A cozinha americana planejada certamente é uma das soluções mais “queridinhas” das obras e reformas de casas e apartamentos. Ela é planejada segundo o modelo que integra a cozinha e uma das salas – a de estar ou de jantar (ou até mesmo ambas). 

Duas das sensações proporcionadas por esta disposição dos cômodos são a de uma maior amplitude no ambiente e do favorecimento de  um clima de descontração. Essas são, geralmente, as melhores partes de se ter uma cozinha americana planejada.

Você já viu uma cozinha assim? A partir de agora você vai entender melhor como planejar e dimensionar a decoração desse ambiente com a ajuda do Toca Obra, além de ver alguns exemplos bem legais de cozinhas americanas:

Cozinha americana planejada com integração ao ambiente da mesa de jantar

Para casas ou apartamentos menores, é possível estender o balcão e utilizá-lo como apoio para as refeições, confira:

Como podemos ver,  utilizar a mesa ou o balcão como o elemento de separação entre o ambiente da cozinha e da sala, é uma ótima escolha.

Independente de qual seja sua escolha, é muito importante se atentar às medidas desse ambiente. Pensando em como lhe ajudar nessa jornada de adaptação da sua casa, separamos dicas sobre algumas medidas que você precisa conhecer para ter a sua cozinha americana planejada funcionando a todo vapor! Vamos lá?

Quais as medidas ideais do balcão?

Qual deve ser a altura do balcão da cozinha americana? Se a construtora entregou apenas uma parede como divisória, qual deve ser a largura e a profundidade da bancada?

Essa medidas dependem muito das suas pretensões para a sua cozinha americana planejada. Você pode ter um balcão de cozinha alto que seja confortável para interagir tanto em pé, como sentado em banquetas altas. Ou, você pode preferir o mesmo conforto de se sentar à mesa de jantar, em cadeiras ou banquetas de medida padrão para essa situação.

Precisa de um arquiteto para ajudar a planejar sua cozinha? O GetNinjas possui diversos profissionais de qualidade. Peça um orçamento grátis e escolha a opção ideal para você!

1. Medidas para bancada alta

Se você prefere um balcão mais alto, o recomendado é que a altura do balcão seja de 110cm, e que sejam utilizadas banquetas altas. As imagens abaixo ilustram bem  essa tipologia. 

Além disso, a largura do balcão, ou seja, o local onde você irá apoiar os utensílios de mesa, pratos, etc, deverá ser de 40 cm. Deve ser respeitado um espaço para as pernas, de 25cm, para que possa haver uma utilização confortável do balcão, enquanto a pessoa estiver sentada.

ilustração das medidas de uma bancada em uma cozinha americana planejada
ilustração das medidas de um balcão alto em uma cozinha americana planejada

2. Medidas para bancada mais baixa

Se você prefere a ideia de ter um balcão da mesma altura de uma mesa na sua cozinha americana planejada, permitindo que as pessoas sentem tal como em uma mesa comum de jantar, as medidas são um pouco diferentes.

Neste caso, a altura recomendada é de 75cm, com um espaço abaixo para as pernas de, no mínimo, 25 cm. A profundidade da bancada pode ser a mesma utilizada no caso do balcão alto, no mínimo 40cm. 

Estas dimensões são suficientes para utilizar um jogo americano. Mas, se você quer mais espaço à mesa, as medidas podem ser aumentadas.

O esquema abaixo ilustra as medidas para o balcão mais baixo, confira:

ilustração das medidas da bancada em uma cozinha americana planejada
ilustração das medidas de um balcão baixo em uma cozinha americana planejada

Em ambos os casos é preciso respeitar uma largura mínima de 60cm por pessoa. Você não quer seus convidados encostando um no outro enquanto fazem sua refeição, não é mesmo?

Medidas para poder transitar na cozinha sem problemas

Em uma boa cozinha americana planejada, sempre haverá uma circulação a ser considerada em volta do elemento de integração (o balcão, ou a mesa). Veja os exemplos abaixo e identifique a situação que se adequa ao seu ambiente:

1. Cozinha com apenas uma bancada de serviço

Este é o caso em que a bancada que integra a cozinha à sala é utilizada apenas como apoio. Nesse caso, a circulação mínima da área interna entre a bancada e a cozinha deve ser de, no mínimo, 80 cm. Veja a ilustração abaixo:

ilustração das medidas de uma bancada de atividades em uma cozinha americana planejada

2. Cozinha com duas bancadas de atividades paralelas

Este é o caso em que a bancada da pia ou bancada de apoio para preparo de alimentos se integra com o balcão. Aqui, a circulação deve ser um pouco maior, para permitir a realização das atividades na cozinha com maior conforto. 

Para uma boa cozinha americana planejada, é importante respeitar um espaço de circulação mínimo de 120cm entre as duas bancadas, como mostrado na ilustração abaixo:

ilustração das medidas de bancadas de atividades em uma cozinha americana planejada

Qual deve ser a posição de pendentes e armários?

Valorizar a iluminação sobre a bancada da cozinha americana planejada, reforça a integração dos ambientes porque dá destaque ao elemento responsável pela integração, e não aos ambientes de forma separada.

Os armários, por sua vez, são mais funcionais por aumentar a capacidade de armazenamento. As prateleiras também são uma boa alternativa para equilibrar a solução funcional e manter o destaque na integração dos ambientes.

1. Posição dos pendentes

Olha só como essas soluções foram utilizadas nas cozinhas abaixo:

Para que a iluminação fique elegante e, ao mesmo tempo, confortável para os usuários, o pendente deve ser instalado a uma altura de 70 a 90cm da superfície da bancada.

ilustração da medida de pendentes em uma cozinha americana planejada

2. Medidas dos armários e prateleiras

As prateleiras não devem bloquear a visibilidade entre os ambientes e geralmente são usadas para aumentar a capacidade de armazenamento e organização de objetos.

No entanto, se as medidas destes dois elementos não forem bem pensadas, ambos podem promover o efeito contrário e reduzir a sensação de amplitude e reforçar a separação dos ambientes. Você não quer isso em sua casa, não é? Veja as medidas que devem ser adotadas:

1 –   Distância entre armário (ou prateleiras) e bancada baixa: 105cm

2 –    Distância entre armário (ou prateleiras) e bancada alta: 70cm

ilustração das medidas de armários e prateleiras em uma cozinha americana planejada

Mas lembre-se, além das medidas, para ter uma cozinha americana planejada que seja funcional, você também precisa se preocupar com os materiais de acabamentos, cores e iluminação. Você encontra esses materiais no nosso marketplace, garantindo itens que vão deixar sua cozinha decorada de acordo com suas preferências mas sem deixar a qualidade de lado.

Fique atualizado a respeito das novidades para sua obra. Assine nossa newsletter e receba mais dicas no seu e-mail.

Agora é hora de colocar a mão na massa e depois compartilhar com a gente o resultado. Transforme sua casa gastando pouco! Se você tiver qualquer dúvida, é só mandar nos comentários que a gente responde!

Contrate um ninja