Muitas pessoas têm dúvidas sobre como organizar a lavanderia. Afinal, essa é uma das áreas mais importantes da casa, onde guardamos os materiais de limpeza, lavamos a roupa e mantemos as rotinas de limpeza do nosso lar.

Na grande parte das vezes, essas dúvidas estão relacionadas à falta de espaço – já que é comum encontrarmos lavanderia cada vez menores e até integradas à outras áreas, como a cozinha.

Saiba que, mesmo em lavanderias pequenas, é possível manter tudo em ordem de maneira funcional, ou seja, facilitando o uso diário. Essa organização ainda é fundamental para otimizar o espaço, fazendo com que sua lavanderia pareça mais ampla e espaçosa.

Não sabe como organizar a lavanderia? Deixa que a gente te ensina!

Por que organizar a lavanderia?

A sua lavanderia é um dos cômodos que acabam “esquecidos” em casa quando o assunto é organização ou decoração? Pois saiba que esse é um erro que muitas pessoas cometem – e que acaba trazendo muita dor de cabeça no dia a dia.

Afinal, a lavanderia é um local importante para organizarmos materiais de limpeza, a lava roupas, o varal ou a secadora e todos os demais itens que precisamos usar diariamente para manter nossa casa em ordem.

Dessa forma, quanto mais bem organizado esse espaço tiver, melhor será a nossa rotina. Lembrando que organização não é sinônimo de “esconder a bagunça”, mas sim de criar um espaço funcional – em que seja fácil encontrar todos os itens e que os mais usados estejam sempre à mão, tornando nossas rotinas mais simples e práticas.

Além disso, como dissemos na introdução, as lavanderias pequenas acabam ganhando bastante com a organização, porque o espaço fica mais “desentulhado”, o que traz uma sensação maior de amplitude – algo bem interessante, principalmente nas lavanderias integradas.

Agora que você já sabe a importância de saber como organizar a lavanderia, confira as 12 dicas que o Toca Obra separou para você:

Como organizar a lavanderia: veja 12 dicas essenciais!

Já está convencido que a organização é importante, mas não tem ideia de como organizar a lavanderia? Não se desespere e confira as dicas mais importantes que o Toca Obra separou para você!

1. Liste todos os itens que precisam ser guardados

O primeiro passo é saber, exatamente, tudo o que você precisará armazenar na lavanderia. Assim, ficará mais fácil pensar em quanto de espaço será necessário e também nos móveis e acessórios para esse local.

Em geral, uma lavanderia deverá contar com:

Claro que essa lista varia muito dependendo da residência e dos moradores. Quem tem animais de estimação, por exemplo, poderá usar o espaço da lavanderia para guardar ração, coleiras e outros itens.

O importante é listar tudo detalhadamente e também a quantidade desses itens, para conseguir planejar melhor a sua organização.

2. Separe os produtos por categorias e por uso

Agora que você já sabe tudo o que precisará ser guardado, é mais fácil pensar em como organizar a lavanderia.

Um passo importante é separar os produtos por categoria e pelo uso. Assim, divida os produtos de limpeza para: vidros, chão, roupas, desinfetantes, desengordurantes, produtos para cozinha, banheiro, etc.

Pense também em quais itens devem ficar mais próximos à mão, considerando o seu uso. Ou seja, aqueles produtos que você costuma usar diariamente, precisam estar mais acessíveis – e os que têm uma frequência de uso mais espaçada, podem ficar mais atrás ou em locais mais altos.

E, claro, lembre-se de sempre deixar os produtos de limpeza em um local seguro, longe do alcance das crianças e dos animais de estimação, de modo a evitar acidentes domésticos.

3. Use cestos e caixas organizadoras

Na hora de organizar esses produtos, uma boa ideia é investir em cestos e caixas organizadoras, assim esses itens ficarão “menos à vista”. Essa é uma ideia bacana, principalmente, para quem não tem armários fechados e usa bastante prateleiras e nichos.

Também é uma ideia válida nos cômodos integrados, como a lavanderia com a cozinha. Assim, você evita que qualquer pessoa que adentrar a sua lavanderia se depare com uma imensidão de vidros de produtos de limpeza, que podem comprometer sua decoração.

Para facilitar na hora de encontrar os itens, você poderá etiquetar as caixas ou cestos, tornando seu dia a dia ainda mais prático.

4. Troque as embalagens originais

mulher segurando balde com produtos de limpeza
Você pode adaptar as embalagens de alguns produtos para organizar sua lavanderia e deixar o espaço mais otimizado.

Nem sempre as embalagens originais são práticas ou adequadas ao espaço da sua lavanderia. Nesse caso, existem algumas ideias que podem ajudar, como o uso de borrifadores e de dispensadores específicos para sabão líquido, amaciante e tira-manchas.

Quem gosta de reaproveitar itens, pode adaptar as suqueiras para essa função, no caso dos produtos líquidos. Já o sabão em pó poderá ser colocado dentro de um pote comum.

Assim, você, além de organizar a lavanderia, ainda ajudará a decorá-la, padronizando todos os potes e melhorando o encaixe dos itens no seu espaço. Para facilitar, cole etiquetas com o nome de cada produto. Essa ideia também ajuda a economizar e a diminuir o consumo de embalagens, já que você poderá comprar apenas o refil desses itens.

5. Use muitos ganchos

Ao invés de deixar os itens espalhados pelo chão, uma ideia bem interessante de como organizar a lavanderia é investir em ganchos e pendurar os materiais maiores, como as vassouras, rodos, pás, tábuas de passar etc.

Esses ganchos aproveitam melhor o espaço disponível, uma vez que podem ser pendurados nas paredes ou nos armários altos. Assim, você abrirá mais espaço para transitar na sua lavanderia, fazendo com que ela pareça maior e mais ampla.

Outra ideia criativa é pendurar os baldes com ganchos. Nesse caso, eles são usados como cestos organizadores para incluir prendedores de roupas, produtos de limpeza, etc. É bacana customizar os baldes, incluindo etiquetas com o nome dos produtos ali organizados, laços, fitas e outros.

6. Invista em nichos e prateleiras

Não sabe como organizar a lavanderia porque não há armários suficientes no cômodo? Resolva esse problema com os nichos e prateleiras. Eles são práticos, bonitos e fáceis de instalar.

Além disso, como são abertos, pesam menos visualmente do que os armários, sendo uma ideia excelente para as lavanderias pequenas. Quem quiser organizar e decorar poderá investir em peças coloridas ou com um design diferenciado, criando um visual único para o ambiente.

Os nichos contam com a vantagem das divisórias, o que permite guardar itens de tamanhos e funções variadas. Você poderá mesclar nichos e prateleiras, melhorando a organização e a decoração da sua lavanderia. Só tome cuidado com a altura, garantindo que a ideia será prática e acessível no seu dia a dia.

Uma alternativa mais rústica é você mesmo fazer os seus nichos ou prateleiras, por exemplo, reaproveitando caixotes de feira e pallets.

7. Aproveite todos os espaços da sua lavanderia

Nas lavanderias pequenas é preciso decorar e organizar com criatividade. Isso significa conseguir aproveitar todos os pequenos espaços, criando móveis planejados ou outras soluções.

Por exemplo, se existe um pequeno espaço entre a máquina de lavar e a parede, é possível pensar em um móvel que caiba nesse local, com um dispenser de correr, que permita organizar o sabão ou outros itens.

8. Use cestos para a roupa suja

mulher segurando cesto com roupas
Os cestos para roupa suja são ótimos itens para manter a lavanderia mais organizada.

Manter a roupa suja organizada também é essencial, principalmente para facilitar a sua rotina. É possível investir em modelos que já contam com separação, assim, quando for colocar as roupas para lavar, tudo estará no seu devido compartimento, como peças brancas e coloridas, jeans, peças pretas, etc.

O cesto de roupa sujas pode ficar no banheiro ou no quarto e ser trazido para a lavanderia durante a lavagem ou ficar direto na lavanderia, dependendo dos hábitos e das preferências da sua família.

Caso haja espaço, uma ideia bacana é investir nos cestos que já são integrados aos móveis. Assim, ao olhar os móveis da sua lavanderia, ninguém saberá que ali, escondidinho, há um cesto de roupas sujas, melhorando ainda mais a sua decoração.

9. Invista em um varal aéreo

Independentemente do formato da sua lavanderia, é bacana investir em um varal aéreo que permita pendurar alguns cabides. Isso facilitará (e muito) na hora que você for passar as roupas, pois elas secarão sem amassar tanto.

Então, assim que você retirar as roupas da máquina, já poderá pendurá-las nos cabides (e pendurar esses cabides no varal), fazendo com que elas sequem mais lisinhas e economize o seu tempo na hora de passar.

O melhor local para instalar o varal aéreo, claro, é próximo à janela da lavanderia, para as roupas secarem mais rápido.

Contudo, se a sua lavanderia é muito pequena ou não existe como investir nessa solução, a alternativa é usar um varal de piso, que pode ser dobrado após o uso e guardado, sem comprometer o espaço ou a circulação do ambiente.

10. Use móveis com rodízio

As lavanderias pequenas são muito difíceis de serem limpas, já que nem sempre é possível ficar arrastando os móveis para cá ou para lá. Uma solução prática e interessante é investir nos móveis com rodízios (rodinhas).

Além de práticos para a limpeza, esses móveis também são multifuncionais e podem ser movidos a qualquer momento para outros ambientes, dependendo da sua necessidade de organização. Existem modelos variados que permitem organizar produtos de limpeza, cestos, baldes e outros.

11. Reaproveite itens

Não sabe como organizar a lavanderia porque acha que todas as ideias são muito caras? É possível reaproveitar itens de outras áreas da casa para deixar sua lavanderia mais bonita e funcional sem gastar muito.

As sapateiras de plástico, por exemplo, que já foram bastante usadas para organizar sapatos nas portas dos armários, podem ganhar uma nova função. Basta pendurá-las na parte interna da porta do armário da sua lavanderia e usar os espaços que antes eram destinados aos calçados para organizar os produtos de limpeza.

Os painéis de Eucatex (também chamados de pegboards) e grades são outras boas ideias. Eles podem ser fixos em uma parede do cômodo e você poderá pendurar alguns ganchos para utensílios como escovas, esfregões, luvas etc. Até mesmo os objetos maiores podem ser pendurados nos ganchos fixados nesses painéis, como vassouras, rodos, pás e outros.

12. Cuide também da decoração

Para a lavanderia ficar ainda mais agradável, que tal pensar na decoração desse espaço? Uma boa pintura já faz bastante diferença, principalmente no caso dos espaços pequenos, que com tintas claras fica mais espaçoso, iluminado e amplo.

Além dela, pense nos objetos de decoração que combinem com essa área, como cestos mais rústicos de vime, vasos de plantas, quadros, placas com frases e outros itens.

Confira os produtos de decoração disponíveis no nosso site: https://www.tocaobra.com.br/categoria/casa-e-decoracao

Agora você já sabe como organizar a lavanderia? Com essas dicas ficou fácil tornar esse espaço da casa mais espaçoso, amplo e funcional, não é mesmo?Visite o site do Toca Obra e encontre tudo o que você precisa para organizar e decorar sua lavanderia – e os demais cômodos da sua casa! E não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro das novidades do nosso blog.

Contrate um ninja