se nada resolver, o jeito é comprar um alicate novo.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que o alicate é uma ferramenta indispensável. Graças ao seu efeito alavanca, ele consegue aumentar exponencialmente a força nos trabalhos. Isso significa que, de forma simples, é possível executar trabalhos que exigem muita força, como dobrar, torcer e cortar fios, arames e outros.

Assim como todas as ferramentas, existem vários tipos de alicate – sendo que cada um é indicado para usos específicos. É importante conhecer cada um e contar com a ferramenta certa, pois isso trará mais facilidade e um resultado melhor ao seu trabalho.

Você já conhecia todos esses tipos de alicate? Percebeu que está faltando algum deles na sua caixa de ferramentas? Encontre vários tipos de alicate e outros itens no Toca Obra!

E não esqueça de se cadastrar em nossa newsletter para continuar recebendo nossos conteúdos no seu e-mail e ficar por dentro das melhores dicas para sua obra.

Contrate um ninja