Itens decorativos que unem o útil ao agradável são ótimas pedidas para deixar a casa bonita e funcional. Não é à toa que a decoração com espelhos tem ganhado cada vez mais espaço em todos os lares, independentemente do estilo. 

Instalar espelhos ajuda a transformar o cômodo de uma forma bem fácil. Com eles, é possível criar espaços mais aconchegantes, funcionais, elegantes e até mesmo divertidos. 

Quer saber como adotar a decoração com espelhos na sua casa? Separamos algumas dicas e ideias de composições que vão te ajudar a transformar os espaços do seu lar. Confira a seguir! 

Qual é o tipo de espelho ideal para cada cômodo?

Antigamente, os espelhos eram encontrados somente em banheiros ou locais em que eram utilizados de maneira prática, como os quartos. Porém, isso mudou bastante e hoje eles podem ser instalados em qualquer cômodo. 

Existem diversos tipos de espelhos no mercado. Alguns são mais recomendados para a sala de estar, outros combinam mais com o banheiro, por exemplo. Veja quais se encaixam melhor em cada ambiente! 

Sala de estar 

Uma sala de estar, com rack preto e um aparador de madeira em frente a um espelho do chão ao teto aparece na imagem. Ela é uma das inspirações de decoração com espelho.
Espelhos que pegam a parede toda são ótimas opções para a sala de estar. (Foto: Reprodução/Pinterest/Tua Casa)

A sala de estar é um espaço de convívio feito para passar tempo com a família ou receber visitas, então pede muito conforto. Utilizar espelhos decorativos nesse ambiente ajuda a trazer mais profundidade e faz o cômodo parecer mais amplo. 

Existem diferentes tipos de espelhos que podem se encaixar bem nesse espaço. A primeira alternativa são os espelhos grandes que vão do chão ao teto e podem cobrir uma parede inteira. Apoiar um espelho alto no piso sem precisar de parafusá-lo à parede também é uma ótima opção!

Outra boa escolha é criar composições com diversos espelhos quadrados, redondos ou hexagonais. Você pode deixar a criatividade bem livre e montar uma linda moldura com as peças.

Quartos 

Um quarto com paredes brancas e detalhes dourados, com luminárias acessas e dois espelhos acoplados às portas de um armário pequeno, em frente a uma cama de casal coberta com lençol na cor roxa.
Além de ajudar na decoração, instalar espelhos nos quartos deixa as atividades diárias mais funcionais.

Em espaços que demandam mais praticidade, como os quartos, é interessante usar espelhos verticais e de corpo inteiro. Aqui, é importante priorizar a funcionalidade do objeto, combinado?

Para otimizar o espaço, a dica é instalar espelhos nas portas de armários ou ao lado da cama. Com isso, além de facilitar o momento de escolher a roupa, arrumar o cabelo, fazer a make, etc., você também aumenta a luminosidade do ambiente.

Caso queira uma proposta com mais cara de decoração, é possível instalar quadros ou molduras espelhadas na parede acima da cabeceira da cama. 

Para deixar o dormitório com um ar mais delicado, vale criar composições com alguns espelhos redondos, por exemplo. E se você deseja um toque mais maduro na decoração, vale instalar uma peça grande na horizontal.

Banheiros

Nesta imagem, é exibido uma parte de um banheiro com paredes brancas. À esquerda, há uma porta preta com uma faixa prateada ao centro, e à direita, há um armário preto com espelho e uma pia branca abaixo.
Em banheiros pequenos, espelhos acoplados em armários são boas alternativas para otimizar e decorar o espaço.

Procurar por seu reflexo em banheiros ou lavabos já é uma força do hábito, certo? Então, a dica para não errar na decoração com espelho nesses ambientes é buscar equilíbrio ao utilizar peças deslumbrantes, mas que também entregam funcionalidade. 

É interessante instalar modelos que possuem prateleiras acopladas ou armários pequenos. Assim, você pode aproveitar o espaço para guardar itens como escovas de dentes, hidratantes, sabonetes, etc. 

Outra opção cada vez mais popular é o espelho redondo com alça. Super democrático, você pode instalá-lo acima da pia ou da bancada. Além de prático, esse tipo de espelho traz um tom moderno, sobretudo, para banheiros pequenos. 

Cozinhas

Em uma cozinha com armários na cor bege, há uma cristaleira com portas espelhadas, uma das dicas de decoração com espelho para o cômodo. Além disso, é possível ver uma geladeira, forno e fogão de inox.
Cozinhas com ornamentos espelhados possuem um toque de sofisticação e modernidade. (Foto: Reprodução/Pinterest/Tua Casa)

Refinar um cômodo como a cozinha através das técnicas de decoração com espelho tornou-se mais comum nos últimos anos. Como esses espaços estão cada vez menores nos projetos, os espelhos são usados para trazer mais luminosidade, aumentar a sensação de amplitude e proporcionar conforto.

É possível complementar a decoração com eletrodomésticos espelhados ou metalizados, como as geladeiras de inox e fornos com portas que exibem reflexos. Além disso, recomenda-se utilizar espelhos em portas de armários ou em locais que não estejam acima do fogão para evitar camadas de gorduras.

Corredores e hall de entrada

Em uma parede de cor bege, encontra-se um espelho de formato geométrico irregular. Abaixo dele, há um pequeno armário de cor terrosa com peças decorativas em sua superfície, como um abajur, uma escultura de um rosto humano e uma flor em um recipiente de vidro.
Em espaços menores, os espelhos podem ser usados para impressionar como ornamento.

Por serem áreas mais estreitas e de pouca convivência, nesses espaços é interessante ser ainda mais criativo na hora de montar a decoração com espelhos. Você pode optar por formas mais clássicas, como espelhos altos ou uma parede inteira, ou instalar peças mais ousadas.

Alguns exemplos clássicos de decoração utilizam espelhos grandes com molduras de quadros, ou até espelhos que imitam janelas. A escolha desses ornamentos pode impactar positivamente seus convidados, que terão contato com o design da sua casa logo na entrada.

4 inspirações de decoração com espelho para testar 

Agora que você já sabe quais são os melhores formatos de espelho para cada cômodo, que tal testar algumas combinações? Dê uma olhada em algumas inspirações que separamos para você! 

1. Mosaico de espelhos

Em uma parede de cor marrom, estão vários espelhos circulares de tamanhos variados. Abaixo, está um sofá com almofadas e estofado branco. À frente, está uma mesa de madeira com dois pássaros de escultura como decoração.
Seja qual for o estilo do mosaico de espelhos, a precisão é importante no momento da instalação.(Foto: Reprodução/Pinterest/Decor Magnus).

O primeiro passo para testar a ideia do mosaico de espelhos é pegar um papel e desenhar como você imagina a parede com os espelhos. Você também pode comprar várias unidades de espelhos menores, do mesmo formato, e tentar posicioná-los no local de instalação para pré-visualizar o resultado desejado.

Antes da instalação, meça os espaços entre cada um deles e marque, com fita crepe, onde cada espelho ficará. Essa atitude facilita bastante a montagem e evita erros.  

O mosaico de espelhos combina muito com os espaços internos da casa e possui muitas variações decorativas. Por isso, é importante pesquisar bastante antes de pôr a mão na massa, viu?

2. Espelhos soltos e apoiados

Em uma sala branca e com muita luminosidade, encontra-se um pequeno rack de madeira à esquerda com uma televisão acima, uma cadeira de fitas de madeira com design artesanal ao lado, e um espelho apoiado ao chão ao lado de duas janelas amplas.
É possível usar objetos de tamanho similar para testar como os espelhos vão ficar na decoração.

Uma decoração que usa espelhos soltos e apoiados nas paredes ou em mobílias é muito bem-vinda nos quartos, salas e em corredores. Porém, antes de escolher a composição é necessário ponderar entre o belo e o funcional.

Para economizar e não se arrepender depois, é possível testar como o espelho ficaria no espaço ao sustentar um objeto de tamanho similar, como um recorte de papelão ou livros de capa dura. Assim, você consegue visualizar a proporção do objeto e da parede, por exemplo.

Outra ideia econômica é comprar as peças separadas. Investir em uma mesa e em um espelho para apoiar na mobília, em vez de comprar um móvel já espelhado, permite separá-los facilmente se o resultado não ficar como o esperado.

3. Espelhos com moldura 

Em uma parede branca com plantas ao redor, está um espelho provençal com moldura dourada. Abaixo, é possível ver uma mesa de madeira com objetos decorativos, como velas, recipientes brancos e um abajur.
Espelhos com moldura são ótima alternativa para uma decoração vintage. (Foto: Reprodução/Pinterest/Mademoiselle Cosy)

Essa decoração é a queridinha de muitas pessoas, pois transmite um ar sofisticado  para residências e comércios. 

Para testá-la, você pode comprar molduras separadas e colocar em volta de espelhos já instalados. Também é possível comprar um dos diversos modelos de espelhos já emoldurados disponíveis no mercado. 

Quando o assunto é decoração, o estilo vintage sempre se apresenta como uma alternativa para quem quer transmitir um ar de maturidade na estética da casa. Se você gosta desse visual, espelhos com molduras são uma ótima escolha para complementar a arrumação de quartos e salas. 

4. Espelhos com luz de LED

Nesta imagem, há um pequeno banheiro com elementos de cor branca e um espelho redondo à esquerda, acima de uma pia. Este espelho tem luzes de LED em sua borda, a fim de representar uma ideia de decoração com espelho ao fazer o uso da luz de LED.
Assim como em salões de beleza, espelhos iluminados se tornaram tendência nas residências.

A luz de LED no espelho, tanto na frente como atrás, valoriza a decoração e é muito utilizada em projetos de design de interiores. Geralmente, são instaladas fitas de LED, ou spots de luz, em volta da peça. 

Esse formato deixa o ambiente mais aconchegante por oferecer uma iluminação personalizada. Ao mesmo tempo, o espelho com LED dá um toque de modernidade na decoração das salas, banheiros e quartos.

Como emitem luz branca direta, a luz dos espelhos com LED na parte da frente é ótima para fazer a maquiagem e evitar distorções de cores. Então, as peças são uma ótima pedida para instalar acima de penteadeiras, nos banheiros e quartos.  

Já decidiu qual espelho vai incluir na decoração da sua casa? Aproveite as nossas dicas e escolha os melhores modelos de espelhos disponíveis para deixar seu espaço em harmonia e com seu estilo! 

Contrate um ninja