O uso inteligente de soluções construtivas inovadoras traz uma série de benefícios para o projeto. Os pré-moldados, substituindo a alvenaria tradicional durante a construção da estrutura, podem otimizar muito os processos da obra, acelerando o trabalho no canteiro e proporcionando redução de custos. 

Obras industriais, comerciais e até residenciais vêm sendo conduzidas com o uso de pré-moldados. É possível produzir uma série de estruturas como pilares, vigas, lajes, paredes, e, depois, só encaixar no seu devido lugar. Muito mais prático e rápido, não é mesmo?

Além da redução de custos e da agilidade na execução, a estrutura pré-moldada é  perfeita para reduzir o desperdício de material e minimizar riscos. Ou seja, trata-se de uma solução construtiva muito eficaz.

Contudo, para usufruir de todas essas vantagens é fundamental conhecer as características das estruturas pré-moldadas. 

Quer saber mais? Continue lendo esse texto!

Afinal, o que é pré-moldado? E como ele é construído? 

Os pré-moldados são estruturas modulares fabricadas, produzidas a partir de um modelo de construção predefinido e que devem ser encaixadas já na obra. 

Na prática, a estrutura pré-moldada é construída por meio da colocação de concreto em um molde. Na sequência, o processo de cura da peça é realizado em uma área controlada. Esse cuidado visa garantir a qualidade do pré-moldado.

Como esse processo de produção das estruturas é conduzido em outro local, independente do andamento da obra, é possível ganhar mais velocidade na execução.

As instruções para construção dos pré-moldados são dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas na NBR 9062:2017. A norma apresenta as principais diretrizes para a elaboração do projeto e a execução de estruturas de concreto pré-moldado.

De acordo com a referida norma, pode ser definido como elemento pré-moldado aquele construído previamente e fora do local de uso na estrutura. Para a fabricação dos elementos pré-moldados outras duas normas devem ser observadas: 

  • NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento
  • NBR 12.655/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.
série de pré moldados empilhados na vertical
É a atenção aos procedimentos que descritos nas normas que irá garantir a qualidade dos pré-moldados. (Fonte: Banco de imagens Abcic)

Uma vez prontos, eles são submetidos à avaliação e à inspeção. Profissionais da construtora ou fiscais de órgãos competentes são responsáveis por inspecionar os pré-moldados em lotes ou individualmente. 

5 vantagens do uso dos pré-moldados

Como já vimos até aqui, o uso de estruturas pré-moldadas pode acelerar a execução da obra, gerando vários tipos de benefícios para todos os envolvidos. Dos profissionais aos clientes, todos saem ganhando com o uso desta solução construtiva. 

Quer confirmar essa ideia? Elencamos 5 vantagens dos pré-moldados. Confira: 

Custo

O concreto pré-moldado é um material barato. Embora possa variar bastante em função das características da obra, o valor por metro quadrado fica entre R$ 500 e R$ 800.

É claro que você precisa tomar cuidado e escolher um fabricante capaz de entregar um produto final de qualidade. Mas esse é um princípio básico no projeto de uma obra, certo? Até mesmo porque na construção civil qualidade é sinônimo de segurança. 

Velocidade na execução da obra

Ao escolher elementos pré-moldados, tenha certeza de que a sua obra vai ganhar em agilidade nos processos. Como as peças são produzidas em um local separado, é possível construir vários elementos ao mesmo tempo. 

Na prática, isso quer dizer que você pode, inclusive, ter todos os elementos prontos antes mesmo de construir a base do projeto. Com os pré-moldados já produzidos, basta armazená-los em um local adequado até o momento de encaixar na obra. 

Entrega da obra no prazo

Ao ganhar velocidade na execução do projeto, certamente será muito mais fácil entregar a obra dentro do prazo estipulado inicialmente. 

Afinal, usando esta solução construtiva, você não irá se deparar com imprevistos como a falta de materiais para dar continuidade à construção. 

Ao usar elementos pré-moldados você tem a certeza de que as peças chegam prontas ao canteiros de obra. Isso otimiza muito o tempo de construção, gerando mais rapidez nos processos e maior produtividade para o time envolvido. 

Desse modo, se torna muito mais fácil cumprir o cronograma, entregando a obra dentro do prazo prometido ao cliente.

Qualidade e Durabilidade

A construção dos pré-moldados de concreto é conduzida seguindo processos que visam assegurar a qualidade de cada peça. As diretrizes da ABNT orientam a fabricação, sendo que o controle de qualidade é feito no momento da avaliação e inspeção. 

Além disso, os fabricantes produzem as peças em um local adequado e seguro, proporcionando mais precisão nos processos. Tudo isso resulta em peças de alta qualidade com ótimo acabamento.

Com um processo produtivo mais cuidadoso e preciso, os pré-moldados também ganham mais durabilidade. 

Além disso, elementos pré-moldados possuem resistência mais alta do que os concretos usinados, o que também torna essas estruturas mais duráveis. 

Versatilidade

Os pré-moldados são altamente versáteis. Eles podem ser aplicados em todo tipo de projeto, já que estão disponíveis em várias cores e formatos. Esse tipo de estrutura também permite a reprodução das peças com detalhes e acabamentos diferentes.

Sustentável

Como os pré-moldados são fabricados com matérias-primas extraídas da natureza, como pedras, cascalho, areia e cimento, eles produzem um menor impacto no meio-ambiente. Os pré-moldados também podem ser reutilizados ou reciclados.

Além disso, trata-se de uma solução construtiva que gera menos entulho e desperdício de material no canteiro de obras, já que tudo vem pronto para o encaixe.

Pré-moldado x pré-fabricado: quais as diferenças?

Essa é uma dúvida bastante comum. Afinal o pré-moldado e o pré-fabricado até parecem sinônimos, mas não são. Eles possuem especificidades e características que os diferenciam. 

construção de pré-moldados em processo de obra
Simples, práticos e variados, os pré-moldados possuem diversas opções para cada obra. Fonte da imagem: A folha do vale

Quer ver só? Confira abaixo as principais diferenças!

Modelagem

Assim como acontece com os pré-moldados de concreto, a modelagem das estruturas pré-fabricadas também é feita em outro espaço, e não no canteiro de obras. 

Contudo, a diferença é que os elementos pré-moldados são produzidos em um local do próprio empreendimento, e não em uma fábrica. Por isso, o controle de qualidade é um pouco menos rigoroso.

Estrutura do local de fabricação

Essa é a maior maior diferença entre as estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas.

Os pré-moldados podem ser produzidos até no local da obra, em um ambiente próprio para a fabricação. É preciso garantir que todos moldes e equipamentos necessários estejam disponíveis para a produção das peças.

Já as estruturas de concreto pré-fabricadas são produzidas em instalações industriais. Nestes locais, é preciso contar com mão de obra especializada, equipamentos específicos e laboratórios de testes. 

Além disso, os processos são mais rigorosos para assegurar o padrão de qualidade das peças pré-fabricadas. 

Inspeção minuciosa 

Embora os pré-moldados também sejam submetidos à avaliação técnica, os pré-fabricados seguem processos mais precisos e rigorosos, visando atender às diretrizes dadas pela ABNT.

Várias etapas são avaliadas na produção dos pré-fabricados:

  • Avaliação da matéria-prima;
  • Elaboração do projeto de fabricação;
  • Cura das peças;
  • Distribuição montagem da obra.

Todas essas etapas devem ser executadas no laboratório de testes.  

Além disso, os elementos pré-fabricados devem ser identificadas com a data de produção,  tipo de ação e concreto usado. Do transporte até o momento da montagem, outra inspeção deve ser feita.

Em resumo, os pré-fabricados se destacam, principalmente, pelo rigor técnico na produção.

Como construir com segurança usando pré-moldados

Como em todo e qualquer projeto, garantir a segurança no canteiro de obras e na edificação é fundamental. A preocupação deve consistir em minimizar os riscos de acidentes e cumprir as exigências da legislação.


Por isso, vale a pena seguir algumas boas práticas. Veja 3 dicas que podem ajudar você na condução da obra.

#1 Faça o mapeamento dos riscos para minimizá-los 

A execução de uma obra envolve uma série de riscos visíveis e não visíveis. Eles estão nas atividades, nos materiais e equipamentos usados e, claro, no canteiro de obras. 

Por isso é importante mapeá-los e tomar todos os cuidados possíveis para evitar acidentes. Lembre-se de isolar a área da obra e sinalizar todos os espaços.

#2 Utilize materiais de qualidade na obra

Essa é uma premissa básica, mas não custa reforçar. Ao escolher materiais de construção de qualidade você diminui as chances de se deparar com problemas durante e depois da execução da obra.

Portanto, busque ter certeza de que os materiais escolhidos possuem a melhor qualidade possível.

O uso de pré-moldados por si só já é uma escolha de quem prioriza a qualidade. Afinal, este tipo de estrutura diminui os riscos e garante maior durabilidade com baixo custo.

#3 Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado

Para minimizar riscos e prezar pela segurança de todos, foque esforços na organização do canteiro de obras. Nada de deixar materiais e objetos jogados pelo espaço e muito cuidado na hora de colocar tudo em ordem. 

Antes de mudar equipamentos de lugar, por exemplo, tenha certeza de que não há nenhum risco. Além disso, certifique-se de que todos os materiais estão sendo armazenados e descartados da maneira correta. 

Pré-moldados: uma solução construtiva inteligente

Como vimos até aqui, os pré-moldados trazem uma série de benefícios para a obra. Durabilidade, precisão e qualidade são apenas alguns dos atributos deste tipo de material. Além disso, ele agrega mais velocidade na execução, otimizando a produtividade da obra. 

Com tantas vantagens, essa é uma técnica construtiva que vem sendo amplamente utilizada em projetos industriais, comerciais e até residenciais. 

E você: já pensou em experimentar os pré-moldados em um dos seus projetos? Se essa é a sua ideia, o Toca Obra pode ajudar você. 

Confira a nossa seção de pré-moldados e conheça as soluções que entregamos. Na plataforma, você encontra os melhores materiais para a sua obra. Vem conferir!

Contrate um ninja