Durante muito tempo nossos ancestrais tiveram um contato maior com a natureza. Afinal, eles moravam majoritariamente em casas, onde se tinha a possibilidade de maior conexão com elementos naturais como as árvores, as flores, o solo, os rios e lagos próximos, enfim, vivenciar diariamente o que a natureza poderia lhes promover. Esse processo de contemplação foi o que deu início ao que hoje conhecemos como Biofilia. Neste artigo vamos te contar um pouquinho mais sobre o termo e como incorporá-lo em sua casa. Confira!

O que é Biofilia?

Como comentamos, nossos ancestrais vivenciavam mais a natureza em sua maioria por conta de como a civilização se organizava em suas respectivas épocas. Devemos lembrar que somos integrantes das primeiras gerações a se concentrarem em centros urbanos, dividindo prédios com centenas de pessoas. Além disso, poucos são os aglomerados de concreto que efetivamente trazem o verde em uma boa quantidade para que a população possa desfrutar. Mas, o que isso tem a ver com biofilia?

A Biofilia foi um termo científico que surgiu para designar o contrário de atração pela morte, ou seja, atração pela vida. Junto do uso na ciência, a palavra também possui seu caráter filosófico, usada para designar os benefícios e bem-estar que sentimos ao estarmos mais conectados com outros seres vivos do ecossistema. Em resumo, a biofilia é o amor pela vida e querer se conectar com ela.

Quando relacionamos biofilia com a maneira que as pessoas estão vivendo hoje, é nítido que o termo tem sido deixado de lado por milhares de pessoas que se concentram em capitais, né? E, ainda, aqueles que têm a possibilidade de conseguir morar em um local que permita o maior contato com a natureza, acabam não conseguindo aproveitar devido a correria do dia-a-dia. Consequentemente, temos pessoas mais estressadas e dispersas.

Design e Arquitetura Biofílicos 

Analisando o comportamento das pessoas, seja em suas casas ou, principalmente, em locais de trabalho, arquitetos e designers de interiores tiveram que pensar em uma possível solução para o problema. Foi, então, que chegaram à ideia de relacionar a decoração com a biofilia. E, com alguns testes feitos, notou-se que 15% das pessoas que trabalhavam em um lugar com design biofílico sentiam maior bem-estar do que aqueles que trabalhavam em um local sem. 

Como implementar a biofilia na minha casa ou trabalho?

Além dos locais de trabalho mais comuns, como escritórios, a biofilia também pode (e deve) ser implementada em casa, principalmente se você trabalha em home office. Isso porque, você está atendendo uma necessidade ancestral que nossos genes carregam e promovendo um ambiente mais claro e leve para a sua mente, proporcionando maior produtividade.

Materiais Naturais

Insira madeiras e pedras na decoração do ambiente. Além de promoveram um design mais “rústico” ao local, os elementos trarão maior sensação de conforto e bem-estar por conta da familiaridade que temos com eles. Você pode inseri-lo na construção, fazendo paredes, tetos e chão com esses materiais, ou, na decoração do cômodo, com itens menores como espelhos, quadros e esculturas.

Luz Natural

Clarabóias e telhas translúcidas são uma ótima opção para aproveitar a luz externa dentro dos ambientes. Além de iluminar naturalmente o local, você também estará economizando com o gasto de energia elétrica. Sem contar nos benefícios de se ter presente mais este elemento natural para quem está no cômodo, né?

Plantas

Não tem como falar de conexão com a natureza sem citar as plantas, não é mesmo?!? Há diversas possibilidades de espalhá-las pelo ambiente, sendo em vasos, tendo um jardim vertical ou, até mesmo, um telhado verde. E, antes que você se preocupe com os cuidados, há diversas espécies com diferentes níveis de cuidado, então, caso queiram alguma com uma forma mais simples de manter a manutenção, basta perguntar a um profissional que trabalha no ramo, como os floricultores. 

Se você quiser ir além nessa missão, como com um telhado verde, é bom falar com o arquiteto, pois, o modelo precisa de algumas impermeabilizações específicas e sistemas de drenagem para não danificar a estrutura da construção. Nada de sair colocando plantas em cima de casa sem saber, viu?

Espaço de Externo

Se o espaço permitir, faça uma área externa dedicada a momentos “biofilicos”, por assim se dizer. Ter esse local onde você possa arejar a mente e tomar um vento no rosto auxilia muito na rotina, principalmente quando as demandas do seu trabalho são mais puxadas. Com 15 minutinhos no ambiente, você verá que já voltará melhor para o que tem que resolver. 

Para isso vale o quintal de casa, varanda, sacada, jardim ou qualquer outro espacinho pra fora de casa que bate um ventinho. O importante é você construir o seu ambiente restaurativo com base na biofilia. Há diversos conteúdos na internet sobre como customizar esses locais deixando com a sua cara. 

Seria bacana se todos os locais tivessem um pouquinho de biofilia aplicada na decoração, não é!? Mas, enquanto esse dia não chega, que tal começar a mudar o seu espaço hoje mesmo? Veja o que o vai precisar para o seu ambiente e dê uma passadinha no Toca Obra. Estamos com diversas promoções para você aproveitar! 

Contrate um ninja