Escolher entre os modelos de paredes é uma das etapas mais conhecidas e importantes de uma obra. As paredes são as responsáveis por dividir e organizar os ambientes, promover o isolamento térmico e acústico, além de protegerem a parte interna da edificação contra as intempéries. 

Tratando-se de modelos de paredes, as pessoas geralmente pensam em “alvenaria de tijolos”, mas existem outras técnicas e matérias-primas para a construção de paredes que vale a pena você conhecer. 

Separamos algumas informações valiosas sobre outros dois modelos de paredes muito usados atualmente, o drywall e o tijolo aparente. 

Modelos de paredes de drywall Habito

As paredes de drywall são aqueles modelos de paredes de gesso acartonado fixadas em perfis metálicos. Elas inclusive já ganharam o coração dos brasileiros e estão sendo cada vez mais adotadas em obras e reformas.

São poucas as pessoas que ainda resistem à praticidade desse sistema construtivo e questionam suas muitas vantagens. Ainda sim, duas dúvidas são muito frequentes no momento da escolha. Então, vamos resolvê-las:

Paredes de gesso aguentam peso?

A resposta é sim. No quesito resistência, a placa de gesso acartonado HABITO é capaz de suportar aparelhos pesados e muito mais. Inclusive, uma das maiores qualidades desses modelos de paredes é a ótima resistência a impactos e cargas suspensas, sendo ideal para ambientes internos e áreas secas.

Como funciona a instalação das paredes drywall? 

A instalação de paredes de drywall deve ser feita por um profissional qualificado que entenda a necessidade de carga que sua parede precisa suportar, para então dimensionar o espaçamento entre um perfil metálico e outro, além de utilizar as buchas certas (buchas para paredes de gesso) na hora da fixação. 

No caso dos modelos de paredes como as placas Habito, por exemplo, não é feito o uso de buchas. Por isso, não abra mão de encontrar um profissional capacitado para sua obra!

Com o GetNinjas, você pode fazer um orçamento grátis e encontrar profissionais especializados e qualificados para sua obra.

A descoberta de que uma tecnologia tão prática está ao seu alcance é animadora, não é mesmo? Mas essa não é a única alternativa à alvenaria tradicional, vamos conhecer agora os modelos de paredes de tijolo aparente. 

Paredes de tijolo aparente

Ele encanta e surpreende logo no primeiro olhar. O tijolo aparente é um dos modelos de paredes que mais tem sido comentado ultimamente, ganhando de vez o coração de profissionais e entusiastas da decoração

Ele combina com diversos estilos, do urbano industrial ao romântico cottage, sem jamais perder o charme. Se você também quer transformar as paredes de sua casa, confira as dicas a seguir e aprenda a usar o famoso revestimento tijolinho.

1. Crie composições incríveis!

Também conhecido por tijolo à vista, o tijolo aparente está entre os modelos de paredes mais rústicos, belos e originais. Eles permitem variação em cores, tamanhos e acabamentos.

Assim como na escolha pela pedra canjiquinha, é importante avaliar os tons e o estilo do ambiente para garantir que tudo fique harmonioso.

Você pode elaborar uma estética única com modelos do tipo tijolo comum, de demolição ou mesmo de cimento. Também é possível ter uma parede de tijolo aparente em locais externos, ambientes de passagem, como halls e corredores, ou, ainda, tijolinho aparente no quarto e na sala de estar, criando uma atmosfera acolhedora.

2. Cuidados na execução do tijolo aparente

Para o assentamento dos tijolos aparentes, a superfície deve ser nivelada. Você pode usar a multimassa uso geral da Weber-Quartzolit e aplicar de forma a manter pelo menos 2 mm entre os tijolinhos.

Já o uso do rejunte permite opções, podendo ser aplicado de acordo com o estilo e o visual que você mais gosta.

3. Impermeabilização, uma etapa vital

Para esses modelos de paredes, tão importante quanto a aplicação é a impermeabilização, que é a responsável por garantir a facilidade na manutenção. A dica é realizá-la periodicamente, para manter as peças protegidas contra pó, água, fungos e outros agentes.

Além disso, impermeabilizar os tijolos ainda facilita a limpeza, destaca texturas e proporciona diferentes efeitos à superfície.

Antes de iniciar a impermeabilização, lixe as paredes com lixa 80 e limpe-as com jato de água para tirar a poeira e possíveis pontos de umidade, evitando manchas. Os impermeabilizantes mais indicados para essa fase são os vernizes à base de resina acrílica ou silicone líquido, que podem ser aplicados com uma trincha.

4. Aproveite a estrutura original!

Tire proveito de construções antigas, pois muitas são estruturadas com tijolos e são lindas! Além disso, é possível manter sua aparência original ou pintá-las com duas demãos de tinta látex ou acrílica branca, conferindo um estilo provençal. Antes, aplique uma camada de primer para que a superfície fique mais lisa!

Outro recurso que garante ainda mais personalidade ao cômodo é também deixar aparente a tubulação elétrica e até mesmo a hidráulica. Além de moderna, essa solução dá ao ambiente um jeito mais descolado e um apaixonante clima de loft.

Agora que você tem todas as informações para escolher entre esses dois modelos de paredes, que tal imaginar a decoração? Assine nossa newsletter para receber mais dicas como essas e inspire-se!

Contrate um ninja