Você sabe instalar uma prateleira sozinho? Acessíveis e diferenciadas, essas estruturas vêm marcando presença na composição de casas e apartamentos, especialmente naqueles que apresentam metragens reduzidas.

Num mundo abarrotado por informações, os detalhes se destacam. E é justamente na praticidade e funcionalidade que encontramos a elegância e conforto. Sendo assim, hoje vamos te ajudar nessa: como colocar prateleira na minha parede do jeito certo?

Continua com a gente, anote as dicas que selecionamos para você e, ainda, confira algumas dicas extra para sua decoração. Olha só!

Como colocar prateleira na parede?

Esse processo de instalação é simples, mas você precisará de alguns equipamentos básicos:

  • 1 lápis comum;
  • 1 prateleira da sua escolha (e seus respectivos suportes);
  • 1 furadeira em bom estado;
  • 1 fita métrica;
  • 1 jogo de parafusos;
  • 1 chave de fenda;
  • 1 nível de bolha ou qualquer outro instrumento para analisar o nivelamento da superfície.

Com todos os itens em mãos, basta acompanhar o nosso passo a passo de como colocar prateleira na parede:

  • Passo 1: Com a fita métrica, tire as medidas da altura que você deseja que a estrutura seja fixada.
  • Passo 2: Coloque a prateleira na parede e, em seguida, utilize o nível de bolha para garantir que o material esteja nivelado;
  • Passo 3: Mantenha o produto na parede e coloque os suportes abaixo da superfície. Se for o caso, considere contar com a ajuda de uma segunda pessoa para não perder as medidas e o nivelamento;
  • Passo 4: Utilize um lápis para marcar onde serão realizados os furos do suporte. Realize esse processo em todos os pontos necessários, sempre considerando a distância exata entre cada um deles;
  • Passo 5: Retire a prateleira e os suportes do local;
  • Passo 6: Agora, comece a realizar os furos, utilizando a broca e a furadeira. Quando terminar, coloque as buchas na parede e insira os parafusos nos locais adequados;
  • Passo 7: Confira, mais uma vez, se os pontos estão devidamente alinhados! Todo cuidado é pouco. Em caso positivo, utilize a chave de fenda para apertá-los até o fim;
  • Passo 8. Coloque a sua prateleira no suporte e, novamente, utilize o nível de bolha para assegurar que ela esteja bem nivelada. Ao fixá-la, você pode escolher entre usar uma cola específica ou os clássicos parafusos. No primeiro caso, aplique somente um pouco do produto nos suportes antes de adicionar o material, deixando secar por 15 minutos. Já se a ideia é utilizar parafusos, faça um furo sempre “de baixo para cima”. Finalize adicionando os parafusos, apertando bem com a chave de fenda e garantindo que a estrutura esteja firme.

Caso você ainda não possua boas ferramentas para a sua construção, reforma ou inovação, reserve um tempo para conhecer o site do Toca Obra.

Lá, você encontrará materiais de altíssima qualidade e capazes de se encaixar nos mais variados estilos de projeto. E mais: tudo isso com a segurança de receber a mercadoria sem sair de casa. Aproveite!

Como utilizar as prateleiras em uma decoração?

As prateleiras caíram no gosto do público. O uso dessa estrutura se popularizou principalmente entre aqueles que residem em apartamentos, kitnets ou qualquer outro tipo de moradia com pouco espaço disponível. Veja as opções que elas te dão:

Para organizar um ambiente

Existem diversas formas de organizar e otimizar um cômodo da casa, como colocar prateleira na parede, por exemplo. Há quem diga que essas estruturas são verdadeiras aliadas da organização.

Tal fato se faz ainda mais verdadeiro quando pensamos em cômodos como a cozinha ou a despensa. Essas pequenas estruturas conseguem, com total praticidade, armazenar os produtos e objetos que são utilizados diariamente e precisam estar sempre acessíveis para as nossas necessidades.

Uma vez que otimizam os espaços, as prateleiras também são excelentes soluções para os ambientes não muito amplos e fechados, mantendo os pertences visíveis e sempre à mão.

Para decorar um espaço

Outra função das prateleiras, é colaborar para a decoração do cômodo. De acordo com o tamanho e design, elas permitem não somente organizar um ambiente, como também adicionar mais beleza e personalidade ao local.

Em uma sala de estar, por exemplo, elas ficam ótimas quando instaladas em paredes exclusivas para essa finalidade. Nelas, é possível armazenar livros diversos, uma coleção completa de CDs ou DVDs ou qualquer outro item de colecionador que você queira destacar.

Existem também alguns moradores que investem na estrutura para organizar as suas plantas, adicionando um toque extra de verde ao espaço, deixando o cômodo mais refrescante e aconchegante.

As possibilidades de decoração são inúmeras, basta descobrir a forma ideal de colocar prateleira na parede de acordo com a decoração da sua residência!

Os tipos de prateleiras disponíveis no mercado

Prateleiras em formato de escada com diversos vasos de planta sobre elas.
Existem diversos tipos de prateleiras para você escolher o que mais combina com o design do seu projeto.

Ao visitar uma loja de construção, é possível encontrar diferentes tipos de prateleiras disponíveis. Nessa hora, muitos clientes não fazem ideia de qual escolher e a antiga dúvida surge: “qual o melhor modelo para o meu projeto?”.

Quando isso acontecer, nada de entrar em pânico. A melhor saída é conhecer a fundo as especificações de cada versão e analisar detalhadamente qual será capaz de suprir as suas necessidades. Veja abaixo:

Prateleira de mão francesa

Prateleira na parede com objetos de decoração e um quadro sobre ela.

De todos, esse é o modelo mais popular. Como o nome já diz, a estrutura é presa na parede por meio de uma mão francesa. Tais suportes apresentam o design de um L e uma das suas partes deve ser parafusada na prateleira, enquanto a outra, na parede.

Em resumo, é a alternativa que mais sustenta peso e, portanto, você deve utilizá-la caso pretenda armazenar itens pesados em sua superfície, como potes de mantimentos, eletrodomésticos e por aí em diante.

Prateleira com o suporte ajustável

Nessa opção, você identificará uma espécie de trilho vertical, que deverá ser pendurado na parede com o auxílio de parafusos. Além disso, a sua base apresenta diferentes pontos, que servem para fixar ganchos de suporte apenas com uma espécie de encaixe.

É uma das alternativas mais simples e práticas do mercado, principalmente por aguentar bastante peso. A desvantagem, porém, está no seu visual — que não é tão agradável assim, já que os seus trilhos costumam ficar em evidência.

Para usar esse modelo, analise com cuidado o seu tipo de decoração e ambiente, sendo uma modalidade mais indicada para cozinhas, escritórios ou ateliês.

Prateleiras flutuantes

Por último, estão as famosas prateleiras flutuantes — os modelos mais procurados da atualidade por quem entende de design. A razão para tamanho sucesso é uma só: nesse produto extremamente moderno, o suporte não fica à mostra, causando a impressão de que a estrutura está “flutuando” na superfície da parede.

Quatro prateleiras com esmaltes sobre elas.

No momento de fixar esse tipo de prateleira não há segredo: é preciso prender alguns pinos na base da parede. Logo em seguida, o produto é encaixado, camuflando completamente os seus suportes. Em relação ao peso suportado, o ideal é analisar as especificações do fabricante, que podem variar conforme o material utilizado na composição do produto.

Sem dúvida, essa é uma alternativa bem interessante para ser usada em salas de estar ou jantar, dormitórios ou lavabos. O resultado fica impecável!

Onde usar as prateleiras em uma residência

Prateleira pequena com dois bichinhos de pelúcia e livros sobre ela.
Antes de saber como colocar prateleira na parede é importante pensar nos locais mais adequados para a instalação.

As prateleiras são geralmente indicadas para pessoas que vivem em locais com pouco espaço disponível e que não comportam o uso das tradicionais estantes ou demais móveis que ocupam muita metragem.

Essas estruturas são fixadas bem próximas ao teto do imóvel, liberando uma área significativa perto do chão para que os indivíduos ganhem mais facilidade de circulação e limpeza. Portanto, é adequado pensar estrategicamente no local onde elas serão instaladas. 

Nos espaços de convivência, a recomendação é armazenar no local somente os adornos que não são utilizados com tanta frequência. Esse é o caso da sala de estar, que pode apresentar prateleiras com porta-retratos, vasos de flores, objetos decorativos, dentre outros.

Em cômodos como o banheiro, por sua vez, esses elementos são ótimos para comportar toalhas, papéis higiênicos e demais itens de higiene.

É claro que não acaba por aí, né. O produto é um dos mais versáteis do mercado e também consegue surgir nos seguintes espaços:

  • sala de jantar;
  • cozinha;
  • área gourmet;
  • área de serviço;
  • dormitórios;
  • escritórios;
  • varandas;
  • salões de jogos e muitos outros.

Enfim, são múltiplas as possibilidades que você tem com a prateleira. Basta adequar seu gosto e criatividade à sua decoração! Não deixe dar um retorno sobre o conteúdo e contar como ficou sua nova prateleira, além de conferir todas as nossas dicas no blog do Toca Obra!

Contrate um ninja