Reformar o banheiro pode dar uma cara nova ao seu imóvel e deixar sua casa mais aconchegante. Seja porque surgiu um problema hidráulico, para modernizar seu lar, ou apenas para mudar o visual, antes de começar você precisa saber quanto custa reformar um banheiro.

A falta de planejamento e o descontrole do orçamento são problemas comuns em obras, mas esse não precisa ser o seu caso. Você pode se prevenir contra imprevistos se fizer tudo com calma antes de colocar a mão na massa.

Está pensando em fazer mudanças na sua casa e quer saber quanto custa reformar um banheiro? Aprenda agora como fazer os cálculos e necessários!

A importância do orçamento e do planejamento

Reformar não é fácil, mas com certeza fica mais simples se for feito com planejamento. Sabendo quanto custa reformar um banheiro e tendo um cronograma para seguir, você não terá problemas com os gastos com material e nem com mão de obra.

Antes de começar, saiba o que precisa ser feito, o que vai ser trocado, e faça uma lista dos desejos por ordem de prioridade. Assim, se o orçamento ficar mais alto que o esperado, você já saberá o que cortar.

Aproveite, e confira os preços dos produtos para banheiro e reforma do Toca Obra! Não deixe de adicionar itens tão importantes na sua lista, além dos desejos, é claro.

Faça também um levantamento de todas as suas fontes de dinheiro e crédito para essa reforma. Cartão de crédito, dinheiro guardado, investimento a ser resgatado, financiamento, enfim, saiba exatamente quanto você tem à disposição.

calculadora e canetas em cima de papéis
Fazer um orçamento e planejamento é importante para evitar problemas com gastos inesperados.

Fazendo isso, você já começa com o pé direito e vai adequar seu projeto à realidade para não ter surpresas no fim. Além de saber quanto custa reformar um banheiro, conforme você for adquirindo os materiais. 

É importante comparar os valores previstos com o que está sendo comprado. Se algo sair do planejado, você já saberá a origem do problema.

O ideal para fazer isso é uma planilha, ou até mesmo um controle manual. O importante é não perder os gastos de vista. Outro ponto importantíssimo é a pesquisa de preços. Materiais de construção e mão de obra têm grandes variações, e a pesquisa vai te ajudar a economizar bastante.

Por fim, sabendo o que precisa ser feito não tem outra forma de saber quanto custa reformar um banheiro: você precisa fazer uma lista do que precisa ser comprado e começar a comparar preços. Veja a seguir o que não pode faltar.

O que considerar para saber quanto custa reformar um banheiro

Apesar de não um dos maiores cômodos da casa, o banheiro é cheio de detalhes e precisa ser bem planejado. Veja os itens que não podem faltar na hora de calcular quanto custa reformar um banheiro!

Projeto

Se você está pensando em mudar completamente o banheiro, rever estruturas hidráulicas, adicionar um banheira, e fazer outras mudanças mais impactantes, é bom considerar contratar um profissional para o projeto.

Um exemplo de situação em que um projeto é importante é se você quiser mudar seu chuveiro elétrico para um chuveiro a gás, por exemplo. Tudo que envolva a parte técnica tem que ser feito por um profissional capacitado e autorizado para tal.

Mesmo que não haja mudanças estruturais ou na parte elétrica e hidráulico, um arquiteto ou decorador ainda pode ser muito útil. Especialmente se você tem um banheiro grande, vale a pena investir nisso para transformá-lo em um verdadeiro oásis de relaxamento.

Piso

O piso do banheiro é um dos primeiros lugares a se desgastar em uma casa devido à constante presença de água. É comum que os rejuntes escureçam com o tempo, e a troca do piso é praticamente obrigatória em uma reforma de banheiro.

Revestimentos e pintura

Já os revestimentos e a pintura das paredes e do teto são uma ótima forma de mudar completamente o visual e dar cara nova ao seu banheiro. Se você quiser usar os itens que estão em alta como pastilhas, mosaicos ou azulejos retrô, tem que levar em conta no seu orçamento que eles têm um preço mais alto que revestimentos simples.

Uma grande tendência nas reformas de banheiro é a construção de um nicho na parede dentro da área do chuveiro. Se você quiser economizar na obra, pode colocar um mosaico apenas nessa área. Dessa forma, você mantém o charme sem gastar tanto.

Metais

Torneira, chuveiro, registros, apoios para toalhas, válvulas de descarga, ralos para escoamento da água e suporte para papel higiênico são exemplos de metais que geralmente são substituídos em uma reforma. Pense neles como um conjunto e inclua no seu orçamento peças que vão combinar umas com as outras.

Ao substituir descargas e torneiras, aproveite a reforma do banheiro para escolher itens mais modernos, que ajudam na economia de água.

Louças

Pia, vaso sanitário e quem sabe uma banheira também não podem faltar no orçamento para reforma de banheiro. Nos últimos anos os modelos de pia se tornaram muito diversificados e vale a pena pesquisar bastante para encontrar o estilo e o preço que te agradem.

Iluminação

A iluminação do banheiro merece uma atenção especial. Se você parar para pensar, vai ver como esse cômodo é utilizado para atividades que demandam boa visibilidade, como fazer a barba ou colocar e retocar maquiagem.

Ao mesmo tempo, há dias que tudo que você quer é tomar um banho para relaxar e uma luz aconchegante vai ajudar nisso. Portanto, inclua um projeto de iluminação bem elaborado no seu banheiro, para que todas as necessidades sejam atendidas

Móveis e acessórios

Todo banheiro precisa ter, no mínimo, um armário e um espelho. Outros itens como lixeira, saboneteiras, cesto para roupas-sujas, tapetes, toalhas, suporte para itens de higiene, prateleiras ou estantes também podem ser trocados na reforma.

Dependendo da área do seu banheiro e do tamanho do seu orçamento, dá até pra adicionar mais itens como ofurô, um banco ou cadeira, bandeja para usar na banheira etc.  

Mão de obra

Calcular mão de obra se você não tem experiência em reforma é difícil. O melhor é entrar em contato com alguns profissionais e solicitar um orçamento. Para não ter surpresas mais tarde, seja bem detalhista e comunique claramente qual será o escopo da reforma. Você provavelmente vai precisar de pelo menos pedreiro, ajudante e um pintor.

Se você suspeita de algum vazamento no banheiro, a reforma é uma boa hora para contratar um profissional para checar. Especialmente se o seu chuveiro é elétrico, revisar a fiação e o aterramento também é uma boa ideia. 

No site do GetNinjas você encontra os profissionais ideais para sua reforma. Basta indicar o tipo de serviço que deseja. Você vai receber até três orçamentos e pode escolher o mais adequado à sua necessidade.

Reserva de emergência e para resolução de eventuais problemas

Por fim, mesmo com o planejamento e orçamento adequados, toda obra está sujeita a imprevistos. Pode aparecer um vazamento inesperado, ou outro problema. Além disso, pode ser que você acabe mudando de ideia, deseje adicionar algo ou dar um up em algum detalhe.

duas pessoas segurando um cofrinho e moedas no fundo
Ter uma reserva de emergência é fundamental para lidar com possíveis imprevistos durante a reforma.

Por isso, é importante ter uma reserva de emergência. Depois de somar todos os itens e calcular quanto custa reformar um banheiro, acrescente em torno de 10% ou 20% do valor calculado. Assim, você garante mais tranquilidade e poderá agir rápido caso necessário.

Descubra quanto custa reformar um banheiro no Toca Obra

Você já viu o quanto é importante se planejar bem e pesquisar preços para não cair em nenhuma armadilha. Agora que você já sabe como se organizar para calcular quanto custa reformar um banheiro e conheceu todos os itens necessários para uma obra, já viu que não é pouca coisa para pensar. A boa notícia é que você tem ajuda para encontrar os melhores preços sem precisar sair de casa!

No Toca Obra você tem acesso a todo o tipo de material de construção, decoração, iluminação e até ferramentas para sua reforma e para sua casa. A plataforma reúne lojistas de todo o Brasil e, com isso, você tem acesso ao melhores preços e pode comprar tudo sem sair de casa.

Com a plataforma do Toca Obra você consegue encontrar o fornecedor certo, inclusive aquele que está pertinho de você. Isso porque são selecionados fornecedores em todo o Brasil para garantir sua comodidade.

É bom para quem compra e é bom para quem vende, pois o contato entre cliente e fornecedor acontece muito mais ágil. Assim, você consegue comprar com segurança e receber com rapidez.

O Toca Obra tem de tudo um pouco, desde materiais básicos até a decoração. Pelo site você consegue até entrar em contato com profissionais de obra. Com tanta facilidade, você pode finalmente tirar seu sonho do papel.

Você pesquisa, compara, escolhe e faz o pedido e todo o material é entregue até você. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, a equipe de atendimento está à disposição.

Reformar nunca foi tão fácil! Quer saber quanto custa reformar um banheiro? Clique aqui para conferir todas as ofertas que o Toca Obra separou para você e não deixe de assinar a newsletter para receber todas as nossas novidades!

Contrate um ninja