Entre tantos tipos de revestimento disponíveis no mercado, certamente a madeira (tal como o laminado) é a escolha certa para quem deseja um ambiente aconchegante e sofisticado.

Do projeto rústico ao moderno, sempre que aplicado, o piso de madeira alia estética e conforto na medida certa.

Contudo, ele também exige alguns cuidados. Para quem investe neste tipo de revestimento, saber como limpar piso de madeira e cuidá-lo é indispensável. A limpeza adequada ajuda a manter o material sempre bonito com aparência de novo.

Se você já escolheu esse tipo de piso ou pretende usá-lo na sua obra, precisa aprender como limpar piso de madeira. Somente assim conseguirá garantir sua beleza e durabilidade por muito mais tempo.  

Quer saber mais? Confira o manual de limpeza para piso de madeira e laminado que preparamos para você. Boa leitura!

Como limpar piso de madeira: 5 cuidados essenciais 

Antes de colocar a mão na massa, ou melhor, na limpeza, você precisa saber que o piso de madeira exige cuidados especiais. A delicadeza na hora de limpar é decisiva para a durabilidade do revestimento.

piso de madeira marrom claro
Para saber bem como limpar piso de madeira, é preciso conhecer o tipo de material.

Assim, é possível evitar, por exemplo, arranhões e desgastes nas tábuas, que prejudicam a estética do material e do seu ambiente.

Para começar, vamos entender o que você pode usar na hora da limpeza. Veja só algumas dicas:

1. Use uma vassoura ou aspirador de pó: escolha uma vassoura de cerdas macias para a limpeza diária. Use-a para varrer todo o espaço, retirando o pó acumulado.

Uma alternativa de como limpar o piso de madeira é usar uma vassoura elétrica ou um aspirador de pó. Assim, o processo se torna mais prático e rápido.

2. Aplique um pano úmido e outro seco: depois de tirar o pó, opte por um pano úmido, para eliminar de uma vez a sujeira do ambiente. Na limpeza diária, opte por usar somente água. Já na faxina semanal, vale umedecer o pano com um desinfetante diluído. 

Lembre-se que você sempre deve usar dois panos. Além do úmido, usado para remover a sujeira, passe um segundo pano macio e limpo, para secar o piso. A umidade é nociva para a madeira. Portanto, jamais deixe o piso úmido

Para aprender como limpar piso de madeira, você também precisa saber o que não pode usar na limpeza e na manutenção. Confira três dicas:

1. Produtos à base de silicone não devem ser usados:  eles podem deixar o piso com manchas criando camadas de difícil remoção. Deixando de usá-los você poupa trabalho e evita dor de cabeça.

2. Evite usar produtos altamente abrasivos: água sanitária, esponja de aço e saponáceos também são prejudiciais para o piso de madeira. Além de riscar o chão, eles podem acelerar o desgaste e acelerar a perda de brilho.

3. Aplique ceras somente nos pisos com indicação de uso: nem todo tipo de piso de madeira aceita bem a cera. Por isso, verifique as orientações do fabricante antes de aplicar. Lembre-se que além de deixar o chão escorregadio, a cera cria uma camada que pode dificultar a limpeza com o tempo. 

Dois vilões do piso de madeira

Vale destacar que os dois vilões do piso de madeira são os arranhões, que marcam nas tábuas, deixando-as desgastadas, e a água: em excesso ela tende a encharcar a madeira, distorcendo-a e levando ao descolamento do piso

Portanto, evite ao máximo usar água e produtos abrasivos, como esponja e palha de aço, na limpeza do piso. Assim, você pode estender a beleza e a vida útil dele por muito mais tempo.

Como limpar os pisos laminados?

Os pisos de laminados têm sido amplamente usados em projetos residenciais. Isso porque eles agregam beleza ao projeto, tornando-o mais aconchegante, além de garantir outras vantagens. Facilidade na instalação e manutenção são algumas delas.

rodo limpando um piso de madeira laminado
Assim como limpar piso de madeira, a limpeza de laminados é também cautelosa!

Mas, se o piso laminado é um revestimento diferente do piso de madeira natural, como fazer do jeito certo? Na prática, os cuidados são muito semelhantes aos de como limpar piso de madeira. Confira as principais orientações a seguir:

Para a limpeza diária:

1. Use uma vassoura de cerdas macias ou o aspirador de pó;

2. Na sequência,  passe um pano seco no ambiente. Diferente do piso de madeira, o laminado não exige o uso de um pano úmido. Nada de usar água na limpeza diária deste tipo de piso, certo? 

3. Se notar que o piso laminado está muito sujo, na hora de fazer a limpeza pesada, use um pano levemente umedecido. Para tanto, misture cinco litros de água com uma tampa de detergente e umedeça o pano, torcendo-o e passando-o no piso. Finalize com um pano seco;

4. Não use cera. Assim como acontece com o piso de madeira, ela tende a manchar o laminado, deixando-o com o aspecto de gordura acumulada. Tudo o que você não quer, não é mesmo?

Como tirar manchas do piso laminado?

A resposta vai depender do tipo de mancha. Isso porque a solução que funciona pra uma não necessariamente se aplica à outra. Veja como proceder para eliminar as diferentes manchas.

Manchas escuras: derivadas de suco de uva, vinho e café, estas manchas podem ser eliminadas com uma solução composta por 50% de água morna e 50% de álcool. Basta aplicar um pano úmido com a solução na sujeira.

Manchas de óleo ou gordura: neste caso, o ideal é aplicar detergente do tipo desengordurante diretamente sobre o local da mancha. Depois, é só tirar o excesso do produto com um pano.

Manchas de tinta de caneta ou mercúrio: aplique um pano levemente umedecido com álcool para a remoção de manchas recentes. 

Manchas de batom e tinta látex: podem ser eliminadas com o uso de uma solução de água e detergente neutro aplicada no local da mancha com um pano úmido.

Qual a solução de limpeza ideal?

Como vimos até aqui, tanto o piso de madeira quanto o laminado exigem cuidados especiais na hora da limpeza. Sabendo disso, usar soluções comerciais nem sempre é a melhor pedida. Até mesmo porque é difícil saber com precisão o quanto um produto de limpeza é abrasivo ou não. 

Na dúvida, o melhor é não arriscar e usar o método de limpeza menos agressivo. 

A boa notícia é que você pode fazer em casa uma solução simples, prática e barata para aplicar na hora de limpar o piso de madeira. 

Quer saber como? Confira o passo a passo:

1. Separe os materiais necessários. Você vai precisar de:
  • 3 litros de água
  • 30 ml de detergente neutro
  • 30 ml de vinagre de álcool 

Quer fazer uma quantidade menor? Não tem problema. É só diminuir a proporção dos ingredientes. Para 1 litro de água, use 10 ml de detergente e 10 ml de vinagre.

2. Misture os ingredientes. 

Simples assim! Misture tudo até formar uma solução homogênea. 

3. Use de imediato ou guarde o limpador caseiro.

 Se for usar a solução para a limpeza da casa, coloque em um recipiente grande como um balde. Caso queira guardar, você pode optar por um borrifador que facilita na hora de umedecer o pano e aplicar na limpeza do piso. 

Como o limpador caseiro leva uma grande quantidade de água na composição, você não corre o risco de deixar o piso gorduroso ou manchado. É a solução perfeita para manter o piso de madeira ou o piso laminado sempre com o aspecto de limpo e novo.

Como cuidar de piso de madeira

Muito além da limpeza, você precisa conhecer alguns cuidados básicos de conservação. Eles podem ajudar a estender a vida útil do piso de madeira e do laminado, mantendo-os bonitos por mais tempo. 

Reunimos 5 dicas valiosas para você aprender como cuidar de piso de madeira:

Limpe tudo o que cair no piso de imediato. 

Como já vimos, a água é inimiga da madeira. Portanto, sempre que derramar algum tipo de líquido no piso limpe na hora. Não deixe nada úmido na superfície da madeira. Faça a limpeza imediatamente aplicando um pano seco até retirar toda a umidade.

Use tapetes. 

Esse é um cuidado que pode deixar a sua casa ainda mais elegante. Opte pelo uso dos tapetes, especialmente nas áreas de maior circulação da casa. Eles contribuem para a decoração e ainda protegem o piso de madeira do impacto de sapatos de salto alto e afins. 

cômodo com piso de madeira e móveis rústicos
Tapetes podem agregar tanto no visual quanto na limpeza dos pisos de madeira

Se não for possível adotar o uso de tapetes na área interna, coloque-os, pelo menos, nas portas da casa. Eles ajudam a absorver parte da sujeira trazida por quem chega. 

Descubra se você precisa encerar ou lustrar o piso de madeira. 

Consulte um especialista ou verifique com o fabricante se você pode fazer um desses procedimentos e como deve fazer. Eles costumam deixar a superfície bem brilhante. 

Sempre que for lustrar ou aplicar cera, lembre-se de fazer movimentos circulares indo de um canto a outro do ambiente. Depois, evite andar no local por um intervalo mínimo de 30 minutos.

Aplique feltro autoadesivo nos móveis. 

Para cuidar do piso de madeira e protegê-lo de eventuais riscos ou batidas geradas pela movimentação dos móveis, aplique os feltros autoadesivos nos pés de sofás, mesas e cadeiras. 

Aprenda a reparar o piso de madeira. 

Depois de identificar um arranhão no piso, compre um kit de reparo para madeira e um pouco de cera. Escolha a cor certa e pinte a área afetada pelo arranhão seguindo o sentido do grão das tábuas. Espere  a tinta secar e, por fim, aplique a cera.

Conclusão 

Aprendeu como limpar piso de madeira? Ainda que os pisos de madeira e os laminados exijam cuidados especiais na manutenção e na limpeza, o esforço certamente compensa. O resultado do uso do piso de madeira é incrível! 

piso de madeira limpo com iluminações e parede de concreto queimado
Aprendeu como limpar piso de madeira? Deixe seu comentário!

Afinal, este tipo de piso reúne uma série de vantagens. Além de agregar estilo e beleza à obra,  proporciona conforto térmico e uma sensação de aconchego única para quem usufrui do espaço. 

E você: já escolheu o piso de madeira ou o laminado perfeito para o seu projeto? O Toca Obra pode ajudar! Temos as melhores soluções para construção em uma loja on-line: é tudo o que você precisa para tirar a sua obra do papel. Conte com a gente!

Contrate um ninja