Quando trabalhamos o dia inteiro fora, é comum desejarmos chegar em casa e encontrar um local agradável — tanto visualmente, quanto sensorialmente. Para tanto, devemos ficar atentos a uma série de detalhes, como é o caso da climatização de ambientes.

Ao investir em sistemas próprios para essa finalidade, conseguimos deixar os cômodos mais acolhedores durante o inverno e fresquinhos ao longo dos dias quentes. Ou seja, é um verdadeiro sonho para muitos moradores!

Ainda assim, e apesar de toda essa importância, existem pessoas que não sabem o que fazer para alcançar um bom resultado. Afinal, por onde começar o processo de climatização? É preciso investir somente em aparelhos de ar-condicionado?

Se você também possui essas dúvidas, saiba que está no lugar correto. No post de hoje, contaremos tudo sobre o assunto e ainda daremos algumas dicas infalíveis para apostar na climatização de ambientes e tornar o seu lar um paraíso. Confira!

Tudo sobre a climatização de ambientes

A climatização de ambientes é um assunto bastante conhecido entre profissionais de arquitetura, engenharia e design de interiores. No entanto, boa parte da população ainda desconhece essa estratégia e os seus principais benefícios.

Podemos definir o conceito de climatização de ambientes como uma ou mais ações realizadas com uma única finalidade — tornar um determinado local termicamente favorável aos indivíduos que costumam frequentá-lo.

O mais comum, é que essa modalidade seja colocada em prática com o auxílio de equipamentos especiais, sendo instalados no teto, nas paredes ou, simplesmente, ligados a uma tomada.

Caso você precise da ajuda de um profissional para planejar um sistema de climatização de ambientes ideal ou para realizar as instalações, o GetNinjas é a plataforma ideal. Encontre especialistas em diferentes áreas e receba até três orçamentos para você escolher o mais adequado.

A importância da climatização em uma construção

A princípio, acredita-se que a climatização de ambientes serve apenas para tornar um local mais agradável, mas os benefícios desse recurso vão muito além disso.

Imagine que você acabou de entrar em um local extremamente quente e abafado. Em poucos minutos, é provável que o seu corpo comece a transpirar e uma desagradável sensação de desconforto surja em questão de segundos. Em indivíduos que são mais sensíveis, esse efeito pode ser ainda pior, causando a queda da pressão arterial e, inclusive, desmaios.

O mesmo vale para as áreas frias demais. Uma vez nesse tipo de espaço, o organismo sofrerá inúmeras mudanças para conseguir manter a sua temperatura interna em um nível saudável — e, a longo prazo, esse mecanismo pode comprometer consideravelmente o seu bem-estar e desempenho.

Quando não conseguimos sair imediatamente dessas áreas, diversas alterações ocorrem no nosso corpo, sendo elas:

  • redução da concentração;
  • irritabilidade;
  • aumento ou diminuição intensa do apetite;
  • sensibilidade;
  • dor de cabeça constante;
  • desconforto.

Diante de tal cenário, não nos restam dúvidas: investir na climatização de ambientes não é um luxo, mas sim, uma atitude fundamental, ainda mais entre aqueles que se preocupam em manter os familiares e convidados bem acolhidos em suas residências.

As vantagens da climatização de ambientes

mulher deitada no sofá utilizando um humidificador
Um sistema de climatização de ambiente eficaz contribui para o conforto e bem-estar dos moradores.

Como falamos, existem inúmeros benefícios que podem ser aproveitados entre aqueles que investem na climatização de ambientes. Para saber quais são eles, continue acompanhando a leitura.

Conforto em primeiro lugar

Não há nada melhor do que se sentir bem em nossa própria residência, concorda? E, sem dúvida, a climatização é um fator de extrema importância para quem deseja alcançar esse efeito.

Assim que apostar na ideia, você conseguirá se sentir confortável, assim como os seus familiares e visitas. Falando em visitas, os cômodos se tornarão mais propícios para receber os seus amigos e fazer com que a recepção seja impecável e mais duradoura.

Mais saúde

Se você deseja o bem para os seus familiares, chegou o momento de considerar a climatização de ambientes. Com o uso desse recurso, será possível proporcionar mais qualidade de vida a todos.

De acordo com o método escolhido, os moradores conseguem purificar o ar, reduzindo o número de poeiras, ácaros e bactérias no espaço. Ao longo dos dias, essa atitude se tornará um grande remédio para quem sofre com alergias ou problemas respiratórios, principalmente, porque a noite de sono será mais serena e agradável.

Mais disposição

Juntos, esses fatores fazem com que os indivíduos descansem melhor, tenham mais concentração na hora de realizar as suas atividades diárias e, consequentemente, sintam pouco cansaço ou irritabilidade. Assim, a sua produtividade aumentará bastante e você correrá menos riscos de cometer acidentes domésticos ou causar qualquer problema dentro de casa. Vale considerar!

Como deixar os cômodos climatizados

Após descobrir o que é e os benefícios da climatização de ambientes, o que acha de aprender, de uma vez por todas, como implantar esse método em seu lar? Entretanto, antes de arregaçar as mangas e investir em um aparelho ou técnica, é preciso considerar algumas questões fundamentais.

A primeira diz respeito ao lugar onde a sua residência está localizada. O ideal é sempre fazer um levantamento do clima da região, considerando a frequência de chuvas, a ocorrência de ventos e por aí em diante.

Quem vive em áreas quentes do país, por exemplo, deve apostar em um projeto que priorize a utilização de equipamentos de ar-condicionado, além de itens que colaborem para uma sensação completa de resfriamento — o uso de revestimentos adequados e a instalação de móveis exclusivos são alguns deles.

Já aqueles que moram em zonas frias devem investir nos truques capazes de facilitar a entrada do sol durante o inverno e saber como bloquear essa iluminação quando a temperatura subir.

Os equipamentos que ajudam na climatização de ambientes

pessoa ligando o ar condicionado
Conhecer os equipamentos de climatização é essencial para escolher o mais adequado de acordo com sua necessidade.

Você pode recorrer ao uso de equipamentos especializados em climatização de ambientes. Hoje em dia, esse mercado é bastante variado e conta com opções para as mais diferentes necessidades.

Ventilador

Os ventiladores estão entre os aparelhos de climatização mais comuns no Brasil. Além de sua praticidade, os produtos possuem preços acessíveis. Existem inúmeros modelos de diferentes tamanhos e velocidades. Eles são versáteis, e podem ser utilizados em qualquer ambiente da casa.

Ar-condicionado

Com excelente eficácia, o ar-condicionado possui um dispositivo capaz de retirar o ar quente do espaço e jogá-lo para fora, permitindo que o vento gelado entre.

Nas lojas, é possível encontrar uma vasta variedade de modelos, como aqueles que apenas resfriam o cômodo e os que contam com as duas funções: a de esfriar e a de esquentar. Escolha o que melhor se encaixa no seu perfil.

Umidificador

O umidificador é um equipamento portátil, que apresenta um preço bem acessível e, como o seu próprio nome já revela, tem a função de tornar o ar mais úmido.

Durante o seu uso, você perceberá uma mudança imediata no clima, facilitando a respiração e aumentando a sensação de bem-estar. Por essas e outras, o produto é constantemente indicado para pessoas que apresentam doenças respiratórias ou que vivem em regiões muito secas.

Aquecedor

Além de refrescar, existem muitos equipamentos que conseguem manter o local aquecido, especialmente, durante o inverno — sendo o aquecedor de ar o principal deles.

Também portáteis, esses produtos são indicados para quem mora em uma residência pequena, como os kitnets ou apartamentos, e devem ser utilizados durante a noite, que é quando a temperatura costuma diminuir bastante.

Confira mais produtos disponíveis no nosso marketplace e adquira já o seu!

E não é só isso. Além dos equipamentos, existem ainda outros métodos alternativos para melhorar a climatização do seu lar. Veja a seguir as mais eficientes:

Plantas

O uso de plantas é uma ótima solução para quem deseja ter um cômodo com melhor sensação térmica. Contudo, vale destacar que as folhagens precisarão estar presentes em alta quantidade no espaço, além de serem escolhidas a dedo e conforme as necessidades de cada espécie.

Cores

As cores podem influenciar diretamente no clima de um cômodo. O motivo? As tonalidades escuras e quentes são conhecidas pela sua capacidade de reter calor. As claras, por sua vez, apresentam um resultado contrário. Sendo assim, se a ideia é manter o local fresco, utilize tintas e revestimentos pautados pelas cores iluminadas. O cinza, o bege, o branco e o off-white são excelentes pedidas.

Revestimentos

Na hora de escolher os pisos e revestimentos do seu projeto, prefira aqueles que não retém muito calor e, logo, conseguem manter os cômodos mais arejados. As nossas sugestões são os porcelanatos, o mármore, o granito e as cerâmicas.

Esse raciocínio também deve ser mantido ao procurar materiais para as paredes. De todas, as opções em madeira, pedras frias e lajotas são as mais utilizadas. Porém, se estivermos falando de um ambiente externo, considere criar uma parede viva, também conhecida como jardim vertical, que é repleta de plantas e vasos pendentes.

E então, o que achou de conhecer mais sobre o universo dos climatizadores de ambientes? Para conferir alguns produtos de alta qualidade e excelentes para essa função, aproveite e acesse agora mesmo o site do Toca Obra!

E não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro das melhores novidades para sua obra.

Contrate um ninja