Todo mundo que começa uma obra pensa logo em onde contratar mão de obra de pedreiro e como acertar na escolha. A preocupação é pertinente, pois não apenas o pedreiro mas todos os profissionais envolvidos têm impacto direto no resultado da obra.

Se você quer construir ou reformar com qualidade, é necessário buscar bons profissionais para serem seus parceiros. Nós sabemos que nem sempre é fácil encontrar tais pessoas, mas a busca por mão de obra de pedreiro e outros profissionais da construção ficou mais fácil graças à tecnologia.

Quer entender mais sobre os profissionais de obra e descobrir uma forma prática de contratar mão de obra de pedreiro? Acompanhe até o fim!

A importância de bons profissionais na obra

Antes de procurar mão de obra de pedreiro e outros profissionais, é preciso ter em mente como os profissionais impactam na qualidade da sua construção.

Se você quer ter o imóvel dos seus sonhos e sem surpresas desagradáveis durante a obra, precisa se atentar à mão de obra que contrata. Veja três pontos que são essenciais na hora de escolher bons profissionais:

Qualidade da obra

Realizar uma reforma ou construção, muitas vezes, é um sonho planejado há muito tempo e ,certamente, um investimento. Você não quer desperdiçar tempo e dinheiro com uma obra de má qualidade, não é mesmo?

Ao contratar bons profissionais você assegura mais qualidade para sua obra e tem certeza de que o resultado vai ser como esperado.

Cumprimento do prazo de execução

Profissionais não comprometidos não são uma raridade no mercado. Quase todo mundo conhece alguém que fez uma obra e teve problemas com atrasos, faltas e baixa produtividade da equipe.

Em contrapartida, se você contratar profissionais com boas referências, terá mais chances de finalizar a obra no prazo e sem surpresas.

Menos desperdício e sem custos extras

Profissionais ruins também costumam gerar mais desperdício e, consequentemente, custos extras para você. Falta de cuidado com o material de construção, quebras e sobras em excesso prejudicam o andamento da obra e significam mais gastos.

Por isso, é importante priorizar a contratação de profissionais que se preocupam em reduzir o desperdício e em armazenar e manusear corretamente os materiais.

Profissionais necessários para uma obra

Não é só mão de obra de pedreiro que você vai precisar para sua obra. Veja a seguir os principais profissionais da construção civil e as funções de cada um deles:

Arquiteto

O arquiteto não é obrigatório para todas as obras, mas ele consegue agregar bastante valor ao imóvel e ajuda a deixar seu projeto mais criativo, funcional e prático. O arquiteto pode conduzir a obra, porém, é necessário que o projeto estrutural tenha sido assinado por um engenheiro. 

Eletricista

Eletricidade é um assunto sério e a segurança da sua família depende de um bom projeto e de materiais elétricos de qualidade. O eletricista será responsável por dimensionar e instalar cabos, disjuntores, tomadas e outros itens elétricos. Cheque a qualificação para assegurar que o profissional sabe do que está falando.

Encanador

O encanador lida com a parte hidráulica e faz a instalação de tubulações de água e esgoto. Pias e torneiras também costumam ser responsabilidade desse profissional.

Engenheiro

O engenheiro é um profissional indispensável para obras de construção civil e, em caso de mudança na planta ou na estrutura, é obrigatório também em uma reforma. Ele faz os cálculos estruturais e também pode fazer projetos elétricos e hidráulicos. 

Confira as regras junto à prefeitura e ao seu condomínio para garantir que a sua obra seja executada de forma legal e correta.

Marceneiro

O marceneiro lida com toda a parte da obra que envolve madeira. Se você optar por usar madeira na estrutura ou em itens decorativos, provavelmente vai precisar desse profissional.

Pedreiro

O pedreiro é o profissional mais conhecido da construção civil e é realmente indispensável em qualquer obra de construção ou reforma. O trabalho deles envolve diversas etapas da obra como levantamento de paredes, assentamento de pisos, colocação de revestimentos e muito mais.

Em muitos casos, o pedreiro trabalha com a ajuda de um assistente, que desempenha tarefas de apoio, como a preparação do cimento.

Pintor

Ter um bom pintor é uma das chaves para garantir um bom acabamento. Essa etapa é um dos toques finais da obra e qualquer erro vai ficar bastante visível. Portanto, escolha um pintor que presta atenção aos detalhes.

Serralheiro e soldador

Serralheiro e soldador são profissionais que trabalham com estruturas metálicas. Se você quiser, por exemplo, trocar uma grade ou reparar um portão de metal que está danificado, esse é o profissional a ser contratado.

Vidraceiro

Como o nome sugere, esse profissional trabalha com toda a parte de vidros, vidraças e até janelas. Se você quiser instalar, por exemplo, um box no banheiro, o vidraceiro é o profissional necessário.

Os cuidados na hora de contratar mão de obra

homem segurando uma planta de obra
É importante que os profissionais contratados sejam qualificados para proporcionar um bom resultado para a obra.

Muita gente tem receio de contratar mão de obra de pedreiro e acabar se arrependendo da escolha. Esse medo é normal, visto a importância dos bons profissionais para o sucesso da obra.

Você está planejando sua construção ou reforma há algum tempo e não quer que nada dê errado, não é mesmo? Então confira alguns pontos para ficar atento e acertar na contratação de mão de obra de pedreiro e outros profissionais!

Buscar indicações

A busca por profissionais na construção civil deve sempre ser pautada pelas indicações de quem já contratou. Pergunte a amigos, colegas e também use a tecnologia e a internet para ver opiniões de clientes sobre a qualidade do trabalho do profissional.

Verificar a qualificação e a experiência

Um bom profissional busca aprender sobre o seu trabalho e está sempre se atualizando. Por isso, é importante que ele consiga demonstrar sua qualificação e prove que realmente tem conhecimento sobre o assunto.

É claro que em alguns casos na construção, o profissional aprende na prática e nem sempre tem uma qualificação formal. Nesse caso, pergunte sobre suas experiências e, se for possível, verifique obras executadas por ele.

Oficializar os termos da contratação

Por fim, vale a pena mencionar que é essencial oficializar os termos da contratação. Mesmo que seja uma pessoa conhecida, ou um trabalho de poucos dias, é importante documentar o escopo, a forma de pagamento, o prazo de execução e outros detalhes em um contrato assinado por ambas as partes.

Onde contratar mão de obra de pedreiro e outros profissionais

Além de perguntar diretamente a amigos e conhecidos, existe uma forma mais prática e rápida de encontrar mão de obra de pedreiro e outros profissionais. Graças à internet e ao portal GetNinjas, você tem acesso a milhares de profissionais com poucos cliques.

O que é o GetNinjas

O GetNinjas é uma plataforma de contratação de serviços e pode ser acessada pelo computador ou usando aplicativo para Android ou iOS. A ideia foi colocada em prática em 2011 e desde então só vem crescendo e, atualmente, já é o maior aplicativo para contratação de profissionais da América Latina.

Além da mão de obra de pedreiro, são mais de 200 tipos de serviços disponíveis, mais de 3 mil cidades brasileiras atendidas e mais de 2 milhões de pedidos de serviços ao ano. No GetNinjas, profissionais e clientes se beneficiam de um contato rápido, seguro e prático.

Como funciona

O funcionamento não poderia ser mais simples. Você informa que tipo de serviço precisa e fornece alguns detalhes do projeto, por exemplo, o tipo e o tamanho do imóvel. Você informa também quando precisa executar a obra e pode escrever qualquer outro detalhe que desejar.

Em seguida, os profissionais que atendem na sua região entram em contato. Você receberá até três orçamentos diferentes e pode iniciar a negociação diretamente com eles. Tudo isso, claro, sem nenhum custo para você.

No GetNinjas você encontra não apenas mão de obra de pedreiro, como também vários outros serviços para sua obra ou reforma e até mesmo em outras áreas, como serviços domésticos, eventos, saúde ou aulas.

Arquitetos, engenheiros, pintor, eletricista, e milhares de outros profissionais estão à sua disposição.

Por que o GetNinjas é seguro e prático

Em vez de ter que perguntar a seus conhecidos e entrar em contato com os profissionais, no GetNinjas você é encontrado por eles. Os profissionais que enviam orçamento já sabem da sua demanda e do prazo no qual você quer executar a sua obra ou reforma. Por isso, ao receber os orçamentos você já sabe que eles estão de acordo com estas condições.

Além de toda essa praticidade, o GetNinjas também garante mais segurança para profissionais e clientes. Os profissionais podem ter sua identidade verificada, de forma que você saiba exatamente quem é a pessoa.

O grande diferencial da plataforma é, ainda, a possibilidade de ler avaliações reais dos profissionais listados. De uma só vez, você tem acesso a várias opiniões de quem já contratou e saberá com certeza se o profissional realmente é o que promete. Isso significa mais segurança e menos transtornos para você.

Como você viu, ter mão de obra qualificada e com boas referências é essencial para o sucesso da obra. Se você não quer ter dores de cabeça e gastos extras, certifique-se de contratar mão de obra de pedreiro, pintor, eletricista e outros profissionais da construção que seja de confiança.

Graças ao GetNinjas, essa tarefa ficou mais fácil. Com poucos cliques você faz seu pedido, recebe orçamentos e negocia direto com os profissionais. A qualidade deles é verificada por meio de depoimentos de clientes reais. Acesse o site e encontre seu profissional em tempo recorde!

Gostou das dicas que o Toca Obra trouxe para você? Cadastre seu e-mail em nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro das novidades do nosso blog para sua obra!

Contrate um ninja