Para muitos brasileiros, o meio do ano é a cara de São João. Nessa época marcada por muitas festividades regionais, saber como fazer uma decoração de festa junina no quintal é uma ótima forma de reunir amigos e familiares, além de garantir um arraiá repleto de comidas saborosas e muita diversão.

Para deixar o ambiente externo em clima junino, você pode explorar algumas ideias simples e de baixo custo. Confeccionar itens que podem ser utilizados posteriormente também é uma boa opção para dar um toque especial à sua casa.

Para te ajudar nessa tarefa, reunimos algumas dicas para fazer uma decoração de festa junina no quintal com tudo o que não pode faltar para seus convidados. Dê uma olhada! 

O que não pode faltar em uma festa junina de quintal? 

Por ser um evento tradicional que envolve todas as regiões do país, as festas juninas costumam ter muitas variações típicas que alteram alguns pratos, músicas e também a decoração.

Embora essas mudanças ocorram, os principais traços se mantêm. Esse momento do ano é celebrado com um cardápio típico, músicas regionais, danças e uma decoração colorida em meio ao cenário rústico no ambiente. Confira abaixo algumas dicas que preparamos para a sua decoração de festa junina de quintal!

1. Comidas típicas  

Uma mesa vermelha com muitas comidas típicas de festa junina, como a pipoca, bolo de milho e paçoca, separadas entre recipientes amarelos. Na mesa, também há um chapéu de palha e pequenos panos com estampa xadrez que estão dentro de alguns dos recipientes.
Abuse da criatividade para apresentar um cardápio junino ainda mais variado e saboroso. (Foto: Reprodução/Pinterest/Arteria Delavy).

Já definiu a data do arraiá e confirmou a presença dos convidados? Então é hora de preparar o cardápio da sua festa junina, um dos passos mais importantes da comemoração.

Existem diversas opções de comidas que podem ser incluídas no menu. Paçoca, curau, pamonha, bolo de milho, canjica, vinho quente e quentão são algumas das mais típicas. E o segredo para tudo parecer um banquete ainda mais farto e delicioso está na disposição desses alimentos!

Uma ótima dica para arrumar a mesa de pratos típicos da festa junina no quintal é apostar em itens de madeira. Você pode utilizar tábuas de corte para organizar os quitutes e colocar utensílios como colheres de pau ao redor dos alimentos para incrementar o visual.

A toalha de chita ou com estampa xadrez não pode ficar de fora da decoração das mesas, né? Você pode usar a estampa nas mesas de pratos típicos, bebidas e até mesmo nas dos convidados. 

Para organizar as comidas, é interessante dispor os doces menores em pequenas fileiras ou criar figuras simples, como flores, corações e caracóis. Os pratos quentes podem ser mantidos em panelas, mas lembre-se de deixar copos e talheres próximos para facilitar o trabalho dos convidados ao se servirem.

2. Músicas regionais e quadrilha

Um homem de barba, camisa xadrez, gorro vermelho e chapéu de palha sorri enquanto dança com uma mulher de chapéu de palha, camisa xadrez e maquiagem com pequenas marcas pretas em seu rosto, que também está sorridente.
As músicas regionais podem ajudar a embalar danças e a festança dos convidados. (Foto: Reprodução/ Pinterest/ Pitacos e Achados).

Quando pensamos em ideias para festa junina, a formação da quadrilha é uma das primeiras coisas que vêm à cabeça. Por isso, não deixe de criar uma playlist com músicas regionais e coloque uma caixa de som no seu quintal!

Como de costume, as festas de quintal também podem contar com rodas de música, e o violão pode ser um aliado não somente nessas horas, mas também como ornamento decorativo, pois tem tudo a ver com uma decoração de festa junina simples e bem planejada.

Caso a sua casa não tenha espaço para isso, não esquente a cabeça: a sonoplastia junina vai deixar seus convidados envolvidos com o tema. Você também pode criar outros momentos de diversão como sorteios, correio elegante e até mesmo um karaokê junino, deixando a galera muito mais animada.

Faça você mesmo os principais itens juninos para sua festa!

A decoração de festa junina no quintal não exige nenhum tipo de gasto exorbitante. Você pode fazê-la com materiais simples e baratos, vendidos em papelarias, e até mesmo a partir do reaproveitamento de diversos objetos. Para te ajudar, preparamos um guia simples!

1. Monte uma barraca do beijo

Em um fundo branco com fitas coloridas, está uma barraca do beijo feita com papel vermelho e detalhes em branco e rosa, com um recorte de coração que serve como uma janela. Ao centro, está uma mulher com roupa xadrez dentro da barraca, e à esquerda está uma mulher com chapéu de palha e saia, e à direita há uma mulher com vestes em branco e vermelho.
As barracas juninas ajudam a diversificar as atrações do arraiá. (Foto: Reprodução/Pinterest/Matheus Fernandes).

Uma opção criativa para decorar sua festa junina no quintal é montar suas próprias barraquinhas para organizar as atrações. Isso ajuda a trazer uma sensação de que o seu arraiá possui muitos espaços para aproveitar.

Para construir uma barraca sem precisar aumentar o orçamento da festa, preparamos uma alternativa simples para você criar sua própria barraca do beijo:

Materiais

Modo de preparo

Tire a medida do espaço reservado e use-a como base para utilizar os materiais disponíveis. É interessante começar o processo de confecção pela base e só depois montar o teto.

Normalmente, as barracas têm formato quadrado ou retangular. Por isso, você precisa empilhar e colar as caixas de papelão, formando um grande bloco. O ideal é utilizar cola quente para deixar as caixas bem fixas e evitar que elas se soltem com o vento.

Em seguida, monte as colunas que vão segurar o teto da barraca e fixe os tubos de papelão com a cola quente, caso eles estejam em tamanhos menores. Depois de formar dois tubos maiores de mesmo tamanho, prenda estes rolos na base da barraca.

Para formar o teto, pegue a maior folha de papelão desmontada e faça marcações ao meio para dobrá-la. Após isso, cole a parte interna do papelão nas duas colunas.

Por fim, use sua criatividade para fazer o acabamento. Com as folhas de EVA, cubra a barraca do beijo e aproveite o material para criar beijos e corações. 

Sinta-se à vontade para usar outros materiais para deixar sua barraca mais enfeitada, como pedaços de TNT, barbantes com bandeirinhas, etc. 

2. Crie um painel junino 

Em uma estrutura de madeira, está um painel feito com uma toalha de chita e vários itens juninos à sua volta, como chapéus de palha, pipas e bandeirinhas. Logo à frente, está uma mesa com toalha xadrez contendo diversas comidas juninas colocadas em cestos de tamanhos diferentes.
Painéis juninos dão novo ar para as decorações juninas de quintal. (Foto: Reprodução/Pinterest/Tua Casa)

O painel junino é ótimo para mudar o cenário do arraiá. Para montar o seu, não é necessário utilizar mais do que recortes de papel ou itens que você já tinha em casa, como tecidos coloridos ou folhas de papel, por exemplo. Acompanhe um passo a passo:

Materiais

  • Pedaços de papelão ou folhas de cartolina de tamanho desejável;
  • Papel origami em várias cores;
  • Chapéus de palha;
  • Tecidos coloridos, de preferência com estampa de chita;
  • Qualquer tipo de tesoura escolar;
  • 1 cola branca;
  • Tinta guache em várias cores;
  • 1 caneta esferográfica;
  • 1 régua de 30 cm.

Modo de preparo

Para confeccionar seu painel, é preciso criatividade e um bom planejamento. Com antecedência, veja quais materiais estão disponíveis e defina as ilustrações que você deseja criar. Geralmente, painéis juninos possuem figuras típicas, como bandeirinhas, desenhos de fogueiras, sanfoneiros e balões. 

Com isso definido, prepare o plano de fundo do painel. Você pode utilizar tinta guache em papelão ou em materiais que suportam a umidade da tinta.

Então, com uma caneta esferográfica, faça uma demarcação de cada ilustração, posicionando onde cada figura será fixada. Você também pode imprimir desenhos e usá-los como moldes.

Após fazer o rascunho, é hora de criar os recortes e as colagens. Utilize caneta e régua para demarcar as figuras e só depois recorte cada uma delas.

Na etapa de colagem, espalhe bem a cola branca no painel, mas tome cuidado com a quantidade para não enrugar os materiais. Se você for utilizar tecidos ou chapéus de palha, a cola quente pode ser uma alternativa mais fácil e que vai garantir uma fixação mais resistente no painel.

Quando terminar, não esqueça de tirar fotos com seus amigos em frente ao painel e guardar boas lembranças da sua festa junina!

3. Acenda uma fogueira – mesmo que artificial!

Uma fogueira artificial feita com tecidos nas cores típicas do fogo, da lenha e das pedras. Para representar o fogo, os tecidos presentes estão nas cores vermelho, laranja e amarelo. Para a lenha, estão recortes cilíndricos cobertos por tecidos nas cores marrom e marrom-claro, enquanto que para as rochas, foi utilizado um tecido de cor acinzentada.
Uma decoração de festa junina precisa de uma fogueira, mesmo que seja artificial! (Foto: Reprodução/Pinterest/Decor Fácil).

Embora a fogueira seja um item de decoração incrível para a festa junina no quintal, essa nem sempre é uma opção viável. Nesse caso, a dica é construir uma fogueira artificial e com detalhes que podem até ajudar na iluminação do ambiente.

Materiais

  • Papelão, cartolinas ou retalhos de tecido em cor marrom;
  • Papel plástico, cartolina ou tecidos em tons amarelo e laranja.
  • 1 Tesoura;
  • Cola quente (opcional);
  • 1 Pisca-pisca com luzes amarelas.

Modo de preparo

Primeiramente, faça hastes com cerca de 30 centímetros para representar as toras de madeira, utilizando rolos com cartolinas, papelão ou colando retalhos de tecidos em cores terrosas.

Para representar o fogo, pegue os materiais avermelhados e coloque-os no centro da fogueira. Materiais mais finos, como os plásticos, podem ser manuseados para que o fogo fique em um formato mais livre, enquanto a colagem de tecidos permite copiar as ilustrações que imitam as chamas.

Viu só como é possível fazer a decoração da sua festa junina no quintal com alternativas de baixo custo? Se você ficou interessado em comprar alguns itens para montar o seu arraiá, não se preocupe! Aqui no Toca Obra, você encontrará vários itens para te ajudar nessa missão!

Contrate um ninja