É bem comum que muita gente, ao planejar a decoração de uma casa acabe deixando a área de serviço de lado. Porém, é necessário lembrar que esse cômodo é muito importante, e deixá-lo com uma decoração agradável e sempre bem organizado é uma vantagem para nossa rotina de atividades domésticas. Saiba como otimizar esse espaço, até mesmo para área de serviço pequena!

Continue agora sua leitura, nós separamos várias dicas de como otimizar o espaço da área de serviço, transformando a sua rotina das tarefas domésticas. Confira!

A importância de otimizar o espaço da área de serviço

A área de serviço é um ambiente da casa que tem muitos itens para serem guardados como produtos de limpeza e itens como vassouras, baldes, espanador, entre outros. Como esse ambiente não costuma ser muito grande, é importante procurar soluções de como otimizar o espaço da área de serviço pensando na melhor funcionalidade e organização desse ambiente.

Abaixo nós separamos 8 dicas de como otimizar o espaço de uma área de serviço pequena e transformar a sua casa deixando-a mais funcional e organizada.

1. Invista em um armário multiuso

O armário multiuso é um dos melhores móveis para organizar e otimizar o espaço da área de serviço, seja ela pequena ou grande.

No mercado é possível encontrar modelos de armário multiuso feitos especialmente para organizar a área de serviço. Por conta disso, eles possuem divisórias e repartições próprias para guardar itens como aspirador de pó e vassoura, além das prateleiras para produtos de limpeza e outros. 

2. Aproveite o espaço vertical

Para quem tem uma área de serviço pequena, o mais interessante é aproveitar ao máximo o espaço vertical, ou seja, as paredes. Por conta disso, é válido instalar nichos, prateleiras e ganchos que vão ajudar a organizar esse ambiente.

Além disso, aproveite para instalar um varal de teto que garante um visual mais clean e organizado na área de serviço pequena. Se preferir, também existem modelos de varais sanfonados que são instalados diretamente na parede e que podem ficar fechados quando não estiverem em uso. 

Imagem de uma área de serviços pequena e padrão, com duas máquinas de alvar e uma pia.
Utilize nichos e prateleiras para otimizar o espaço na sua área de serviço – Foto: Marel

3. Utilize caixas e cestos organizadores

As caixas e cestos organizadores são excelentes itens que nos ajudam a manter a casa sempre em ordem e também podem ser usados para organizar melhor uma área de serviço pequena. 

O interessante é investir em cestos e caixas organizadoras com um acabamento bonito e clean, principalmente se esses itens forem ficar expostos nas prateleiras e nichos. Além disso, uma dica para deixar esse ambiente mais funcional é colocar etiquetas em todas as caixas e cestas descrevendo os produtos e itens que se encontram dentro desses organizadores, visando mais facilidade na hora de encontrar o que está procurando. 

Imagem de uma área de serviços pequena com decoração minimalista. Temos duas prateleiras logo acima de uma pia e uma máquina de lavar.
Organizadores como cestos e caixas são essenciais para colocar ordem na área de serviço – Foto: Quadrilha Design e Arquitetura

4. Móveis planejados

Apesar de ser mais caro, os móveis planejados possuem muitas vantagens. Caso você tenha uma área de serviço pequena e queira otimizar esse ambiente, a melhor dica é investir em móveis planejados que são feitos com divisórias pensadas para atender todas as suas necessidades. Além disso, eles também podem ser feitos com as cores, design e acabamentos que melhor se harmonizem ao estilo de decoração da sua casa. 

5. Área de serviço integrada a outros ambientes

Com projetos de casas e apartamentos cada vez mais compactos, integrar ambientes tem se tornado uma rotina, pois isso ajuda na sensação de amplitude da casa.

Por isso, se você mora em um apartamento com área de serviço integrada à cozinha ou varanda é importante que esse ambiente esteja sempre muito bem organizado. Além disso, também é importante escolher revestimentos, móveis e acabamentos que se harmonizem ao estilo dos outros ambientes.

Sendo assim, ao fazer o projeto de área de serviço integrada procure escolher as mesmas cores e tipos de revestimentos para que a estética fique mais bonita. 

Imagem de uma área de serviços pequena acoplada à cozinha, ampliando o uso e favorecendo o espaço com funcionalidade 2 em 1
É importante manter uma decoração harmônica na área de serviço integrada a outros ambientes – Foto: Chris Silveira Arquitetura

6. Invista em um cesto para roupas sujas e outro para roupas limpas

Para deixar a sua área de serviço sempre em ordem é necessário investir em dois cestos, um para roupas sujas e outro para roupas limpas que precisam ser passadas. Isso, além de deixar o seu espaço mais organizado, permite que você tenha um espaço específico para colocar as roupas, ao invés de deixá-las espalhadas. 

7. Use portas de correr ou sanfonadas

As portas de correr ou sanfonadas são ótimas alternativas para quem está com dúvida de como otimizar espaço de uma área de serviço pequena.

Super práticas, esses modelos de portas podem ser encontradas em diversos materiais e acabamentos, o que garante uma área de serviço otimizada e com uma decoração bonita. 

Imagem de uma área de serviços pequena, com duas máquinas de lavar, dois armários e um tanque. A área de serviço está toda em tons de cinza, trazendo serenidade ao ambiente.
Portas de correr são ótimas dicas de como otimizar o espaço da área de serviço – Foto: Revsta VD

8. Tenha uma bancada

Uma boa bancada é algo essencial para uma área de serviço mais funcional. A bancada quando feita através de um projeto planejado é mais vantajosa, pois irá aproveitar todo o espaço. Caso você prefira, também é possível investir em um armário menor que tenha uma bancada que irá te auxiliar a organizar melhor esse ambiente. 

Imagem de uma área de serviços pequena, contendo uma pia, duas máquinas de lavar. O destaque se dá pela presença de azulejos vermelhos, valorizando o ambiente.
Uma boa bancada é algo essencial para uma área de serviço funcional – Foto: Aquiles Nicolas Kílaris

Como você pode ver, com dicas práticas e bem funcionais, é possível aprender várias formas de como otimizar o espaço de uma área de serviço pequena e garantir uma casa mais funcional e bonita. Mas para isso, é importante tentar manter tudo em seu devido lugar.

Por isso, depois que você conseguir decorar sua área de serviço com as prateleiras, armários e revestimentos adequados, lembre-se sempre de voltar os itens que você utilizar ao lugar certo. Além disso, tente criar uma rotina de organização para esse ambiente, visando evitar desperdícios de produtos de limpeza e ter um ambiente sempre limpo e em ordem.

Imagem de uma opção de área de serviços pequena, contendo um tanque, uma máquina de lavar e um armário.
Decoração clean para área de serviço pequena – Foto Iara Kilaris


Contrate um ninja