Seja para brincar com as crianças, fazer um piquenique com os amigos ou simplesmente relaxar lendo o livro, ter um pedaço de gramado no jardim é algo que traz algumas boas vantagens ligadas ao bem-estar. Além disso, a grama também é uma ótima aliada para refrescar o ambiente externo nos dias mais quentes.

Entretanto, essas vantagens só podem ser aproveitadas quando a manutenção está em dia. E, com o clima tropical que vivemos no Brasil, onde o verão é composto majoritariamente de chuva e sol, o corte deve ser feito com maior frequência que o normal. Pelo menos, a cada 2 ou 3 semanas. 

Ter um cortador de grama é a salvação para momentos em que o seu gramado está querendo fazer uma imitação da floresta amazônica. Com ele, você mesmo pode deixar em dia sua grama com algumas poucas horas dedicadas.

Todavia, para que o trabalho seja feito de maneira otimizada e econômica, se faz necessário uma excelente ferramenta auxiliar. Afinal, o objetivo é facilitar e não dificultar sua mão de obra. Se você quer se tornar um expert em cortador de grama e não errar na hora da compra, acompanhe o conteúdo até o final!

Aparador, cortador de grama ou roçadeira?

Hoje em dia há diversas linhas no mercado, se categorizando em 3 principais modelos: aparador de grama, cortador de grama e roçadeira. Cada um deles é desenvolvido para atender uma necessidade específica. Por isso é fundamental ver qual melhor se encaixa na sua realidade. 

Aparador de grama

Os aparadores de grama são ótimos para quem não possui uma área muito grande de gramado em casa. Além disso, ele é excelente para fazer pequenos acabamentos próximo a muros e outras plantas que compõem o ambiente externo.

Indicado para usos moderados, o aparador de grama é um dos mais populares nas casas brasileiras, afinal, pode ser utilizado em terrenos que possuem declives e aclives mais leves. Importante apenas se atentar para realizar o uso em gramas e plantas pequenas, evitando assim danos à máquina.

Aparador de grama para jardinagem

Cortador de grama 

Já para quem possui um terreno plano, os cortadores de grama são excelentes aliados. Dos profissionais até os de uso doméstico, todos possuem uma regulagem da faca de corte, permitindo que você escolha o tamanho que deseja deixar sua grama.

O seu estilo conhecido como “carrinho”, facilita o deslocamento durante a execução do serviço. Todavia, é importante utilizá-lo em locais com poucas árvores, pedras e obstáculos para manter o serviço de maneira otimizada. Isso evita possíveis enroscos e atrasos com o cabo de energia nos modelos conectados à rede de luz.

Para evitar acidentes, dê preferência aos modelos com trava de segurança. Assim, quando estiver ativada, é praticamente impossível ligar acidentalmente o aparelho. Uma ótima alternativa para quem tem crianças.

jardinagem

Roçadeira 

Com modelos mais comuns movido a gasolina, as roçadeiras são ótimas para uma manutenção mais pesada, como locais em que além da grama, o capim também está grande. Sua ergonomia permite ainda o uso em praticamente todos os terrenos possíveis. É o mais potente dos 3 modelos, podendo ter o corte em lâmina e fio de nylon em um local de alta extensão.

Quando comprar uma rocadeira

Potência do cortador de grama

A potência escolhida deve ser escolhida de acordo com o m² de gramado disponível. Isso porque esse fator é determinante para que o aparelho consiga manter o mesmo nível de performance durante todo o processo de manutenção. 

  • Área menor que 100 m², recomenda-se o uso de uma máquina com 900W de potência;
  • Já para áreas entre 150 m² até 200 m², o aparelho deve constar de 1.000W a 1.100W de potência;
  • Áreas entre 400 m² e 500 m², a potência deve ficar em torno de 1.600W a 1.800W;
  • Acima de 500 m² e menor que 1.000 m², o aparelho deve ter ao menos 1.900W de potência.

Quanto mais potente for a máquina, mais elevado seu preço será. Portanto, se você não pretende investir muito, faça manutenções mais regulares. Assim você não exige tanto do aparelho e mantém sua durabilidade.

Quais as potencias de cortador de grama?

Acessórios complementares 

Para realizar o serviço de maneira eficiente e segura, a utilização de acessórios complementares é imprescindível.

Equipamento de Proteção Individual

Utilizar óculos de proteção, botas especializadas, roupa adequada e luvas é fundamental para se proteger durante o corte de grama. Apesar de parecer um serviço rotineiro, é muito comum ver acidentes envolvendo os aparelhos elétricos. Na hora de cortar o valor que irá investir, não deixe de inserir os itens de segurança no orçamento. 

Além disso, utilizar também fones de proteção auricular ajuda a preservar a saúde dos seus ouvidos. Então, por mais que você efetue uma manutenção caseira de vez em quando, é bom se prevenir dos fortes ruídos.

Kit jardinagem

Ter um kit de jardinagem será fundamental para realizar pequenos acabamentos que os aparelhos possam não conseguir dar. Por isso, se você quer fazer uma ótima manutenção e não ter retrabalho depois, invista em um conjunto doméstico. No Toca Obra nós contamos com diversos produtos para manter a sua área externa em dia.

Não deixe de ver nossos modelos de aparadores e cortadores de grama, roçadeiras, equipamentos de proteção e kit de jardinagem. E, o melhor de tudo: você pode efetuar sua compra sem precisar deixar o conforto de casa. Vem conferir!

Contrate um ninja