Aqui no Brasilzão, estamos acostumados a enfrentar épocas de calor intenso, especialmente entre os meses de dezembro até março. É uma agonia, né? Como uma forma de superar essas as altas temperaturas e garantir bons momentos de diversão sem gastar muito em casa, muitas pessoas estão aprendendo como fazer piscina de alvenaria.

Caso você seja uma delas, mas não faz ideia de como começar a colocar o seu sonho em prática… tudo bem! Para aprender a realizar essa missão de maneira prática e segura, basta continuar acompanhando nosso post, anotar as dicas e seguir o nosso passo a passo de como fazer piscina de alvenaria.

O que é uma piscina de alvenaria?

Quando falamos de construir piscinas, é comum o pensamento de que, para realizar esse desejo, é preciso gastar rios de dinheiro. Grande engano! Para sua felicidade, é possível construir uma piscina e, ainda assim, conseguir manter o orçamento em dia. A solução é investir nas versões de alvenaria.

No Brasil, essa tem sido a técnica mais utilizada, uma vez que proporciona inúmeros benefícios aos moradores de uma residência. Mas, antes de conhecer todas essas vantagens e aprender como fazer piscina de alvenaria, é fundamental entender a fundo em que consiste esse modelo.

Esse tipo de piscina, como o nome sugere, deve ser criada em um terreno com um bom espaço disponível e que, por sua vez, precisará ser escavado. A partir daí, é preciso contar com a ajuda de um pedreiro, que irá construir a estrutura da piscina, com colunas e vigas que a sustentarão. Não faça isso sozinho!

Se você ainda não tem seu pedreiro, a GetNinjas é a solução ideal. Solicite um orçamento gratuito por lá!


Existem diversos revestimentos que podem ser adicionados em sua superfície com o intuito de manter a área mais bela e facilitar na sua limpeza frequente. Das opções que fazem mais sucesso, estão o azulejo, a pintura, as pedras, as pastilhas de cerâmicas e por aí em diante.

Para alcançar um resultado interessante, a saída é escolher aquele que melhor conversa com o estilo de decoração da casa e, inclusive, consegue suprir melhor as necessidades dos seus moradores.

Como fazer piscina de alvenaria?

Pessoa utilizando ferramentas em uma piscina, demonstrando como fazer piscina de alvenaria.
Entender o passo a passo de como fazer piscina de alvenaria é essencial para obter os melhores resultados para o projeto.

A princípio, é fundamental ter em mente que este não é um processo tão simples assim — e cada profissional do segmento pode seguir uma técnica diferente. Porém, no geral, há um método bastante utilizado e que abordaremos no passo a passo logo abaixo.

Passo 1

A primeira dica para quem deseja aprender como construir piscina de alvenaria é: definir o tamanho e formato da estrutura. Nessa etapa, será necessário considerar alguns pontos básicos, como:

  • o espaço disponível no terreno;
  • a necessidade da família;
  • o seu orçamento;
  • as suas expectativas.

Passo 2

Em seguida, chega o momento de ponderar a respeito da profundidade do local. Você deseja uma piscina profunda ou mais rasa? Caso haja crianças na sua casa prefira investir em versões não tão fundas, facilitando o uso pelos pequenos e evitando uma série de acidentes.

Outra sugestão, é criar uma estrutura com diferentes níveis de profundidade, garantindo assim, a satisfação de todos.

Dica: não deixe de avaliar se o terreno em questão está preparado para essa obra, sempre conferindo se há canos que passam pela área e que podem ser comprometidos durante a fase de escavação.

Passo 3

A escavação é a principal etapa da construção de uma piscina de alvenaria. Com o formato e dimensões decididos, o terreno precisará ser escavado, sempre de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos.

No decorrer dessa atividade, tenha em mente que a estrutura ao redor da piscina tende a ocupar um espaço extra, sendo necessário cavar alguns centímetros a mais nas laterais.

Para garantir uma boa escavação, procure incluir tábuas de madeira no espaço, que são excelentes para proporcionar mais firmeza e sustentação.

Passo 4

Você ainda precisará priorizar alguns detalhes. Um deles, é a queda do piso na direção do ralo — um cuidado fundamental para tornar o escoamento da água mais ágil e fácil.

Inclusive, é interessante realizar todas as instalações necessárias antes mesmo de criar o caixote da piscina. Nesse período, considere todos os buracos que são importantes para o funcionamento do projeto, como o de entrada e saída de água.

Passo 5

Comece a criar a estrutura da piscina. Para isso, construa paredes com blocos estruturais ao longo de todo o contorno da estrutura. 

E não acaba por aí: como uma forma de assegurar a sustentação do local, a solução é incluir ferragens no meio dos blocos. Se puder fazer uma parede dupla, com o centro “recheado” por metais, melhor ainda!

Passo 6

Cuidar da impermeabilização da piscina é um passo obrigatório e serve para evitar as temidas infiltrações no espaço. A boa notícia? Esse processo pode ser realizado de diversos modos, seja utilizando uma massa asfáltica ou uma argamassa indicada para essa finalidade.

Passo 7

Por último, é a vez dos revestimentos. Após instalar os dutos e impermeabilizar as paredes, escolha os melhores materiais para a sua tão sonhada piscina.

Como falamos, existem inúmeras opções disponíveis no mercado e as mais procuradas do momento são as cerâmicas, as pedras e as pastilhas. Assim que concluir essa etapa, a sua única missão será limpar a área, encher com água e se jogar na diversão!

Quais as vantagens da piscina de alvenaria?

Piscina de alvenaria.
A piscina de alvenaria possui diversos benefícios para você e sua família aproveitarem juntos.

A piscina de alvenaria é uma opção que pode ser adotada por moradores de residências grandes ou pequenas — desde que o projeto seja elaborado com cuidado e o máximo de atenção.

Entre aqueles que ainda estão cogitando se devem ou não investir na ideia, a recomendação é conferir as vantagens dessa opção, para então, saber se ela está apta a satisfazer as suas demandas. 

Antes de aprender o passo a passo de como fazer piscina de alvenaria, confira alguns dos principais benefícios que listamos para você:

Liberdade

Quando falamos sobre esse modelo de piscina, não podemos deixar de citar a liberdade que os moradores de um imóvel têm durante a realização do projeto. Ao decidir construir tal estrutura, será possível escolher desde o tamanho da piscina, até a sua cor, revestimento e outros detalhes extremamente relevantes.

A dica, porém, é tomar cuidado ao longo dessa decisão, apostando somente em medidas que sejam compatíveis com o seu terreno. Caso contrário, é provável que todo o planejamento vá por água abaixo e haja muita frustração.

Resistência

Não há como negar: uma das principais características da piscina de alvenaria, está na sua resistência. Quando bem construído, o modelo costuma apresentar uma extensa vida útil, com duração de décadas.

Contudo, esse efeito não é alcançado sozinho. Para garantir o seu estado impecável, é importante que sejam tomados alguns cuidados, como o bom planejamento da estrutura e a sua manutenção — que deverá ser frequente e feita com capricho.

Custo-benefício

Outro detalhe que merece destaque, diz respeito ao custo-benefício da piscina de alvenaria.

Em um primeiro momento, você pode até imaginar que os gastos dessa construção são um tanto elevados, mas, ao longo do tempo, essas despesas serão significativamente reduzidas, fazendo com que este seja um investimento extremamente satisfatório e válido para a sua família. É o modelo de piscina mais durável, principalmente frente aos modelos de fibra.

E as desvantagens?

É importante também conhecer algumas desvantagens dessa alternativa. Até porque, todas as opções do mercado possuem os seus ônus e bônus — e com esta não seria diferente. 

Um dos principais pontos negativos diz respeito ao tempo de construção. Em alguns casos, esse período pode se prolongar por até quatro meses, gerando uma certa impaciência entre alguns moradores.

Lembre-se ainda, que a sua manutenção costuma ser um tanto trabalhosa e deve ser realizada periodicamente, a fim de evitar o surgimento de limo e outros elementos indesejáveis na água. Pense nisso!

Cuidados extras

Em diversas situações, esse tipo de piscina é construído a partir de alvenaria e concreto — fato este, que pode facilitar o surgimento de rachaduras ou fissuras. Para fugir desse quadro, a recomendação é não esvaziar o local sem que, antes disso, um profissional capacitado no assunto seja contratado.

Ao seguir esse cuidado, você conseguirá manter a estrutura intacta por mais tempo e evitar uma série de danos nada agradáveis.

E então, ficou claro como fazer piscina de alvenaria e conquistar aquele espaço tão sonhado por você e a sua família?

Antes de “colocar a mão na massa”, não se esqueça de adquirir os equipamentos adequados e de alta qualidade, que podem ser encontrados na loja virtual do Toca Obra. Faça uma visita agora mesmo e garanta os seus!

E se quiser receber mais conteúdos como este para ficar por dentro das melhores dicas para sua obra, cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Toca Obra no seu e-mail.

Contrate um ninja