No momento de uma nova obra ou de uma reforma, a atenção para projetos hidráulicos deve ser redobrada. Problemas com encanamento de banheiro sempre surgem quando menos esperamos e seus impactos são grandes para tarefas do dia a dia.

Acontecimentos como infiltração ou vazamento de canos podem ter consequências graves a curto e a longo prazo para o imóvel. Para evitar dor de cabeça, projetos bem executados e com materiais de qualidade são essenciais para o bom funcionamento do sistema hidráulico. 

O encanamento do banheiro é responsável pelo transporte, distribuição e escoamento da água limpa e utilizada. Ou seja, possui um papel importante no seu imóvel. Para impedir problemas futuros, uma obra preventiva bem feita é necessária. 

Neste artigo, separamos as melhores informações e dicas para você não passar por situações desagradáveis. Confira a seguir! 

Por que investir em um projeto hidráulico no banheiro?

Assim como em qualquer momento de uma obra, o planejamento é indispensável para a construção de um sistema hidráulico no banheiro. Os detalhes previstos são importantes para diminuir as chances de problemas futuros e garantir conforto durante o uso. 

Um projeto visando o funcionamento perfeito do encanamento de banheiro traz benefícios como sustentabilidade e economia. Além de evitar tantos gastos com problemas que podem surgir, a escolha dos materiais evita o desperdício de água durante todo o processo de distribuição.

Outra vantagem é sempre ter a planta do planejamento em mãos, facilitando futuras reformas ou manutenções. Ter o conhecimento exato de todas as instalações, como e quando foram feitas, ajuda no momento de possíveis restaurações necessárias. Com certeza isso evita muita dor de cabeça, viu?

Um projeto hidráulico bem detalhado e executado proporciona uma economia significativa de dinheiro e tempo de quem está reformando. Sem contar que traz conforto, acessibilidade e melhores condições de uso ao banheiro.

Um banheiro com piso, revestimento e móveis de cores bem claras. É possível ver um gabinete, um vaso sanitário e o box do chuveiro.
Apesar de não ser visível, o projeto hidráulico é o que mantém seu banheiro bonito e funcional.

Consequências de um encanamento de banheiro incorreto

Um sistema hidráulico mal feito pode acarretar diversos problemas. Isso aumenta os  gastos com reparos desnecessários e traz experiências ruins para o dia a dia. Então, é melhor ter um projeto bem executado, né?

Listamos alguns dos desafios mais comuns e dicas de como evitá-los em seu imóvel:

Vazamento de água 

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil e pela Water.org, 2021 foi o terceiro ano consecutivo em que o desperdício de água aumentou. Dentre os principais motivos estão os vazamentos, junto com os erros de leitura dos hidrômetros. 

Vazamentos frequentes também causam infiltrações. Estas, por sua vez, podem manchar suas paredes ou, em casos mais graves, afetar diretamente a construção da propriedade. No caso de prédios residenciais, os danos podem, inclusive, atingir os apartamentos vizinhos e os andares inferiores.

Uma reconstrução da estrutura, visando a segurança dos moradores, pode ser necessária nessa situação. Os custos dessa obra podem ser bem altos, principalmente ao se considerar os consertos nas demais moradias afetadas. 

Independentemente da forma de vazamento d’água, é necessário solucionar o problema o mais rápido possível. Caso seja uma goteira ou algo mais visível, a análise da estrutura do encanamento de banheiro se torna mais fácil para reparos. 

No entanto, se estamos falando de algo interno e oculto, é importante dedicar um tempo maior para a solução. Chame um profissional especializado e garanta um conserto eficiente.

Vasos, pias e ralos entupidos

O escoamento da água utilizada é um passo crucial para ter um encanamento de banheiro que funcione bem. Entretanto, por diversos erros, pias, ralos e vasos podem acabar entupindo e causando danos graves ao seu banheiro

Evite jogar papel higiênico no vaso, lembre-se de retirar fios de cabelo do ralo ou, até mesmo, fazer a barba diretamente na pia. Essas pequenas ações podem causar um acúmulo de resíduos, dificultando a drenagem da água em seu encanamento.

Um ralo de pia de banheiro aparece na imagem. É possível ver a mão de uma pessoa, usando luva de borracha amarela, enquanto esfrega a pia.
Cabelo, pelos, fio dental e pequenos objetos podem causar entupimentos.

Válvula de descarga danificada 

Problemas mais específicos, como na válvula da descarga, precisam de uma atenção maior. Muitas vezes, eles são imperceptíveis. Por isso, o melhor é consultar profissionais para encontrar onde está o erro que causa vazamentos durante o acionamento da válvula. 

O ideal é realizar a troca assim que possível, sempre buscando válvulas de descarga de qualidade. Dessa forma, você evita que o consumo de água seja maior que o necessário, aumentando sua conta de água no fim do mês. 

Problemas na qualidade da água 

Um encanamento de banheiro com problemas também afeta a qualidade da água consumida, sabia? Vazamentos, furos e má instalação podem permitir o contato da água com bactérias e substâncias que a contaminem. Isso prejudica diretamente a saúde dos moradores da residência. 

Faça revisões periódicas com a ajuda de um encanador profissional. E, claro, certifique-se de que o projeto hidráulico está dentro das normas, seja em uma construção ou em uma reforma.

Além disso, um encanamento do banheiro mal feito pode favorecer o acúmulo de matéria orgânica em algumas tubulações, sabia? O mau cheiro que exala dos ralos e atrai a presença daqueles típicos mosquitinhos, são bons exemplos disso. Então, é bom prestar muita atenção na hora de fazer a hidráulica! 

Retorno do esgoto

Este é, provavelmente, o pior dos problemas relacionados ao encanamento do seu banheiro que você pode encontrar. Além de causar um odor horrível, o retorno do esgoto pode causar infecções devido aos resíduos e sujeiras que podem entrar em contato conosco. 

Para evitar essa frustração, fique de olho nos sinais. Se a água começar a demorar para escoar, o mau cheiro se fará presente. Verifique se não há algum cano entupido. Nesse caso, um desentupidor é a solução mais prática e rápida.

Uma pia de banheiro, com uma pessoa vestindo macacão descartável e luvas azuis. A pessoa se apoia na pia.
O retorno do esgoto pode ser percebido pelo olfato.

5 dicas práticas para evitar problemas

Manutenção e prevenção são peças-chave para um encanamento de banheiro duradouro. Por isso, é fundamental que você se atente a alguns aspectos: 

1. Elabore um projeto hidráulico para banheiro

Logo no início da construção de um imóvel, ou em momentos de reforma, invista tempo para estruturar um bom projeto hidráulico. Caso você tenha adquirido um imóvel antigo, será necessário fazer a troca completa da rede hidráulica.

Os materiais utilizados no passado para fazer o encanamento, como canos de cobre, por exemplo, podem contaminar a água e causar doenças. Além disso, as normas técnicas para construção do sistema hidráulico eram bem diferentes, ou até inexistentes. 

Ao elaborá-lo, lembre-se que essa é uma parte essencial da estrutura do imóvel. É através dele que serão definidos os pontos de abastecimento e distribuição de uma propriedade. A contratação de especialistas da área vai evitar muitas dores de cabeça nessa hora.

2. Peça ajuda a profissionais especializados

Quando se trata de encanamento de banheiro, todos os conhecimentos são mais técnicos e específicos. Até pode ser que você ou alguém da sua casa descubra o problema. No entanto, quando for colocar a mão na massa, o ideal é chamar algum especialista no assunto. 

Isso evita que a condição do seu banheiro se agrave, com erros de execução e finalização. Além disso, o profissional poderá te dar dicas dos melhores equipamentos e modos de uso para não haver um retrabalho da parte dele. Assim, você pode economizar e evitar uma grande dor de cabeça.

3. Atenção com a caixa d’água 

Muitas vezes, a base do problema pode estar onde nem conseguimos enxergar. A caixa d’água tem um papel importante para toda a distribuição de água no imóvel.

No banheiro, ela pode causar baixa pressão de água, facilitando entupimentos e desconforto na hora do banho, por exemplo. Em certos casos, você vai precisar instalar um chuveiro pressurizado ou comprar um pressurizador separado.

No momento de uma reforma ou instalação, pesquise e pergunte ao profissional quais são as melhores opções do mercado, visando o maior custo-benefício. Lembre-se de instalar a caixa em uma altura compatível ao nível de pressão ideal para a sua residência, combinado? 

4. Faça uma checklist com os problemas que quer evitar 

Pensando em tudo que está ligado ao encanamento de banheiro, revise os problemas mais comuns e todos os possíveis erros que podem ser cometidos durante sua instalação. Converse com o profissional responsável para não deixar passar nada. 

Depois, faça uma lista e passe tópico por tópico, garantindo que aqueles problemas serão de baixo risco para o seu imóvel. Isso ajuda você a não se esquecer de nada e diminui as chances de futuras reformas e manutenções.

É possível ver o conjunto de torneira e ducha de uma banheira.
Procure se prevenir contra os problemas, não remediá-los.

5. Utilize materiais de qualidade

O encanamento precisa atender rígidos padrões de qualidade. Além de ser utilizado com muita frequência, ele também interfere na segurança e na saúde dos usuários. Sendo assim, pesquisar e utilizar somente materiais de qualidade traz muitas vantagens

Investir em produtos mais resistentes garante uma durabilidade muito maior do sistema hidráulico da casa. O retorno é garantido a longo prazo, com menos reformas e custos de manutenção. 

No Toca Obra, você encontra todos os produtos que precisa para garantir um projeto hidráulico completo para o seu imóvel e sem sair de casa! Tudo para que o encanamento do seu banheiro seja o melhor possível!

Está construindo ou reformando e deseja comprar os melhores produtos para seu encanamento de banheiro? Acesse o Toca Obra e encontre tudo que você precisa para esse projeto!

Contrate um ninja