A infiltração na parede é um pesadelo que, infelizmente, acomete muitas pessoas. Os locais úmidos como banheiros e cozinhas são os que mais sofrem com o problema, porém não são os únicos.

O melhor é sempre tentar prevenir, mas se a situação já está acontecendo, existem dicas e cuidados que podem te ajudar a tratar a causa e evitar que a infiltração se torne ainda mais grave, trazendo danos significativos ao seu imóvel.

Quer entender melhor essa situação e descobrir como solucionar a infiltração na parede? Continue a leitura e aprenda mais sobre como evitar esse problema!

O que é a infiltração?

A infiltração é o processo pelo qual a água (que pode ser proveniente de chuvas ou de algum vazamento) ou outro líquido atravessa as estruturas do imóvel, o que pode levar a prejuízos e danos estruturais.

Em geral, ela acontece quando a estrutura da superfície não foi impermeabilizada corretamente. Mais do que apenas manchar a parede ou causar bolor, a infiltração, quando não solucionada, pode corroer as armaduras e afetar a estrutura da edificação, levando a problemas bem sérios. Por isso, quando você identificar uma infiltração é preciso corrigir o problema o mais rápido possível.

Lembrando que nem todas as infiltrações surgem imediatamente, como acontece nas coberturas, esquadrias e calhas. Em algumas situações, a manifestação do problema pode levar mais tempo, como no caso da umidade vinda do solo ou de pequenas fissuras e infiltrações nas calhas e rufos.

Então, é sempre importante ficar de olho em alguns sinais de alerta:

  • manchas;
  • rachaduras;
  • danos na pintura;
  • odores diferentes;
  • deterioração de revestimentos;
  • descolamento de pisos;
  • curto circuitos na parte elétrica;
  • poças de água sob pias. 

As trincas na parede também podem causar infiltrações, principalmente quando são acompanhadas de manchas estufadas e estragos na pintura.

As áreas com tijolos aparentes também podem sofrer com as infiltrações, especialmente se o material não for corretamente impermeabilizado, e isso pode ser verificado com o surgimento de manchas.

Infiltração na parede: quais as principais causas?

parede com infiltração
Conhecer as causas da infiltração é importante para solucioná-las

Como dissemos no tópico anterior, encontrar a causa da infiltração na parede é extremamente importante. Afinal, somente assim, você poderá consertar e evitar que o problema volte a acontecer.

Não adianta passar massa corrida e tinta achando que a situação vai se resolver. Se a mancha for causada por infiltração, ela voltará a aparecer e vai ficar cada vez pior, podendo causar sérios danos à estrutura da parede e do imóvel.

São muitas as causas de infiltração na parede. Geralmente o problema acontece quando a parede fica em contato com alguma superfície úmida, como um cano quebrado, a água da chuva que cai diretamente na parede ou o mal posicionamento de uma ou mais telhas jogando água em cima dessa parede.

Vamos ver esses pontos com mais detalhes para não ficar nenhuma dúvida na hora de você identificar e consertar o problema.

Lajes mal impermeabilizadas

As lajes mal impermeabilizadas são uma das maiores causas de infiltrações na parede. Quando a laje de cobertura não recebe o tratamento correto, a água pode percorrer não só a laje, mas outras estruturas, causando vários danos ao imóvel.

Nesse caso, você poderá notar as paredes mofadas, emboloradas, com a pintura descascando e com um aspecto visual bem desagradável.

+ Confira a linha completa de Vedações e Impermeabilizantes no Toca Obra

Chuva na parte externa

Com o tempo, as paredes podem sofrer com rachaduras e fissuras, tanto pelo lado interno como externo da residência. Geralmente, elas estão associadas às movimentações das estruturas, causadas pela variação climática, recalque de fundações ou outros fenômenos.

Quando isso acontece, essas fissuras podem sofrer com a ação das chuvas e se tornar pontos de infiltrações. Como resultado, você notará suas paredes com manchas, bolhas e bolor.

Vigas baldrames e fundações rasas

A falha da impermeabilização na fundação também causa infiltração na parede. Nesse caso o problema será mais visível em épocas de chuva. Isso porque o solo fica mais saturado.

De todos, esse é um dos piores cenários, uma vez que os baldrames estão continuamente em contato com o solo e a umidade, tornando mais difícil resolver a situação. Portanto, você pode perceber que a impermeabilização tem grande importância para evitar esse tipo de infiltração.

Vazamentos em tubulações

Nas paredes onde passam tubos de água e esgoto podem ocorrer vazamentos e, claro, haver infiltrações. Essas conexões podem apresentar falhas que fazem a água vazar diretamente na parede. Nesses casos, é preciso primeiro consertar o vazamento e depois fazer os cuidados nas paredes.

pessoa consertando a torneira
Vazamentos podem causar infiltrações

+ Clique aqui e veja ofertas em tubulações das melhores marcas para sua obra.

Telhas quebradas

Em várias situações, precisamos subir no telhado da nossa casa, como para instalar a TV ou internet. Esses momentos podem causar a quebra de algumas telhas. Com o tempo mais chuvoso, isso pode significar uma infiltração na laje ou nas paredes.

Então, fique sempre atento ao surgimento de goteiras ou outras manchas na parede que demonstram uma possível infiltração. Para resolver o problema, o primeiro passo é consertar as telhas danificadas.

Precisa de telhas extras para consertar seu telhado? Nossa dica é comprar online. No Toca Obra, você pode comprar e receber o produto em casa, ou até mesmo retirar em uma loja próxima à sua casa. Veja aqui

Paredes na divisa do terreno

Muitas pessoas, para ganhar espaço, resolvem construir uma parede na divisa com o terreno do vizinho. O problema é que nem sempre você sabe o que tem do outro lado. Se houver um vazamento, por exemplo, isso pode trazer infiltrações para a sua casa e o conserto vai depender da colaboração do outro morador.

Como resolver o problema de infiltração na parede?

Como você viu, a primeira coisa a se fazer é identificar a causa da infiltração na parede. Depois, basta procurar a melhor solução para resolver cada caso e evitar que o problema volte a acontecer. 

Se a infiltração está sendo causada por vazamentos, é preciso reparar as tubulações e os canos. Isso geralmente envolve a quebra da parede e a substituição do cano.

Nos casos em que o problema está vindo dos muros e paredes de divisa com o vizinho, é preciso conversar com o outro morador e pedir para que ele também tome as providências para realizar a impermeabilização da estrutura da parede.

Para as rachaduras, é necessário trocar o reboco, embolsar, aplicar um impermeabilizante e só depois fazer a pintura. O mais indicado é que o impermeabilizante seja aplicado do lado de fora, assim você evita a penetração de água na parede. Se isso não for possível, aplique o produto do lado de dentro, mas lembrando que essa é uma solução momentânea.

Como prevenir que a infiltração apareça?

A melhor maneira de lidar com a infiltração na parede é impedindo que ela apareça. Para isso, a impermeabilização é de extrema importância e deve ser feita ainda na fase de construção.

No caso das paredes, é possível adicionar aditivos impermeabilizantes na argamassa de reboco. Como são vários os produtos disponíveis nesse segmento, a orientação é sempre conversar antes com o responsável pela sua obra, como engenheiro ou arquiteto.

Esses aditivos são compostos que precisam ser adicionados no momento de preparo da argamassa. Assim, o reboco passa a ter propriedades impermeabilizantes que contribuem para evitar futuras infiltrações.

Para as paredes externas, você pode investir na pintura impermeável ou de base acrílica, que ajudará a oferecer uma proteção extra.

Além das paredes, também é importante lembrar de impermeabilizar outras partes da sua construção. Confira algumas delas:

Lajes

Como você viu, quando a laje não é impermeabilizada, a água pode escoar pela parede e causar infiltrações. É muito importante realizar essa etapa ainda durante a construção, assim você evita futuras infiltrações.

Para a impermeabilização das lajes existem diversos meios, técnicas e materiais adequados. A manta asfáltica, contudo, é uma das mais usadas. Outra opção é o poliéster flexível, ideal para as lajes com circulação de pessoas.

Baldrames

As vigas baldrames também podem ser a causa da infiltração na parede. Por isso, ainda na fase construtiva, você deve se preocupar com a impermeabilização dessas fundações.

A impermeabilização é feita com tinta asfáltica e a superfície deve estar limpa, livre de poeira, óleos e graxas.

Paredes

homem preparando a parede
A preparação correta da parede é importante para evitar infiltrações

Se não foi possível realizar corretamente a impermeabilização das paredes na fase de obra ou se a sua parede já está apresentando infiltração, você precisará seguir alguns passos:

  • retirar toda a pintura e o reboco, deixando a alvenaria exposta;
  • selar todas as fissuras, evitando pontos de percolação de água;
  • adicionar aditivos impermeabilizantes no chapisco;
  • adicionar aditivos impermeabilizantes específicos para argamassa e refazer o reboco;
  • finalizar com a pintura.

Tomar as medidas preventivas é muito importante para diminuir as chances de infiltrações na parede. Além disso, realizar esses procedimentos ainda na fase de obra costuma sair mais barato.

Para se ter uma ideia, os custos com a impermeabilização, quando feita durante a obra, costumam girar em torno dos 2% do valor total da construção. Mas se esses processos forem feitos depois da edificação já pronta, podem chegar a até 10% do valor da obra.

Para que a obra se desenvolva da melhor maneira possível, conte com um profissional especializado. O serviços da Getninjas, parceira do Toca Obra, poderão te auxiliar em todo processo da construção.

Além das paredes, lajes e vigas baldrames, não se esqueça de aplicar o impermeabilizante embaixo dos revestimentos cerâmicos, porcelanatos, cimentícios, amadeirados, de pedra natural ou dos azulejos.

Outra dica é aplicar silicones nas áreas externas das janelas e tomar cuidado na hora de instalar móveis nas paredes, evitando furar os canos.

Também vale a pena investir na aplicação da manta de jardim. Ela auxilia no processo de drenar a água em excesso que costuma causar infiltrações nas paredes, nos muros e nos pisos, principalmente quando o jardim fica muito próximo da construção.

Apesar de todos esses cuidados, os imóveis não estão livres de sofrerem com novas infiltrações, afinal, é possível que ao longo do tempo surjam novas rachaduras nas calhas ou nas lajes ou que um furo atinja um cano acidentalmente.

Por isso, é essencial sempre ficar de olho em todos os pontos da sua casa e realizar uma manutenção periódica, identificando essas situações antes delas se agravarem e provocarem danos à construção.

Como todos esses procedimentos são bastante específicos, se você não tem experiência com construção, o mais indicado é, como já dissemos, procurar por um profissional especializado. O primeiro que deve ser consultado é o pedreiro e só depois o pintor.

Mas isso considerando que você já identificou a causa da infiltração. Se o problema for um vazamento não visível, você terá de chamar um encanador para procurar o local exato do vazamento e realizar o reparo.

Conclusão

Como você viu, a infiltração na parede é um assunto sério que precisa ser revertido rapidamente, pois pode significar problemas e danos graves à construção.

Existem muitas causas relacionadas ao problema – cada uma delas precisa de uma intervenção específica. Contudo, para evitar todas elas, o principal passo é realizar uma ótima impermeabilização ainda na fase de obras para evitar dores de cabeça futuras.

botão encontre nossas ofertas

Gostou deste conteúdo? Já sabe tudo sobre infiltração de parede? Compartilhe nossas dicas com seus amigos nas redes sociais!

Aproveite a oportunidade e assine a Newsletter do Toca Obra, lá você ficará por dentro das melhores e dicas e ofertas para a sua construção.

Contrate um ninja