Uma obra não planejada pode acarretar em muitos problemas, como gastos acima do orçamento, prazos não cumpridos, desperdícios de materiais, entre vários outros. Por conta disso, fazer um bom planejamento de obra é essencial para afastar ao máximo as dores de cabeça e conseguir cumprir o projeto dentro das especificações previamente estabelecidas.

Por esse motivo, resolvemos nos unir para te dar preciosas dicas de planejamento de obra. Confira! 

Saiba a importância do planejamento de obra

Como você pode imaginar, um bom planejamento de obra pode evitar muitos problemas futuros no seu projeto, e para fazer esse planejamento de obra é necessário contratar um profissional capacitado, como um engenheiro ou arquiteto, que vai desenvolver todo o projeto visando evitar problemas e criando alternativas para possíveis imprevistos.

A fase do planejamento de obra é muito importante. É nesse momento que você saberá qual será o orçamento da obra, a lista de material de construção, quantos profissionais e qual o tipo de mão de obra você vai precisar.

Para te ajudar a entender melhor como funciona todo esse processo, nós separamos dicas de planejamento de obra que são essenciais para um bom projeto. Veja abaixo:


2. O planejamento de obra te ajuda a controlar os gastos e o cronograma da reforma – Foto: Veja Obra

1. Orçamento

O orçamento é sempre o primeiro passo de um planejamento de obra, afinal, com o orçamento estabelecido fica mais fácil controlar os gastos. Uma dica importante de planejamento de obra é sempre ter um montante reserva para possíveis imprevistos ou para caso você resolva mudar alguma coisa no projeto inicial, como por exemplo, os tipos de acabamentos para casa.

2. Cronograma

Quando pensamos em cronograma para obra, logo nos vem à mente o dia que ela começa e o dia que deve terminar, porém, uma dica para criar um cronograma eficiente é fazê-lo por etapas.

Dentro do cronograma de obra você deve determinar um prazo final para completar a obra. Além disso, também é preciso determinar quanto tempo cada fase da obra deve demorar para ser concluída e qual o investimento máximo que pode ser feito em cada uma dessas fases. Isso irá facilitar o monitoramento de todas as etapas da reforma e dos gastos.

3. Lista de materiais de construção

Fazer a lista de materiais de construção é importante para que nada seja deixado de fora, afinal, você consegue fazer um checklist para ter certeza de que possui todos os materiais que serão necessários para a realização da obra. Além disso, ao fazer a lista de materiais de construção, você acaba comprando apenas aquilo que realmente é necessário, sem desperdícios.

3. Faça uma lista de materiais de construção para evitar desperdícios – Foto: Pinterest

4. Mão de obra

Depois de fazer todo o projeto, criar o cronograma e decidir os materiais de construção, você já consegue saber qual o tipo de mão de obra especializada precisará para trabalhar no seu projeto.

Uma dica de planejamento de obra muito importante para essa fase é conversar com pessoas que já fizeram obras e pedir indicações de empresas e profissionais capacitados para o tipo de trabalho que você precisa. O seu arquiteto ou engenheiro também pode te ajudar nessa etapa.

5. Fique atento ao orçamento e aos prazos

Fazer o planejamento de obra não é algo fácil, porém, ele irá te ajudar a entender e acompanhar melhor todas as fases da reforma. Apesar disso, é muito importante ficar atento durante todo o processo e acompanhar tudo de perto e sempre ficar atento se tudo está ocorrendo dentro do prazo e do orçamento.

4. É importante ficar atento ao cronograma da obra para que tudo esteja pronto dentro do prazo – Foto: Revista VD

6. Prepare-se para contratempos

Por mais que você tenha feito um bom planejamento de obra, é essencial estar preparado para contratempos que podem acontecer, como atraso na entrega de algum material, falta de funcionários, entre outros. Por isso, é sempre importante ter um montante reserva e também uma folga no prazo de entrega da obra.

7. A importância do checklist

Nem todo mundo gosta de fazer o checklist, porém, em um planejamento de obra ele é essencial, afinal, é ele que vai te ajudar a ter controle dos materiais de construção utilizados e do cronograma das etapas da obra, facilitando muito na hora de acompanhar a execução do projeto.

5. O checklist pode te ajudar a monitorar a obra em todas as fases – Foto: Pinterest

Como fazer uma lista de materiais de construção

Fazer uma lista de materiais de construção é essencial para controlar a qualidade do que será usado na reforma e também ter controle do orçamento. E ao contrário do que você possa imaginar, fazer uma lista de materiais de construção não é uma tarefa difícil.

Depois de ter em mãos todo o planejamento do projeto de obra, você saberá quais são os materiais necessários para fazer a sua obra e poderá começar a fazer uma pesquisa de preço, marcas e opções alternativas para os materiais que vão ser usados na construção.

Veja abaixo algumas vantagens de fazer uma lista de materiais de construção:

  • Fazer orçamentos com vários fornecedores, visando economizar;
  • Redução de desperdício;
  • Prevenir-se de esquecer algum item importante;
  • Pesquisa de marcas diversas;
  • Melhor controle do orçamento da obra.
6. Tenha uma equipe capacitada para fazer o planejamento de obra – Foto: DUO Construções

Agora que você já tem as dicas de planejamento de obra em mãos e sabe a importância desta etapa, basta se organizar bem, contratar um profissional para te orientar melhor e garantir uma reforma sem dores de cabeça e com o mínimo de contratempos possíveis.

Contrate um ninja