Seja para receber alguns amigos ou quando a mente precisa dar uma arejada, ter uma área externa bem estruturada tem suas vantagens. Mas, para que essas sejam aproveitadas, é crucial ter uma boa disposição de objetos no ambiente, garantindo que a decoração traga conforto, leveza e boa usabilidade. Se você está quebrando a cabeça sobre como arrumar a sua, chegou a hora de parar. Nesse artigo preparamos 8 ideias coringas sobre decoração de áreas externas para te ajudar. Confira a seguir! 

A decoração é a voz do ambiente

Quando efetuamos a disposição de objetos em um local, temos que ter em mente que esse tipo de organização carrega uma mensagem em si, que será passada a quem frequentá-lo. Por isso, é essencial saber fazer uma boa combinação, ainda que minimamente, do ambiente com a decoração, de modo que se garanta que as sensações provocadas sejam sempre positivas, como bem-estar, leveza, aconchego e calma.

Ao falarmos de área externa, o desafio é ainda maior quando se trata de decoração. Inclusive, muitos até esquecem que ela existe e deixam de qualquer jeito, o que obviamente não traz uma boa experiência a longo prazo. E, os motivos para tal feito são os mais variados: “os objetos são caros”, “fica no externo e pode estragar fácil”, “não uso muito, então não tem porque ajeitar”, enfim, é desculpa que não acaba mais. 

Mas, se pararmos para pensar, se você não arrumar sua área externa de modo agradável, consequentemente, pode não querer aproveitá-la por mais tempo mesmo. Os móveis podem ser mais caros, entretanto, é justamente para que resistam aos danos naturais provocados pelo clima, ou seja, é um investimento a longo prazo. E, se são fabricados com foco em resistência, terão uma durabilidade ainda maior para que você possa aproveitar. Então, chega de falar sobre empecilhos e vamos às dicas! 

1. Cuidado com onde pisa

Se você pretende ter um espaço externo com algum local em alvenaria, como calçadas, churrasqueira ou lounge, precisará escolher um revestimento para dar acabamento. 

Destacamos aqui o cuidado ao fazer essa seleção, pois, por se tratar de um ambiente exterior que poderá ser facilmente molhado, devido a chuvas e vendavais, é essencial escolher um piso que traga segurança para transitar nessas condições. Priorize os modelos com características antiderrapantes, como pisos em cimento, cerâmicas e porcelanatos que possuam ranhuras em alto relevo, pedras naturais, decks de madeira ou piso em concreto estampado.

2. Área externa colorida

Muitos podem pensar que basta o verde de algumas plantas para colorir uma área externa. Não vamos negar, conforme a espécie colocada, a atmosfera melhora consideravelmente. Aposte em algumas espécies de folhagens como pata-de-elefante, moreia e espada-de-são-jorge. E, para contrastar com o verde, coloque algumas plantas de floração, como estrelícia, bela-emília e jasmim. 

Pintar as paredes com colorações complementares ao verde e aos tons dos móveis é uma ótima opção. Revestimentos, estampados ou não, também agregam muito no visual. E, é claro, os adornos como mantas, vasos e enfeites de jardim, também podem atuar como destaques de cores também. 

3. Conforto para descansar

Para que você possa aproveitar consideravelmente sua área externa, escolher bons móveis é essencial, afinal, quanto mais confortável for, melhor será o seu momento de relaxar. Sofás, puffs, cadeiras, bancos e até mesmo redes! As opções são as mais diversas e os preços também. Lembre-se apenas de ficar atento à resistência do material conforme onde ele for disposto. 

E, por falar em disposição, organize os móveis de modo que você consiga transitar tranquilamente pelo ambiente, principalmente se o espaço for pequeno. Também, adeque a sua rotina, por exemplo, se você pretende utilizar o ambiente para fazer exercícios, deixe um pouco mais de espaço livre.

Ainda, se você quer transformar seu espaço exterior em um local para socializar, invista em mesas com cadeiras  principalmente se tiver uma churrasqueira. Caso o espaço seja limitado, os modelos dobráveis podem ser uma ótima opção, já que podem ser alocados conforme a necessidade.

4. Que se faça a luz

Muitos associam a área externa ao sol, aproveitando-a somente durante o dia. Entretanto, para dias calorosos e ocasiões especiais, utilizar o ambiente durante a noite pode ser uma ótima pedida também. Pois, conforme o modelo e a potência da luz escolhida, o ambiente pode ficar mais charmoso, confortável ou intimista. Para isso, invista em uma boa iluminação exterior, como postes de jardim, arandelas, luminárias e varal de lâmpadas. Atente-se apenas para escolher modelos econômicos e mais sustentáveis.

5. Almofadas coringas

Ter diversas almofadas na área externa é uma escolha que só traz vantagens. Além de te salvar caso você receba muitos convidados, tendo uma opção para que não precisem sentar diretamente no chão, elas também são ótimas opções para os momentos de descanso. Se você quiser deitar numa rede, sofá, banco ou grama, pode utilizá-las como apoio de para a cabeça, proporcionando maior conforto. 

Cuidado apenas com o tecido escolhido, priorize os impermeáveis para que durem mais. E, é claro, conforme a estampa ou modelo escolhido, elas transformam totalmente o visual do ambiente. Então, busque aquela que melhor se adapta ao seu objetivo de decoração.

6. O verde que traz frescor

Ter plantas no espaço exterior de casa, seja com vasos ou jardim, proporcionam uma atmosfera muito mais leve e agradável. Além disso, elas são ótimas para manter o ambiente mais fresco em dias quentes, funcionando como uma espécie de ar condicionado natural. Por isso, não deixe de inserir um pouquinho de vegetação no seu local de descanso. E, caso esteja inspirado, por que não um jardim vertical? 

7. Atenção a exposição solar

Para que você possa curtir seu espaço sem correr riscos de acabar se queimando ou pegando insolação por ficar exposto diretamente ao sol por muito tempo, invista em uma cobertura onde você possa se abrigar. Telhados em policarbonato, coberturas vinílicas ou de vidros, e, telhas em cerâmica ou fibrocimento, se destacam nesse quesito.  

Caso a grana esteja curta para um telhado, tendas montáveis e guardas-sóis são uma ótima opção para aproveitar os dias quentes com segurança.

8. Algumas pedras no caminho por um bom motivo

Colocar pedras na área externa, especialmente em casas, é uma excelente solução para evitar grandes poças, já que são ótimas drenadoras de água. Também, são uma opção mais em conta para fazer caminhos no jardim no lugar da calçada, servindo como delimitadoras de ambiente.  

Viu só, com opções simples é possível deixar seu cantinho externo bem aconchegante e funcional. Não deixe de colocar essas 8 ideias em prática aí na sua casa. 

Alguns itens dessa lista podem ser encontrados no Toca Obra, que tal dar uma olhadinha no Toca Obra e conferir os precinhos especiais que tem por lá! 

Contrate um ninja