Quando falamos de modernidade, a primeira coisa que passa em nossa cabeça são as cidades, cada vez mais povoadas e com um ambiente formado pelas famosas selvas de pedra. Para fugir desse cenário de caos e poluição, muitas pessoas já estão correndo atrás do estilo urban jungle para a decoração de suas casas.

Em tradução livre, a “selva urbana” é uma tendência que busca um olhar atento sobre os elementos da natureza, trazendo inspirações e materiais para dentro de cada ambiente do seu lar.

Com esse estilo, a escolha de plantas, móveis e paleta de cores guiam toda a decoração da casa. Para isso, é necessário usar sua criatividade e buscar inspirações para deixar o ambiente harmônico com as peças decorativas e as plantinhas, criando um visual aconchegante que pode melhorar sua rotina. 

Está pensando em transformar a decoração da sua casa? Saiba mais sobre os detalhes do urban jungle e entenda porque esse estilo é o mais novo queridinho do momento! 

Mas afinal, o que é o Urban jungle

Um ambiente com paredes brancas e muita claridade, com diversas plantas dispostas ao chão e em prateleiras, seguindo o conceito estético proposto pelo urban jungle.
O urban jungle é cada vez mais uma tendência decorativa. (Foto: Reprodução/Pinterest/Casa Vogue).

Com as redes sociais, diversas ideias de decoração têm sido espalhadas por arquitetos, decoradores e influencers com facilidade. Entre as opções mais ousadas que fogem das arrumações tradicionais, está o urban jungle, um estilo bem aceito principalmente por jovens adultos.

Embora já tenha surgido há um bom tempo, esse conceito de decoração tem ficado cada vez mais popular através de postagens nas mídias sociais de usuários, demonstrando dicas de reforma e de como tornar o ambiente interno mais vivo e sofisticado.

A ideia por trás de tudo isso é simples: trazer elementos que remetam à natureza para os espaços internos da casa, com uma decoração repleta de plantas apropriadas para o local, móveis em diferentes proporções, papéis de parede ou tintas com cores marcantes, além de itens decorativos diversificados. 

E a melhor parte dessa decoração é que o urban jungle pode ser implementado em qualquer residência, independentemente do tamanho. Por ser um movimento versátil e que permite muitas adaptações, você também pode reaproveitar diversos itens e seguir esse estilo sem pesar no bolso!

Quando apostar no Urban jungle?

 Em um ambiente com claridade diurna, há várias plantas dispostas em diferentes vasos, em volta de cadeiras brancas, quadros e prateleiras.
Ter uma selva em casa é a grande aposta para quem deseja se livrar do estresse. (Foto: Reprodução/Pinterest/The Venue Report).

Apesar de ser uma excelente aposta para a decoração, o urban jungle não é a melhor opção para todos os perfis e gostos, além de exigir uma certa dedicação diária para cuidar da necessidade das plantas.

As plantas artificiais, por exemplo, são ótimas pedidas para quem viaja muito e não tem ninguém para regar as plantinhas e verificar a saúde das folhagens, ou para quem não tem disposição para cuidar diariamente das plantas, mas ainda quer aproveitar este estilo.

Em seu puro estado, o urban jungle é capaz de ter mais do que um repertório de ideias decorativas e ser um verdadeiro estilo de vida. 

Para quem gosta, realizar a manutenção deste tipo de ambiente pode causar efeitos terapêuticos. Isso porque os cuidados com as plantas e o contato direto com um espaço mais verde gera bem-estar e pode até prevenir casos de burnout para quem possui uma rotina exaustiva.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que o urban jungle é uma boa aposta para quem mora em regiões urbanas com uma área verde muito pequena ou inexistente. Nesses casos, as plantas vão ajudar na qualidade do ar, trazendo um espaço mais fresco e com menos peso da poluição que bem conhecemos.

Como trazer o Urban jungle para sua casa?

Agora que você sabe das principais características do urban jungle, que tal aprender um pouco mais sobre como trazer essa decoração para sua casa? Dê uma olhada nas dicas que preparamos para você!

Planeje a escolha das plantas e onde colocá-las

Um ambiente composto por uma parede branca e plantas dispostas em vasos com ornamentos distintos.
Trazer uma urban jungle para sua casa exige um bom planejamento na decoração. (Foto: Reprodução/Pinterest/Pergunte ao Agrônomo).

Criar uma decoração verde não significa simplesmente pegar qualquer plantinha e colocá-la dentro de casa. Assim como em toda boa decoração, é preciso criar um esboço de como você imagina o espaço e como cada elemento vai se encaixar nele. 

Nesse sentido, o primeiro passo a se fazer é analisar quais tipos de plantas se encaixam melhor na decoração. Para isso, lembre-se de considerar a claridade, ventilação e as demais condições climáticas que fazem parte de sua casa. 

Geralmente, fazer uma urban jungle é mais fácil em espaços que são mais iluminados e que possuem uma boa ventilação, mas isso não impede que essa decoração seja feita em casas com mais sombras, afinal, algumas espécies precisam de menos incidência solar do que outras.

Entre algumas das espécies que não dependem de muita luz do sol para crescerem fortes e bonitas, contando apenas com a abertura da janela e das cortinas, estão:

  • samambaias;
  • cactos;
  • suculentas;
  • zamioculcas;
  • costelas-de-Adão.

Já para espécies que suportam espaços que recebem mais claridade, podemos citar muitos tipos de flores ou plantas, como por exemplo:

  • orquídeas;
  • açucenas;
  • petúnias;
  • surfinia;
  • lança de São Jorge;

Disponha as plantas em diferentes níveis de altura

Diversas plantas estão dentro de vasos dispostos entre caixotes de madeira, em um cenário composto por uma parede branca e um piso laminado.
Colocar as plantas em diferentes ângulos ajuda a resgatar a dinâmica de uma selva. (Foto: Reprodução/Pinterest/Casa e Festa).

Diferente dos estilos de decoração que prezam por uma estética baseada na simetria, o urban jungle tem como proposta trazer um visual semelhante ao de uma floresta. Por isso, coloque as plantas em diferentes instalações e alturas, utilizando vasos em diferentes tamanhos, prateleiras, cordas e ganchos. 

O jardim vertical também pode ser o grande charme em sua decoração, sendo o queridinho até mesmo para quem conta com ambientes pouco espaçosos, mas que ainda quer trazer um cenário com elementos naturais. Alguns jardins verticais chegam a preencher uma parede inteira, agregando muito ao resultado final.  

Invista em itens de decoração que combinem a natureza

À frente de uma parede em tom verde-claro, há uma estante preta com vários ornamentos decorativos, como quadros e vasos de porcelana, além de plantas dispostas em diferentes vasos e níveis de altura.
Uma bela decoração com plantas também deve contar com itens decorativos variados. (Foto: Reprodução/Pinterest/Vertical Garden).

Para esse conceito decorativo, é interessante incrementar outros objetos que casem com um cenário natural. Por isso, sinta-se livre para utilizar quadros, ilustrações, pequenas estátuas, vasos e peças artesanais em geral.

Vale lembrar que a sustentabilidade é um tema muito pertinente, sobretudo para quem adota esse estilo em seu lar. Então, uma dica valiosa é reaproveitar peças e transformá-las em objetos de decoração, sendo uma opção barata para compor o visual e dar um toque único aos diferentes espaços internos da casa.

Como o plano de fundo é capaz de criar diferentes contrastes e valorizar ainda mais os itens de decoração, uma boa ideia é renovar a pintura da casa ou adicionar papéis de parede com cores mais vivas, apostando em cores vibrantes ou até mesmo no bom e clássico verde em seus mais diferentes tons oferecidos.

Tenha as ferramentas necessárias para os cuidados diários

Em cima de um tecido em cor bege, está uma pessoa que manuseia um vaso de planta, próximo a outros vasos e ferramentas de cuidados de jardinagens, como um garfo, espátula, regador, e também sacos de terra.
Para garantir a saúde de suas plantas, conte com ferramentas que facilitem seus cuidados.

Sabemos que todo ser vivo precisa de muito cuidado, e com uma selva urbana em sua casa, é preciso realizar com praticidade tarefas diárias como regar, replantar ou então aparar as folhas de suas plantas.

Sendo assim, invista em produtos de qualidade para realizar essas atividades, prezando pela praticidade e durabilidade das ferramentas. 

Entre alguns dos produtos essenciais para a manutenção de uma decoração urban jungle, estão:

Aqui no Toca Obra, você encontra os mais diversos produtos para te ajudar a inovar na decoração da sua casa com a estética proposta pelo urban jungle. Acesse nosso site e compre o que você precisa

Contrate um ninja