Para ter uma casa agradável e funcional é preciso fazer um bom planejamento de reforma e de decoração, afinal, ambos se completam e deixam o lar mais aconchegante e prático para as atividades do dia a dia. Para isso, confira

E, pensando em você que quer transformar a sua casa e deixá-la com mais personalidade, nós separamos várias dicas de reforma e decoração.

Dicas de reforma e decoração

Como nós já falamos, para uma casa acolhedora e bonita é preciso pensar não apenas na decoração, mas também nas reformas da casa. E para que seu sonho se torne realidade é preciso contratar um bom profissional que vai conseguir desenvolver  todo o projeto voltado para as suas necessidades e expectativas. 

Para facilitar seu entendimento, nós separamos 16 dicas de reforma e decoração de casa. Veja a seguir:

1. Comece fazendo um orçamento

Antes da reforma da casa e também da decoração é preciso fazer um orçamento, assim, você pode colocar no papel o quanto você pode gastar e se for preciso você pode trocar alguns detalhes do projeto para se encaixar melhor no seu orçamento. Além disso, o orçamento em mãos facilita na hora de comprar os materiais para a reforma e para decorar o seu lar.

Vista detalhada de uma mão segurando uma caneta e apertando os botões de uma calculadora científica. Podemos identificar, também, diversos papeis. Imagem para ilustrar a reforma de casas.
1. Fazer o orçamento do projeto do lar deve ser a primeira etapa do planejamento –  Foto: Endeavor

2. Tenha em mãos as medidas de todos os ambientes

Depois de fazer o orçamento do seu projeto, comece medindo todos os ambientes da sua casa para que você consiga comprar móveis que vão aproveitar ao máximo cada espaço da casa. 

3. Altura adequada para tomadas e interruptores

Ainda na etapa da reforma é preciso pensar em locais adequados para instalar tomadas e interruptores, afinal, eles são essenciais em todo ambiente. Uma dica para instalar as tomadas e interruptores na altura adequada é: tomadas devem ficar a 30cm do chão e os interruptores a 1,10m do piso.

4. Escolhendo cubas para banheiros e lavabos

A cuba vai influenciar na reforma do seu banheiro, por conta disso, escolha o modelo antes mesmo de iniciar a reforma. As opções podem ser: a cuba de sobrepor, de embutir ou de encaixe. 

Vista lateral dos detalhes de um banheiro. Podemos identificar uma cuba redonda e dourada, um armário com espelhos e o box de vidro. Imagem para ilustrar a reforma de casas.
2. Fique atento na escolha dos materiais para a sua reforma da casa – Foto: Bathroom Decoration

5. Otimize os espaços da sua casa

Caso você tenha uma casa pequena, é importante pensar em um projeto do lar que vai otimizar os ambientes. Para isso, é interessante investir em móveis planejados, pois eles são feitos para caber exatamente no ambiente que eles foram destinados. Além disso, também é interessante investir em itens multifuncionais, como uma cama box ou um puff baú, por exemplo.

6. Escolhendo portas e janelas

As portas e janelas são partes importantes em toda reforma de casa, por isso, escolha modelos que sigam a mesma estética do seu projeto e que valorizam a arquitetura do imóvel.

Vista frontal externa de uma residência, com uma janela ampla, uma janela pequena, e uma porta ampla. É possível identificar, também, um pilar e parte do jardim. Imagem para ilustrar a reforma de casas.
3. Escolha portas e janelas que valorizam a arquitetura de sua casa – Foto: Revista VD

7. Pisos e revestimentos

Os pisos e revestimentos podem dar o acabamento final que sua reforma precisa, por isso, opte por opções de qualidade e que vão valorizar seus ambientes. Além disso, para ambientes como cozinha ou uma varanda gourmet, sempre escolha pisos e revestimentos que sejam fáceis de limpar.

8. Escolhendo as cores para casa

Escolher as cores da casa também é uma etapa muito importante, afinal, elas podem mudar totalmente o aspecto de um ambiente. Por isso, se sua casa é pequena invista em cores claras que ajudam a ampliar o ambiente. As cores mais vibrantes ou escuras também podem valorizar a decoração se utilizadas na quantidade e no lugar adequado. 

Vista recortada do canto de uma cozinha. Podemos identificar um fogão, cafeteira, pia e armários. Imagem para ilustrar a reforma de casas.
4. Saiba usar cores que vão valorizar a sua decoração – Foto: Ritely

9. Escolha um bom projeto de iluminação

Um bom projeto de iluminação é essencial para uma decoração bonita e um ambiente aconchegante. Por conta disso, ao separar dicas de reforma e decoração sempre pense em um bom projeto de iluminação para valorizar o seu ambiente.

10. Invista em ambientes integrados

Para passar maior sensação de amplitude, além de usar cores claras, é importante investir em projetos de reforma de casas com ambientes integrados, assim você consegue aproveitar melhor os cômodos e ter um ambiente mais descontraído e otimizado. 

Vista lateral de uma sala ampla, com diversos móveis e decorações. Imagem para ilustrar a reforma de casas.
5. Ambientes integrados podem valorizar seu projeto de lar – Foto: Guia Obra

11. Defina um estilo de decoração

Quando pensamos em dicas de reforma e decoração para uma casa é necessário definir qual o estilo de decoração você vai querer para esse imóvel. Isso facilita na hora de escolher os móveis, tintas, revestimentos e acabamentos de todo o projeto. Se você quer uma decoração rústica, por exemplo, é interessante investir em paredes de tijolinho à vista e móveis de madeira. Já para um estilo mais industrial, aproveite as tubulações aparentes e invista no cimento queimado.

12. Escolha as cortinas adequadas

Cada tipo de projeto e de ambiente exige tipos de cortina diferentes. Por isso, se você deseja um tipo específico de cortina, como as que ficam escondidas por uma sanca, é preciso que isso já seja planejado na fase da reforma.

Para escolher os tipos de cortinas adequados é importante tirar todas as medidas de sua janela, lembrando sempre de deixar uma folga de 20cm para cada lado. Além disso, é necessário lembrar que existem cortinas de varão e cortinas de trilho. No caso da cortina de trilho é importante que o ambiente tenha acabamento em madeira ou gesso para poder embutir o trilho.

Lembre-se que é importante escolher o tipo de cortina com o tecido adequado e para isso você precisa definir se quer um ambiente com mais ou menos luminosidade. Para quem quer deixar o ambiente mais claro o mais interessante são os tecidos leves, como renda, voil ou shantung. Já se o objetivo é deixar o ambiente mais escuro, a opção do tecido blackout e as persianas, que são muito usadas em quartos, são as mais indicadas.

Vista lateral de uma sala ampla, com dois sofás brancos de 3 lugares e duas poltronas arredondadas cinzas. A sala é cercada por cortinas, possui um tapete cinza no chão e uma mesa de centro de madeira. Imagem para ilustrar a reforma de casas.
6. Escolha o tipo de cortina adequado para cada ambiente – Foto: Revista VD

13. Invista em papel de parede

O papel de parede é uma alternativa barata e criativa para mudar a decoração dos ambientes, e o mais legal é que hoje já é possível encontrar papel de parede específico para ambientes como banheiro e cozinha. Portanto, escolha o modelo que melhor combina com seu estilo de decoração e invista nesse revestimento para os ambientes do seu lar.

14. Use almofadas para um ambiente mais confortável

As almofadas também são opções práticas e baratas para inovar na decoração dos seus ambientes. Elas podem ser usadas para decorar a sala de estar, varanda e quartos, e quando você enjoar da cor, da estampa ou do tecido da sua almofada, basta trocar a capa e ter uma nova decoração no ambiente. 

Vista frontal de um sofá de 3 lugares cinzas, com 7 almofadas coloridas, em sua frente temos uma mesa de centro com um vaso e, na parede, logo acima e centralizada ao sofá, um quadro. Imagem para ilustrar a reforma de casas.
7. Almofadas podem deixar o ambiente mais bonito e confortável – Foto: Lindsay Letters

15. Invista em objetos decorativos

Objetos decorativos como vasos, quadros, castiçais, entre outros, podem mudar totalmente a decoração de um ambiente e deixá-lo com mais personalidade. Por isso, escolha modelos que sigam o estilo de decoração que você escolheu no início do projeto. 

16. Escolhendo os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são indispensáveis para tornar nossa vida mais prática e funcional, mas você sabia que eles também podem fazer parte da decoração dos ambientes? Então, na hora de comprar eletrodomésticos para a sua casa, é importante avaliar bem quais funções eles apresentam que podem ser úteis na sua rotina. Lembre-se de escolher modelos com design que valorizam a decoração do seu ambiente. 

imagem com vista ampla de uma cozinha com móveis laranjas. Em cima de uma bancada, vemos facas, um filtro, uma torradeira e uma balança. Na parede, armários com potes diversos colocados em cima dele. Também é possível identificar uma bancada central, com um juicer. Imagem para ilustrar a reforma de casas.
8. Os eletrodomésticos podem entrar no seu projeto de lar e deixar sua cozinha mais bonita e funcional – Foto: Blog IBBL

Como você pode ver, um projeto de lar pode envolver muitas etapas, e tudo isso pode ser simplificado e melhor acompanhado fazendo um bom planejamento de reforma e decoração. Por isso, para que sua casa fique do jeitinho que você sempre sonhou, é importante anotar todas as dicas de reforma e decoração e começar a planejar um projeto que se encaixe no seu orçamento e que atenda às suas expectativas.

Contrate um ninja